Ateliê

O apartamento-ateliê de Pedro Cabral

Às voltas com a intensa produção da sua segunda grande individual, o arquiteto e artista plástico Pedro Cabral recebeu o blog Aqui Acolá no seu apartamento – ateliê para um bate-papo leve e descontraído sobre a história do seu lugar de criação, trajetória, e adiantou do  que trata Teia de Sentidos, com data de abertura para 10 de outubro, sob curadoria de Geisa Brayner, no Complexo Cultural do Teatro Deodoro. Pedro Cabral é o 4º artista da série Ateliê.

blog aqui acolá - Pedro Cabral2
Ateliê de Pedro Cabral | Foto: Blog Aqui Acolá

O alagoano conta que o despertar para arte aconteceu quando ainda era criança, graças aos elogios de sua professora do Jardim Infantil.

Nunca me esqueço disso porque foi a primeira vez que alguém elogiou algo que eu fiz, fora os meus pais”.

Além disso, ficava observando os quadros que via em sua casa e na mercearia de um tio. No entanto, não foi às artes plásticas sua primeira investida no universo artístico, mais sim a poesia, “Lia e escrevia muito quando adolescente”, lembra.

 A arte com a pintura e o desenho entrou em definitivo na sua vida em 1981, quando casou. “Sem dinheiro e vendo as paredes do apartamento todas brancas e sem nada, resolvi colorir meus desenhos e emoldurá-los. Depois, quando construí minha casa já estava estudando mais sobre a pintura, aí comecei a me aventurar com os pincéis de verdade”.

blog aqui acolá - apartamento-atelie de pedro cabral (1)
Ateliê de Pedro Cabral | Foto: Blog Aqui Acolá
blog aqui acolá - apartamento-atelie de pedro cabral (2)
Ateliê de Pedro Cabral | Foto: Blog Aqui Acolá
blog aqui acolá - apartamento-atelie de pedro cabral (4)
Ateliê de Pedro Cabral | Foto: Blog Aqui Acolá
blog aqui acolá - apartamento-atelie de pedro cabral (3)
Ateliê de Pedro Cabral | Foto: Blog Aqui Acolá
blog aqui acolá - apartamento-atelie de pedro cabral (6)
Ateliê de Pedro Cabral | Foto: Blog Aqui Acolá

Paralelo a sua carreira profissional de arquiteto e professor na UFAL, Cabral pouco a pouco foi se aprimorando da pintura; e com o segundo casamento com a jornalista Goretti  Lima veio mais forte a vontade de investir no ofício.  Foi então que ele reservou um espaço em seu apartamento.

Artista de obras de  grandes dimensões, em sua maioria, Pedro conta sobre os desafios que enfrenta para produzir em seu apartamento – ateliê e também da comodidade que é estar em seu ambiente familiar. Confira no vídeo!

 Nova individual – Teia de Sentidos

Durante a visita ao ateliê, o Aqui Acolá teve a oportunidade de acompanhar um pouco da produção da exposição – “Teia de Sentidos”, que será lançada em 10 de outubro, no Complexo Cultural do Teatro Deodoro,  com curadoria  da professora de arquitetura da UFAL e ex-diretora da Pinacoteca, Geisa Brayner,  expografia de Chico Simas, Rafael Almeida e Levy Paz, que também participarão coletivamente de uma instalação que sintetiza a temática.

Segundo Cabral, sua 2ª grande individual fala sobre todos os sentidos, inclusive o sexto. Os cinco sentidos físicos – audição, visão, palato, olfato, tato – serão constituídos cada um por três telas individuais de 1,20×1, 50m, num total de 15 telas.  O sexto sentido será composto por diversas obras de tamanhos variados,  expressando, assim, uma cognição da realidade presente e sua intenção é despertar as intuições humanas, alicerçadas nos pressentimentos e nas impressões desprovidas muitas vezes de lógica. Elas tentarão também agregar o afeto, a alegria ou sua ausência com base nos sentidos físicos.

A teia significa, numa alusão ao encadeamento cerebral, um conjunto de amarrações, células sentimentais necessitam do conjunto físico para salvaguardar as emoções, na tentativa de revalorizar os significados da vida, os sentidos humanos em sua convivência social. Um castelo de areia desmontado para renascer uma sociedade mais civilizada.

PEDRO CABRAL - ACERVO PESSOAL DO ARTISTA (5)
Exposição “Teia de Sentidos”, de Pedro Cabral | Foto: Acervo pessoal do artista
blog aqui acolá -
“Sanfoneiro” – Exposição “Teia de Sentidos”, de Pedro Cabral | Foto: Acervo pessoal do artista
blog aqui acolá - Leveza de pedro cabral
Leveza – Exposição “Teia de Sentidos”, de Pedro Cabral | Foto: Acervo pessoal do artista
blog aqui acolá - O Baile de pedro cabral
“O baile” – Exposição “Teia de Sentidos”, de Pedro Cabral | Foto: Acervo pessoal do artista
A solidao da Historia
“A solidão da Historia” – Exposição “Teia de Sentidos”, de Pedro Cabral | Foto: Acervo pessoal do artista

Serão expostas cerca de 40 obras inéditas.  “Cada um dos 05 sentidos físicos será composto por 03 telas e um pequeno texto meu para elas, constituindo 15 telas, que ocuparão o piso térreo do Complexo Cultural do Teatro Deodoro. As demais farão parte do sexto sentido, terão dimensões variadas para justificar a não racionalidade e ocuparão o mezanino”, explica.

blog aqui acolá - vitalinas-do-bouganville de pedro cabral
Obra exposta na exposição “Razões do Coração”, de 2015, montada na Galeria do Cesmac.

Razões do Coração foi a primeira grande individual de Pedro Cabral, realizada em 2015, na Galeria do Cesmac, sob curadoria de Ricardo Maia. Antes desta mostra ele já tinha exposto  em duas edições da Festa Literária, em Marechal Deodoro. Em sua trajetória, também já participou de inúmeras mostras coletivas. Atualmente integra o time de artistas da exposição “Nem Rosa, nem Azul! Lilás”!, em cartaz no Iphan Alagoas. E em agosto deste ano lançou seu primeiro livro “As picarescas aventuras de um célebre vigarista internacional, biografia autorizada do extraordinário malandro, conhecido mundialmente como Doquinha. A publicação saiu pela editora Chiado Book e o lançamento oficial ocorreu no dia 30 de agosto, durante a XIX Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, no Rio Centro.

PEDRO CABRAL LANÇAMENTO (1)
O livro “As picarescas aventuras de um célebre vigarista internacional” foi lançado em agosto na Bienal do Livro do Rio

Teia de SentidosVernissage 10 de outubro. As visitas poderão ser realizadas até 17 de novembro, de segunda a sexta, das 8h às 18h; as quartas, das 8h às 20h; e, aos domingos e feriados, das 14h às 17h. Grupos de escolas e instituições devem agendar a visita guiada pelo escolasditeal@gmail.com ou (82) 9884-6885. A visita e o agendamento são gratuitos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: