Arquitetura Artes Música

Homenageados Aqui Acolá 2018

Como forma de reconhecimento, o Blog AQUI ACOLÁ  homenageia 06 profissionais talentosos e promissores cuja a produção influenciou e impactou de alguma forma o mercado das Artes  visuais, da música, fotografia & Arquitetura em Alagoas no ano de 2018.

Nosso propósito é mapear as trajetórias e produções destes profissionais, a fim de divulgar e estimular o reconhecimento dos talentos do nosso estado, contribuindo assim para a valorização e fortalecimento da cena cultural.

A materialização deste reconhecimento ficou por conta da artista visual Adriana Jardim,que assinou as esculturas presenteadas aos homenageados.  A proposta desta escultura partiu da intervenção que Adriana fez na logo deste blog. Ela foi uma das primeiras artistas convidadas para o projeto de Intervenção.

Homenageados Aqui Acolá 2018 - Arquiteto Lúcio Moura (2)

Iniciamos nossa homenagem com o arquiteto Lúcio Moura, que comanda o escritório L.M Arquitetura Conceito, responsável por projetos de Arquitetura e Urbanísticos dos mais arrojados.  Além das questões relacionadas à natureza e arquitetura, Lúcio Moura é conhecido por ser colecionador de antiguidades, obras de arte sacra e valorização da arte popular. Fato que também corrobora para a originalidade dos seus projetos.

 

Em maio deste ano, o arquiteto alagoano foi o assunto do nosso blog com a matéria A arquitetura emocional de Lúcio Moura. Desde então, tem sido um dos mais procurados assuntos do blog e, consequentemente, um dos pôsteres mais acessados desde que o blog foi criado.

Homenageados Aqui Acolá 2018 - Kelcy Ferreira (5)

Kelcy Ferreira também é nossa homenageada por todos os serviços prestados à cultura alagoana.  Kelcy atuou por mais de duas décadas como analista em artes visuais pelo Sesc Alagoas, coordenou inúmeros projetos, sendo um dos mais importantes o Ateliê Aberto à Comunidade, que está ativo desde 2004.

Homenageados Aqui Acolá 2018 - produtores culturais e curadores Robertson Dorta e Alice Barros

E pelo 2º ano consecutivo, o Blog Aqui Acolá reconhece e ressalta o trabalho de Produção Cultural e Curadoria do casal Robertson Dorta e Alice Barros.  Dentre as produções de 2018, destacamos a atuação de ambos na individual Nonada, da artista Juliana Pessoa (Complexo Cultural do Teatro Deodoro); Brinquedos do Brasil (Sesc Maceió); “Fios da Memória” (Théo Brandão); “Amarrações”, do Coletivo BaD (Sesc Maceió); “Metalmorfose II”, de José Paulo (Sesc Arapiraca).  Só para citar algumas das tantas  exposições e trabalhos relacionados as diversas expressões artísticas que aconteceram ao longo do ano e contaram com a contribuição de ambos.

Wado já mandava muito bem como cantor e compositor despontando nas listas do cenário musical nacional, mas a poesia de sua canções espalhadas em 10 discos e 17 anos de carreira não foi suficiente para dar vazão a seu desejo e sensibilidade artística. Além de nos captar pela audição com sua sonoridade brasileira-contemporânea, há pouco tempo empenhou-se em aguçar a percepção do público com seu trabalho visual,  expostos na mostra “Euforia”, em parceria com Pedro Lucena; e na coletiva “Da margem pra dentro”, organizada pela curadora Carol Gusmão na Galeria de Artes do Cesmac. E mais recentemente, através dos lançamentos dos livros “Água do mar nos olhos” e Caderno de Anotações – Aforismos, ambos publicados pela Editora Oficial Graciliano Ramos.

Homenageados Aqui Acolá 2018 - cantor, escritor e artista plastico Wado (3)

Na vertente musical o ano também foi intenso. Em março saiu o DVD “Wado Ao Vivo no Rex Jazzbar”, gravado em Maceió com participação do pernambucano Otto. Em maio lançou “Precariado”, 10º disco de sua carreira musical, indicado  na lista dos 50 MELHORES ÁLBUNS DE 2018,  pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).

Homenageados Aqui Acolá 2018 - Projeto CaféeFoto (4)

 

E para finalizar, nossa homenagem a Agência de Imagens Fragma, através do seu CEO Jorge Vieira, pela excelente iniciativa do projeto CaféeFoto, que em sua primeira edição reuniu fotógrafos profissionais e amadores para discutir as produções e olhares fotográficos do estado.

Durante o ano de 2018, foram realizados 6 eventos de junho a novembro em encontros mensais, sempre numa quinta-feira. Participaram este ano Karla Melanias, Francisco Oiticica, João Facchinetti e Alberto Lima, Celso Brandão, Thiago Sobral e João Dionísio, finalizando com Luna Gavazza e Gabi Coêlho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: