Fotografia

Documentário sobre Sebastião Salgado, o mais renomado fotógrafo do Brasil, em cartaz no Arte Pajuçara.

Ainda é possível conferir em salas alagoanas o documentário biográfico “O sal da Terra”, sobre Sebastião Salgado, o maior fotógrafo brasileiro e um dos mais conceituados do mundo. O longa dirigido pelo alemão Win Wenders e pelo brasileiro Juliano Salgado, filho de Sebastião, está em cartaz no Arte Pajuçara, com sessão às 21 horas, exceto às segundas-feiras.
Sebastião-Salgado-O-Sal-da-Terra-1
Sebastião Salgado entre os diretores do documentário ” O Sal da Terra”. À sua direita, o filho Juliano Salgado; e à esquerda, o alemão Win Wenders.

 Ainda é possível conferir em salas alagoanas o documentário biográfico O sal da Terra, sobre Sebastião Salgado, o maior fotógrafo brasileiro e um dos mais conceituados do mundo. O longa dirigido pelo alemão Win Wenders e pelo brasileiro Juliano Salgado, filho de Sebastião, está em cartaz no Arte Pajuçara, com sessão às 15h30, exceto às segundas-feiras.

O filme conta um pouco da longa trajetória do renomado fotógrafo brasileiro e apresenta seu ambicioso projeto “Gênesis“, expedição que tem como objetivo registrar, a partir de imagens, civilizações e regiões do planeta até então inexploradas. Com imagens fixas que focam em detalhes o trabalho de Salgado, a película resume mais de quatro décadas de viagens por todo o mundo, nas quais o brasileiro visitou áreas virgens e isoladas de todo contato humano.

O sal da Terra foi apresentado no Festival de Cannes e ganhou o prêmio especial do júri da seção “Um Certo Olhar”. Também foi indicado para o Oscar 2015.


SOBRE SEBASTIÃO SALGADO

Sebastião Salgado nasceu em Aimorés, Minas Gerais. Economista de formação, começou sua carreira de fotógrafo em Paris em 1973. Trabalhou sucessivamente com as agências Sygma, Gamma e Magnum Photos até 1994 quando, junto com sua esposa Lélia Wanick fundam a agência de imprensa fotográfica, Amazonas images, exclusivamente devotada à seu trabalho.

Viajou mais de 100 países para projetos fotográficos que, além de inúmeras publicações na imprensa, foram apresentados em forma de livros e exposições itinerantes.

Sebastião Salgado recebeu inúmeros prêmios, é Embaixador de Boa-Vontade para UNICEF e é membro honorário da Academy of Arts and Science dos Estados Unidos. Juntos, Sebastião e Lélia trabalham desde os anos 90 na recuperação do meio-ambiente de uma pequena parte da Mata Atlântica. Criaram também o Instituto Terra que tem como missão a restauração da floresta, pesquisa e monitoramento, educação ambiental e desenvolvimento sustentável.

Tea, Rwanda

PRINCIPAIS TRABALHOS:

SAHEL

O trabalho é um registro de catástrofes ocorridas, no Mali, no Chad, na Etiópia, no Sudão, na Eritréia. Sebastião trabalhou com equipes do Médicos sem Fronteiras.

TRABALHADORES

Em 1986, Sebastião Salgado iniciou uma reportagem sobre o trabalho manual, viajando através de diversos países. Este trabalho foi concebido com o objetivo de contar a história da Revolução Industrial.

AMÉRICA LATINA

De 1977 a 1984, após alguns anos de peripécias na Europa e na África, Sebastião Salgado viajou muitas vezes à América Latina, indo desde o litoral tórrido do nordeste brasileiro às montanhas do Chile e da Bolivia, ao Peru, Equador, Guatemala e México. Os sete anos despendidos em produzir estas imagens transcorreram como uma viagem de sete séculos no passado, para observar as marcas da passagem do tempo nesta região.

Himba Child

RETRATOS

Certo dia, algumas crianças viram Sebastião Salgado com uma câmera e pularam e gritaram, excitadas com a novidade. Então, foi feito um acordo: para que deixassem o visitante trabalhar em paz, foram convidadas a fazer fila para serem retratadas.

 POLIO

As fotografias deste trabalho ilustram a tentativa de encontrar e vacinar crianças em cinco dos dez países nos quais a poliomielite ainda era endêmica. Elas mostram também parte da devastação provocada pela doença e retratam alguns dos milhões de mulheres e homens que contribuíram, na maioria dos casos como voluntários, para o transporte das vacinas, a imunização das crianças e a despistagem de quaisquer novos surtos.

exodo 0

ÊXODOS

O conjunto de fotografias do Êxodos captura momentos trágicos, dramáticos e heróicos de vidas individuais. No entanto, vistas em conjunto, também contam a história dos nossos tempos. Este trabalho foi mostrado no ano 2000. Dois livros foram publicados em sete países e uma grande exposição que ainda hoje, circula internacionalmente.

CAFÉ

Sebastião Salgado viajou a muitas regiões de produção de café; ao Brasil em 2002, na India em 2003, na Etiópia em 2004, na Guatemala em 2006 e na Colômbia em 2007. A empresa Illycaffé lhe contatou para fazer um retrato dos produtores de café com os quais eles colaboram e também do ambiente onde vivem. O objetivo era de publicar um livro que ainda não foi realizado.

GENESISGÊNESIS

Gênesis é um trabalho fotográfico à longo prazo, que segue a linha dos precedentes projetos desenvolvidos por Sebastião Salgado. Este novo projeto é sobre o tema do nosso planeta, a natureza e a imensa beleza que ainda existe, ao lado das inúmeras destruições causadas pelas atividades humanas.


Indicações:

  • Quem quiser conhecer um pouco mais sobre Sebastião Salgado, o Aqui Acolá indica também o vídeo disponível no Youtube com o fotógrafo durante uma aula magna na UFRGS. Confira AQUI!
  • Também indicamos o site da agência de Sebastião Salgado Amazonas Imagens. O site conta com versões em Inglês, Francês e Português.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: