Fotografia

CaféeFoto – uma mistura que deu certo

O Café da Linda foi palco e cenário para os admiradores da fotografia se encontrarem em 2018. O projeto CaféeFoto reuniu todo mês fotógrafos profissionais e amadores para discutir as produções e olhares fotográficos do estado. O Blog Aqui Acolá conversou com o organizador Jorge Vieira sobre as repercussões do projeto em seu primeiro ano, e os planos para a continuidade dos eventos em 2019.

A fotografa Karla Melanias estreou a 1ª Edição 1 do projeto, em junho deste ano | Arquivo FRAGMA
A fotografa Karla Melanias estreou a 1ª Edição 1 do projeto, em junho deste ano | Arquivo FRAGMA
A artista Karla Melanias utiliza a técnica  escanografia | Fotografia de Karla Melanias
A artista Karla Melanias utiliza a técnica de escanografia | Fotografia de Karla Melanias

A 2ª Edição aconteceu em julho com o fotógrafo Francisco Oiticica | Foto: Arquivo FRAGMA
A 2ª Edição aconteceu em julho com o fotógrafo Francisco Oiticica | Foto: Arquivo FRAGMA
Fotografia de Francisco Oiticica
Fotografia de Francisco Oiticica

O CaféeFoto é uma iniciativa da Agência de Imagens Fragma, em parceria com a Diteal (Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas) e o Café da Linda, que funciona dentro do Teatro Deodoro.

O propósito do projeto é receber, além dos amantes da fotografia, sempre um ou dois fotógrafos convidados e provocá-los a falar da sua prática e da sua trajetória por essa arte, apresentando inclusive imagens da sua produção”, explica Jorge Vieira

Durante o ano de 2018, foram realizados 6 eventos de junho a novembro em encontros mensais, sempre numa quinta-feira, e segundo Jorge a expectativa é que a segunda edição retorne em março do próximo ano. Mais do que uma palestra comum, os ouvintes são estimulados a interagir e comentar a respeito das várias linguagens imagéticas que foram apresentadas nessa primeira temporada do CaféeFoto.

A ideia surgiu ainda em 2016 em conversas entre Jorge e o também fotógrafo Thiago Sobral, mas a imersão dos dois em outros projetos fez com que ele se concretizasse apenas em 2018. Participaram este ano Karla Melanias, Francisco Oiticica, João Facchinetti e Alberto Lima, Celso Brandão, Thiago Sobral e João Dionísio, finalizando com Luna Gavazza e Gabi Coêlho.

Na Edição, realizada em agosto, participaram os fotógrafos e idealizadores do Grupo Perambular Fotográfico, João Facchinetti e Alberto Lima | Foto: Arquivo FRAGMA
Na 3ª Edição, realizada em agosto, participaram os fotógrafos e idealizadores do Grupo Perambular Fotográfico, João Facchinetti e Alberto Lima | Foto: Arquivo FRAGMA
Aqui Acolá - João Facchinetti
Fotografia de João Facchinetti
Na Edição, realizada em agosto, participaram os fotógrafos e idealizadores do Grupo Perambular Fotográfico, João Facchinetti e Alberto Lima | Foto: Arquivo FRAGMA
Na Edição 3ª, realizada em agosto, participaram os fotógrafos e idealizadores do Grupo Perambular Fotográfico, Alberto Lima e João Facchinetti | Foto: Arquivo FRAGMA
Aqui Acolá - Alberto Lima
Fotografia de Alberto Lima

Foi muito legal a relação dos convidados nessa primeira temporada, porque eles mostraram várias possibilidades no âmbito da fotografia”, diz ele. “A cada mês a gente via uma diversidade de olhares, o que deixou o projeto muito rico”. Além disso, com o tempo o público presente também foi aumentando. “Começamos com 27 pessoas, que para o Café da Linda já é um número bastante razoável, e no último evento contamos com 45 pessoas”.

Para Jorge, dois fatores foram fundamentais para o êxito dos eventos – a disponibilidade dos convidados e a reposta do público, tanto em número quanto em interação. “Uma coisa que me surpreendeu foi o fato de que o Celso Brandão se dispôs a apresentar e comentar todo o seu livro Ilha do Ferro, página por página”, afirma. “Não só ele, como todos os convidados foram extremamente generosos conosco”.

O renomado fotógrafo alagoana Celso Brandão foi o 4º convidado do projeto | Foto: Arquivo FRAGMA
O renomado fotógrafo alagoano Celso Brandão foi o 4º convidado do projeto CaféeFoto | Foto: Arquivo FRAGMA
Fotografia de Celso Brandão
Fotografia de Celso Brandão
Na 5ª edição participaram os fotógrafos João Dionísio e Thiago Sobral | Arquivo FRAGMA
Na 5ª edição participaram os fotógrafos João Dionísio e Thiago Sobral | Arquivo FRAGMA
Fotografia de Thiago Sobral
Fotografia de Thiago Sobral
Fotografia de João Dionísio
Fotografia de João Dionísio

Foi a primeira experiência de Luna Gavazza como palestrante em um evento de fotografia. “Até mesmo por ser muito tímida e achar que não tinha muito do que comentar sobre o que eu faço, mas foi uma experiência singular porque eu falei sobre o que eu gosto”, comenta Luna.

“A fotografia realmente tem me motivado a enxergar as coisas e a receptividade das pessoas foi muito boa. Maceió estava precisando de uma sacudida na área da fotografia e tomara que venham outras edições, porque existem muitos artistas talentosos na cidade e precisando ser descobertos”.

“Foi muito significativo o fato de pessoas virem nos falar que não tínhamos um ambiente como esse para discutir a fotografia de uma maneira acessível e gratuita”, revela Jorge. “O acesso do público aos fotógrafos também foi importante, já que alguns não participam tanto de exposições, além de estimular a capacidade dos fotógrafos, sejam profissionais ou amadores, de vislumbrar a fotografia de uma forma mais ampla”.

A última edição de 2018 contou com as fotografas  Gabi Coêlho e Luna Gavazza | Arquivo FRAGMA
A última edição de 2018 contou com as fotografas Gabi Coêlho e Luna Gavazza | Arquivo FRAGMA
Fotografia de Luna Gavazza
Fotografia de Luna Gavazza
Fotografia de Gabi Coêlho
Fotografia de Gabi Coêlho

Edvaldo Vasconcelos participou de quase todos os encontros do CaféeFoto como ouvinte. “Sempre gostei de olhar e praticar fotografia e quando conheci o pessoal do grupo Perambular Fotográfico e da Fragma eles me apresentaram um mundo novo”, comenta.

“CaféeFoto foi uma grata surpresa, uma oportunidade da gente conversar e conhecer as obras de artistas fantásticos, sua maneira de trabalhar e sua visão”,  ressalta Edvaldo Vasconcelos.

Alexandre Holanda, gerente artístico e cultural da Diteal, destacou a importância de mais um segmento artístico ser incorporado ao Teatro Deodoro.

O Café e Foto vem unir dois momentos da fotografia ao trazer grandes nomes, que já são consistentes, para discutir sua carreira, trajetória e experiência e uma geração nova que está realmente mudando a face da fotografia no estado de Alagoas e fortalecendo esse movimento”.

Aqui Acolá - CAFÉEFOTO - Arquivo FRAGMA
Foto Arquivo FRAGMA
Matéria especial Cafeefoto - blog aqui acolá
Bastidores da entrevista:  jornalista Nicollas Serafim, Ednaldo Vasconcelos, Luna Ganvazza e Jorge Vieira

Texto: Nicollas Serafim | Edição, produção e revisão: Iranei Barreto | Créditos das imagens: Acervo da Agência Fragma e dos respectivos fotógrafos.

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: