Artes Guia de exposições

Circuito de exposições na capital alagoana

Novos espaços e editais tem aquecido o mercado das artes, possibilitando que alagoanos e visitantes tenham acesso aos trabalhos dos nossos artistas. Atualmente, estão em cartaz exposições temporárias que podem ser visitadas na Galeria Gamma e no Galpão 422, ambos recém-inaugurados. O Museu Théo Brandão abrigará a partir do próximo dia 10 a mostra “Ilha do Ferro: Uma iconografia do povoado”. E o MUPA está com inscrições abertas para exposições sobre sustentabilidade.

Novos espaços e editais tem aquecido o mercado das artes, possibilitando que alagoanos e visitantes tenham acesso aos trabalhos dos nossos artistas. Atualmente, estão em cartaz exposições temporárias que podem ser visitadas na Galeria Gamma e no Galpão 422, ambos recém-inaugurados. O Museu Théo Brandão abrigará a partir do próximo dia 10 a mostra “Ilha do Ferro: Uma iconografia do povoado”.  E o MUPA está com inscrições abertas para exposições sobre sustentabilidade.

Coletiva “Caminhos”- Galeria Gamma  

Sem título
Tela do artista Gen Duarte em cartaz na Galeria Gamma.

A coletiva “Caminhos”, em cartaz na Galeria Gamma, exibe obras de arte contemporânea dos artistas alagoanos Pedro Lucena, Suel, Beth Melro e Thiago Jatobá; e dos paulistas André Berardo, Gen Duarte, Anny Lemos e Francisco. A iniciativa é uma parceria entre a Gamma e a Luís Maluf Art Gallery, de São Paulo.

A exposição segue em cartaz até 20 de maio, com horários para visitação de segunda a sexta, das 10h às 13h e das 14h às 19h. Sábado das 10h às 13 horas, na Avenida Luís Ramalho de Castro, 899, Jatiúca. Mais informações pelo telefone: 3377-3979. A entrada é gratuita.

Individual “O que me habita” – Galpão 422

Ilustraes1
Em cartaz no Galpão 422, obra destaca o feminino através dos desenhos de Pedro Lucena. (Foto: Acervo do artista)

O Galpão 422 segue até 31 de abril com a indivudial “O que me habita”, expondo 25 ilustrações do artista Pedro Lucena.

Segundo Lucena, as obras são uma tentativa de estabelecer diálogos com os elementos do feminino através de seus desenhos. “O que está impresso nos corpos das personagens podem ser tanto tatuagens, como o reflexo de suas histórias pessoais, fantasias e até mesmo fetichismo”, destaca o artista. “A necessidade de preencher vazios é o norte da obra. Assim, o feminino nas obras se faz presente não só nos corpos desenhados, mas também nos símbolos e elementos que eles carregam. A mulher aceita-se plena e revela-se não pela nudez, mas pelo seu interior exposto”, completa.

O trabalho do ilustrador pode ser conferido no Galpão 422, localizado na Rua Celso Piatti, no tradicional bairro de Jaraguá. Horários de visitação: 14h às 20 horas. Aos sábados, das 09h às 13 horas.  Outras informações pelo telefone: 9922-9566. A entrada é franca.

Exposição “Ilha do Ferro: Uma iconografia do povoado” – Museu Théo Brandão

unnamed

 O Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore inaugura no próximo dia 10, às 19 horas, a exposição “Ilha do Ferro: Uma iconografia do povoado”, da jovem designer, Amanda Soares.

O trabalho da artista foi o único classificado para exposição temporária em 2015. A designer participou da seleção através do edital publicado no final de 2014. Amanda, que havia acabado de apresentar seu Trabalho de Conclusão de Curso com o tema “Apresentando a Ilha do Ferro à cultura local através do design de superfície”, aproveitou a oportunidade para expandir seu trabalho para além dos muros acadêmicos.

A arte da Ilha do Ferro, a paisagem, as cores, sua gente e os costumes locais que serviram de inspiração para o trabalho de Amanda poderá ser conferido através de imagens fotográficas, além de estampas, impressas em tecido, com legenda explicativa. Algumas dessas estampas poderão ser vistas também em fotografias de um editorial de moda, produzido pela designer.

A mostra, cuja curadoria é assinada também pelo ilustrador Pedro Lucena, ficará em cartaz até o dia 30 de maio. O Museu poderá ser visitado de terça a sexta (das 8h às 17h), aos sábados (das 14h às 17h). Mais informações pelos telefones 3214-1716/1710/1715. Valor da entrada: R$: 4,00 (INTEIRA) R$: 2,00 (MEIA)

 Inscrição para exposições sobre sustentabilidade- MUPA

?????????????????

Inserido na programação da 13ª Semana Nacional de Museus, o Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa) está com inscrições para artistas ou grupos culturais que queiram expor suas obras dentro da temática “Museus para uma sociedade sustentável”.

A mostra ficará exposta durante a semana comemorativa ao Dia Internacional de Museus, de 18 a 24 de maio, e se estenderá até o dia 19 de junho. O projeto do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) visa difundir as atividades dos equipamentos culturais e aumentar o fluxo de visitação.

Os interessados devem procurar a diretoria do Mupa, situada na Praça Marechal Floriano Peixoto, ou entrar em contato através do telefone 3315-7874 ou do e-mail mupa.alagoas@gmail.com.br. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de abril.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: