Artes

A urbanidade colorida de Joe Santos  

JOE - BLOG AQUI ACOLÁ - ARTE URBANA. AL (26)
Foto: Acervo pessoal do artista

Ao trafegar pelas ruas de Maceió, muito provavelmente você já se viu diante do trabalho de Joe Santos. De estilo único e característico, basta observar uma vez para reconhecer os traços do artista em vários pontos da cidade. Joe recebeu o Aqui Acolá em seu estúdio para falar sobre sua trajetória criativa em mais uma edição da série ArteUrbana.AL.

Nascido e criado em Maceió, começou desenhando ainda criança, como todo mundo. Ao tempo em que foi crescendo, foi buscando aperfeiçoar e melhorar para que a arte se tornasse não só seu lazer e sua forma de expressão com o mundo, como também seu ofício diário.

Eu tinha esse sonho de viver com arte, mas sempre tive o pé no chão e sabia que não era fácil”, relata. “Paralelamente, enquanto trabalhava com outra coisa eu ia sempre estudando e procurando aperfeiçoar, e hoje estou aqui trabalhando com arte”.

Além do talento nato desenvolvido com o desenho, Joe também iniciou um curso de pintura em tela, mas o grafite o puxou das quatro paredes de uma galeria para a amplitude do horizonte das ruas. Andava de skate na adolescência e sempre via os grafites e pichações nas revistas que lia sobre o tema, e como já pintava, sua curiosidade sobre o grafite foi despertando.

JOE - BLOG AQUI ACOLÁ - ARTE URBANA. AL (24)
Foto: Acervo pessoal do artista
JOE - BLOG AQUI ACOLÁ - ARTE URBANA. AL (16)
Foto: Acervo pessoal do artista
JOE - BLOG AQUI ACOLÁ - ARTE URBANA. AL (9)
Foto: Acervo pessoal do artista
JOE - BLOG AQUI ACOLÁ - ARTE URBANA. AL (10)
Foto: Acervo pessoal do artista
JOE - BLOG AQUI ACOLÁ - ARTE URBANA. AL (28)
Foto: Acervo pessoal do artista

Comecei a conhecer o pessoal que pintava na rua, a trocar ideia e até a viajar com eles para pintar e tudo foi acontecendo naturalmente”. Conheceu o grafiteiro Rodrigo Simplez, que lhe deu vários toques e alavancou sua arte no grafite. “Ele me mostrou diversos materiais que eu não conhecia, referências da galera que fazia arte no Nordeste e fora do Brasil também”, lembra. “Isso me abriu um leque de oportunidades muito grande para expandir artisticamente”.

Desse tempo para cá, já são 7 anos de vida no grafite. Além da arte na rua e das telas, Joe também faz tatuagens e recebe encomendas para colocar seus desenhos em vários objetos, de geladeiras a halteres de academia.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sempre fui muito de observar e, mesmo não conhecendo nada teoricamente, percebia nos desenhos animados que assistia as diferenças e semelhanças”, lembra. “Além disso, eu tive a necessidade de desenvolver o meu traço também, já tinha a ideia de colocar algo meu nos desenhos que fazia e passei por várias fases nos meus trabalhos”.

Seus grafites levam, além do spray, tinta de parede para a base e o fundo do desenho. Ainda hoje, os desenhos animados e a cultura pop são inspirações para o trabalho de Joe, desde Simpsons, clássicos da Disney, o japonês Dragon Ball, Chaves, e muito mais. Imagens e texturas da natureza também estão sempre presentes nas suas inspirações.

JOE - BLOG AQUI ACOLÁ - ARTE URBANA. AL (29)
Foto: Acervo pessoal do artista
JOE - BLOG AQUI ACOLÁ - ARTE URBANA. AL (12)
Foto: Acervo pessoal do artista
JOE - BLOG AQUI ACOLÁ - ARTE URBANA. AL (13)
Foto: Acervo pessoal do artista

Uma de suas vontades é ter uma pintura em cada cidade alagoana, nem que seja por iniciativa própria.

Acredito que pintar na rua é o melhor jeito de expor seu trabalho, porque todos podem vê-lo e ainda interagir com você na hora que você está fazendo. Para quem é ligado em arte, isso é muito instigante”, diz ele. “Quando se pinta na rua, existe uma troca e muita das vezes nessa experiência você é quem ganha”, revela.


*Texto de Nicollas Serafim | Créditos das imagens: Acervo pessoal do artista | Revisão e edição: Iranei Barreto

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: