Inspirado no universo criativo do mundo da moda, o AQUI ACOLÁ lança sua mais nova sessão – Arte&Moda. Para inaugurar o espaço, apresentamos o livro “Ronaldo Fraga: Caderno de Roupas Memórias e Croquis”, que faz bem esse contraponto e entrelaçamento entre a Arte e a Moda. O trabalho do estilista mineiro tem inspiração em biografias, literatura, questões culturais e análises estéticas de regiões do Brasil.
A publicação foi lançada pela primeira vez em 2013, em uma edição esgotada em menos de seis meses. De volta agora, em 2015, as prateleiras das livrarias, “Caderno de roupas, memórias e croquis” – em edição revisada e ampliada, incorpora quatro novas coleções do estilista, além de oferecer ao leitor a oportunidade de acompanhar Ronaldo Fraga em seus estudos e pesquisas.
A nova versão relembra ao todo 36 coleções e traz os croquis e desenhos feitos por Fraga entre 1996 e 2014. A publicação conta ainda com textos sobre o estilista de autoria da jornalista Regina Guerreiro, da consultora de moda Costanza Pascolato e da pesquisadora Cristiane Mesquita.
Caderno de notas
Como forma de se organizar e reunir suas ideias, Fraga carrega sempre um caderno de notas e registra ritualmente tudo, desde o tema ao tecido, da cartela de cores às estampas. Neles são encontrados desenhos, colagens e anotações breves. Tudo representado primariamente pelo desenho, mas reforçado por um pequeno texto que serve de complemento e lembrança de como Ronaldo pensa nos bastidores das coleções.
Os cadernos são feitos sob encomenda e contêm referências às inspirações da temporada. Toda essa memória gráfica e o jeito peculiar de lidar com a moda acabou despertando o interesse de pessoas não só do segmento, mas também de outras áreas como artes visuais, design, artes gráficas, entre outras.
Pensando nesse público e ao rever estes cadernos, Ronaldo decidiu que era hora de transformá-los em livro e assim dividir seu universo criativo que, transformado em roupas, ganha passarelas, araras e as ruas. Confira neste vídeo, um pouco dessa história.
Formato do livro
Como não há uma uniformidade entre os cadernos de trabalho de Fraga, que mudam de formato, tamanho e tipo de papel conforme o tema da coleção, o livro respeita, e acompanha, esta particularidade. A publicação tem a capa em jacquard misturando diferentes estampas das coleções e a lombada dourada, lembrando livros antigos de contos de fada.
RONALDO FRAGA – nascido em Belo Horizonte, tornou-se estilista no susto. Nunca desejou sua carreira, não teve mãe costureira ou irmãs provando vestidos em casa e nunca brincou de boneca. Começou pelo fato de saber desenhar. Ronaldo se destaca entre os estilistas brasileiros por criar uma moda e desfiles que valorizam a capacidade crítica e a cultura brasileira.
O mineiro já levou para as passarelas temas como Zuzu Angel, Nara Leão, Lupicínio Rodrigues, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Pina Bausch e o rio São Francisco. Ronaldo Fraga também é autor do livro “Uma festa das Cores – Memórias de um Tecido Brasileiro”, junto com Anna Göbel.
RONALDO FRAGA: CADERNO DE ROUPAS, MEMÓRIAS E CROQUIS | EDITORA: Cobogó | NÚMERO DE PÁGINAS: 316 | ENCADERNAÇÃO: Brochura | FORMATO: 21,5 x 28 cm | ANO DE EDIÇÃO: 2015 | VALOR: R$ 120 | SITE DE RONALDO FRAGA: http://www.ronaldofraga.com.br/
O Aqui Acolá fica cada vez mais interessante.