Artes intervenção Aqui Acolá

As várias dimensões de Ddaniela Aguilar

Os ventos da arte começaram a soprar na vida de Ddaniela Aguilar ainda criança em Minas Gerais, onde nasceu. Das tintas espalhadas nas telas e tecidos, passando pela arte sustentável e a estamparia de moda, ela expandiu recentemente seu universo em mais uma dimensão. Ddaniela se descobriu e maravilhou-se dentro do trabalho de ilustração de livros infantis, tomando ainda o mundo dos sonhos como principal cenário e fonte de inspiração. Ela é a artista especial de novembro do Aqui Acolá.

Aqui Acolá - Ddaniela Aguilar - Arabescos. (7)
Série “Arabescos”. Foto: Acervo da artista
Aqui Acolá - Ddaniela Aguilar - Arabescos. (4)
Série “Arabescos”. Foto: Acervo da artista
Aqui Acolá - Ddaniela Aguilar - Arabescos. (3)
Série “Arabescos”. Foto: Acervo da artista

Ddaniela Aguilar é natural de Governador Valadares, mas sua alma livre já habitou em vários lugares do mundo, inclusive em Maceió durante 11 anos. Formada em Artes Plásticas, especializou-se em Design Têxtil (desenho de estamparia) e ainda tem pós-graduação em ilustração para livros infantis e arte e ação social. Seus trabalhos carregam muito do regional e do barroco.

“Uso bastante as repetições, que é um conceito já da estamparia. Assim como dourados, contornos e arabescos. É uma influência regional mineira”, afirma. “A formação inicial do artista é muito forte, ela marca muito”.

1Ddaniela Aguilar - foto Tom Dib
Foto: Tm Dib (2016)

Ela lembra que ainda pequena recebia o incentivo das professoras e de sua mãe e cresceu dizendo que iria dedicar sua vida à arte. Desde a faculdade, trabalhou ao mesmo tempo como artista e designer têxtil.

No meio do caminho, na década de 90, fiz a descoberta do lixo como matéria-prima. Então o descartável e o reciclável, principalmente o plástico, passaram a ser os meus objetos de trabalho e essa fase durou até 2007, mais ou menos”.

Aqui Acolá - Série Bailes - Ddaniela Aguilar (3)
Série “Bailes”. Foto: Acervo da artista
Aqui Acolá - Série Bailes - Ddaniela Aguilar (10)
Série “Bailes”. Foto: Acervo da artista

A partir de então, Ddaniela entra no mundo dos sonhos. “Comecei a me interessar pelos meus sonhos, escrevi um diário só para eles, e também pelos sonhos das pessoas. Para transformar essa interação artisticamente, eu passei a usar objetos – ainda com materiais de descarte – e telas”. As obras juntas formaram uma instalação, e uma enorme tenda.

O projeto começou com o título de Sonhos Mutantes, no qual a artista desenvolvia as situações que tinha sonhado através das telas e outros objetos, passando, logo após, a expressar os sonhos de outras pessoas. Ela utilizou o formato de tenda, com as telas dispostas em tapetes sobrepostos. Logo em seguida, Ddaniela começou a pesquisar sobre oráculos e desenhou as cartas do oráculo Le Petit Dassine, tudo isso culminando na exposição Le Petit Dassine – cores e intuições para um Oráculo Lenormand, que esteve em Maceió em 2016.

Este ano ela entrou de cabeça no trabalho de ilustrações. “Eu dizia que queria ser uma senhorinha que ilustrava livros infantis, mas sempre achei que isso aconteceria no final”, ri. Durante a Bienal Internacional do Livro de Alagoas em outubro aconteceu o lançamento do livro A Colecionadora de Sonhos*, escrito pela jornalista Cláudia Lins com ilustrações de Ddaniela. O livro também é baseado nos sonhos, mundo de inspirações buscado constantemente por ela em seu trabalho.

“Todo o meu trabalho tem a mesma conexão. A exposição, as telas e agora o mundo da ilustração é mais um desdobramento, mais um caminho”.

Nas ilustrações ela também utiliza a tinta acrílica, junto com lápis de cor e corrige alguns detalhes digitalmente. Das cores básicas – amarelo, vermelho e azul – ela cria as outras tonalidades. “Participar desse projeto foi muito inspirador, porque traz força, traz garra pra acreditar nos sonhos da gente”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ddaniela morou em Maceió de 1999 a 2010. “Eu sempre gostei de cores, mas viver 11 anos aqui intensificou isso ainda mais, porque o colorido daqui é muito mais intenso e eu me identifiquei cem por cento. Parte do meu coração é muito alagoana”, revela. Com mais de 30 anos de carreira, Ddaniela agora trabalha em seu ateliê situado numa fazenda entre os estados de Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.

“É muito interessante viver em fronteiras, justamente quando o mundo está discutindo fronteiras e limites. Acredito que o resultado do seu trabalho é muito de onde você está e com certeza, daqui pra frente o meu trabalho vai sofrer alguma modificação”.

“Para este e o próximo ano eu planejo trabalhar muito com a ‘Colecionadora’. Houve um lançamento em São Paulo no final de outubro e já estamos pensando no próximo livro”, diz ela.

Série Maze - Aqui Acolá - Ddaniela Aguilar. (6)
Série Maze. Foto: Acervo da artista
Série Maze - Aqui Acolá - Ddaniela Aguilar. (3)
Série  Maze. Foto: Acervo da artista

Para a intervenção na logomarca do Aqui Acolá, ela revela que a ideia é transmitir um colorido forte, característica marcante de seu trabalho. “Fiquei muito feliz com o convite porque admiro muito o trabalho de vocês. A intervenção tem muito do trabalho da Tenda e das ilustrações e fiz com muito carinho”.

AQUI ACOLÁ - intervenção Ddaniela Aguilar


O Livro A Colecionadora de Sonhos* está a venda no site da editora Mundo  Leitura . Em São Paulo (SP), a publicação poderá ser adquirida na Livraria Martins Fontes da Avenida Paulista.


Site: ddanielaaguilar.com |   facebook.com/DdanielaAguilarARTinstagram.com/ddanielaaguilar

** Foto da capa: Tom Dib

CONFIRA TAMBÉM:

Le Petit Dassine – O mundo das cartas e dos sonhos

1 comentário

  1. Artista , eu ainda em estado gestacional , amo a arte em potencial de minha sobrinha Ddaniela . Acompanho-a em sua caminhada em colorir o Mundo e do lembrar que sou porque sonho. Que continuem mostrando- a aos quatro e infinitos cantos do mundo . Bencaos mil. 🐿🌲🌞🥕🏋🏻‍♀️

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: