Dossiê Fotografia Alagoana

Ebook Dossiê Fotografia Alagoana – 1ª edição

Blog Aqui Acolá lança em livro digital a primeira edição do Dossiê Fotografia Alagoana!

 

 

Organização | Iranei Barreto
Texto | Nicollas Serafim & Iranei Barreto
Projeto gráfico | Joenne Mesquita
Foto da Capa  |  João Dionísio

O e-book Dossiê Fotografia Alagoana – 1ª edição é desdobramento do projeto “Dossiê Aqui Acolá Fotografia Alagoana”, que teve início com a publicação de uma série de entrevistas com 20 fotógrafos, entre os anos de 2017 e 2018, neste blog, em suas redes sociais (Instagram e Facebook), além de versão compacta publicada no Jornal de Arapiraca, resultando em 10 edições.

A cada edição, dois fotógrafos com trabalhos similares ou não, afinidade ou não, revelaram suas respectivas imersões pelo universo da fotografia e apresentaram suas percepções e narrativas.  Fragmentados, contaram suas próprias histórias. E agora juntos neste projeto, dão pistas e testemunhos do potencial criativo que vem sendo construído no estado.

Nesta primeira edição, já é possível vislumbrar um panorama rico e diverso do olhar fotográfico alagoano, seja na explosão ou ausência de cores. Os ensaios apresentados a cada publicação revelam a amplitude de temas abordados que vão desde a história, hábitos, costumes, rituais e tradições culturais, identidade, geografia urbana e rural, dos elementos da natureza, crenças, mas sem esquecer a magia de existir e resistir ao tempo e ao acaso, e da profundidade do ser.  São os registros da passagem do tempo e dos espaços infinitos dos aquis e acolares.

Em ampla abordagem, o Dossiê não fez distinção entre os novos fotógrafos e veteranos. Entre profissionais e amadores. Também não selecionou os trabalhos apresentados nas edições. Cada um escolheu seu material. E assim, foi iniciado o processo de investigação, colhendo os testemunhos escritos com palavras e fotografias, sem interferências.

Já nesta publicação, resolvemos experimentar o inverso. Cruzamos os olhares através de temas tendo como pilares – Lugares e Pessoas, distribuídos em 17 categorias. E retiramos as palavras, deixando que apenas a fotografia fale por si.  Trata-se, antes de tudo, de uma tentativa de revelar a poesia e reflexão do fazer fotográfico em terras “Gracilianas”.

Iranei Barreto
Editora do blog Aqui Acolá

 

O mundo por nossos olhos

Mergulhar no universo da fotografia alagoana foi para mim uma viagem cheia de sutilezas e descobertas. Sutilezas pelo processo de prestar atenção aos mínimos detalhes de uma composição visual e das intenções do fotógrafo naquele momento exato. E descobertas por ter conhecido grandes artistas com sensibilidades profundas de enxergar este mundo por meio de seus trabalhos.

Através das entrevistas, onde tive a oportunidade de conhecer as histórias dos fotógrafos e suas produções aqui retratadas, o Dossiê pôde me proporcionar a constatação de quão poderosa é uma imagem e todos os signos que ela carrega consigo. O Dossiê de Fotografia Alagoana marca a história da produção visual deste lugar, no qual os artistas expõem suas visões sobre Alagoas e sobre o mundo, partindo das mais diversas linguagens e motivações.

Construir esse panorama me fez conhecer muita gente boa e aumentar ainda mais minha admiração pelos artistas que aqui focam sua lida. Acredito que este trabalho cumpre também o papel deratificar o momento de efervescência da cultura fotográfica alagoana, que vem aumentando a temperatura nos últimos anos com exposições, workshops, palestras e eventos. O Dossiê vem como um retrato panorâmico desta produção cultural, com o objetivo de somar-se ao grande álbum da fotografia alagoana.

Nicollas Serafim
jornalista do Blog  Aqui Acolá

livro-aqui-acola

Dossiê Fotografia Alagoana  | 1ª edição


Edição 01 |DOSSIÊ Fotografia Alagoana – A poesia das formas em preto e branco de Luísa Patury e Tony Admond
Edição 02 |DOSSIÊ Fotografia Alagoana – A simbiose fotográfica de Jorge Vieira e Thiago Sobral
Edição 03 |João Facchinetti e Alberto Lima – Multiplicando a fotografia em Alagoas
Edição 04 |João Dionísio e Cláudia Leite – experiências visuais antropológicas com perspectiva documental
Edição 05 | As histórias visuais de Ricardo Lêdo e Ailton Cruz
Edição 06 |Construindo caminhos fotográficos com Luna Gavazza e Andréa Guido
Edição 07 |Renata Voss e Francisco Oiticica – Produção vanguardista e acadêmica na fotografia
Edição 08 |As águas e paisagens fotográficas de Ramatis Haywanon e Marcelo Albuquerque  
Edição 09 |As fotoconexões entre ambientes e pessoas de Arthur Celso e Alexandre Carvalho
Edição 10 |A rua como palco nas imagens de Felipe Camelo e Roger Silva

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: