Artes Exposições

Le Petit Dassine – O mundo das cartas e dos sonhos

fullsizerender-1
Foto: Acervo pessoal da artista

Quem cruzar as portas de vidro da Galeria Gamma será levado para uma viagem através das cores das telas, da atmosfera de uma tenda cigana e dos mistérios de um oráculo em cartas de tarô. Quem comanda essa intensa jornada é a artista Ddaniela Aguilar e o veículo propulsor é a exposição “Le Petit Dassine – cores e intuições para um Oráculo Lenormand”.

aqui-acola-ddaniela-aguilar-foto-luisa-patury-13
Foto: Luísa Patury
aqui-acola-ddaniela-aguilar-foto-luisa-patury-7
Foto: Luísa Patury
aqui-acola-ddaniela-aguilar-foto-luisa-patury-17
Foto: Luísa Patury

Le Petit Dassine é a síntese de um trabalho que a artista vem executando desde 2007. “Tudo começou com um projeto chamado Sonhos Mutantes, no qual eu desenvolvia nas telas e em outros objetos situações que eu tinha sonhado. Não me contentei e comecei a trabalhar com sonhos de outras pessoas”, diz Ddaniela. Ao mesmo tempo, ela utilizou o formato de tenda como abrigo para esses sonhos. As telas são dispostas em tapetes sobrepostos, fruto também de sua formação em design têxtil.

aqui-acola-ddaniela-aguilar-foto-luisa-patury-4
Foto: Luísa Patury
aqui-acola-ddaniela-aguilar-foto-luisa-patury-14
Foto: Luísa Patury
aqui-acola-ddaniela-aguilar-foto-luisa-patury-15
Foto: Luísa Patury

As tendas (e os sonhos) foram montadas ao longo de várias exposições e instalações durante esse tempo. “Algumas pessoas me perguntavam se eu não lia cartas, já que estávamos numa tenda. Eu sempre me interessei por oráculos e pensei: por que não?” A partir daí, começou a estudar o assunto até chegar ao oráculo de Madame Lenormand, uma famosa vidente francesa da época da corte de Napoleão. Ao lado da pesquisadora Sonia Fariah, que lhe forneceu uma base teórica e fundamentada, Ddaniela desenhou as cartas do oráculo Le Petit Dassine.

aqui-acola-ddaniela-aguilar-foto-luisa-patury-9
Foto: Luísa Patury

Dassine era uma poetisa pertencente ao povo tuaregue, nômades que habitam os países do norte da África. “Eu encontrei universos parecidos entre ela e Madame Lenormand e resolvi homenageá-la por admirar a cultura tuaregue, onde as mulheres são muito empoderadas. É uma cultura que me emociona”. O trabalho foi exposto com o formato atual no mês de abril, em São Paulo e chega agora à Maceió.

Ddaniela Aguilar é mineira, mas sua história com a capital alagoana já tem vários capítulos. Trabalhou por muito tempo com escultura, principalmente utilizando material reciclado. Depois mergulhou na pintura e, em 2010, após 11 anos, deixou Maceió. Mas a cidade não a deixou. “Mesmo fora, continuei sendo uma artista daqui, participando sempre de exposições”, revela. “É uma celebração estar de novo na cidade com esse projeto. É uma cidade que sempre me acolheu de uma forma maravilhosa, que respeita meu trabalho, então era imprescindível voltar com essa exposição para cá”.

aqui-acola-ddaniela-aguilar-foto-luisa-patury-8
Foto: Luísa Patury
aqui-acola-ddaniela-aguilar-foto-luisa-patury-2
Foto: Luísa Patury

Segundo ela, a exposição Le Petit Dassine faz parte de um momento marcante e definidor em sua trajetória artística. “É um trabalho que me deixa bastante satisfeita e tranquila com o resultado. É uma obra máster, que me fez chegar onde eu queria”, comenta. “Com certeza é o meu trabalho mais maduro”.

aqui-acola-ddaniela-aguilar-foto-luisa-patury-13
Foto: Luísa Patury

Le Petit Dassine é uma exposição que aguça todos os sentidos do público. As pessoas poderão entrar na tenda, pisar em algumas telas e receber as cartas oferecidas pela artista, além da interpretação do oráculo. Ddaniela faz o pensamento e a imaginação do público voarem soltos, ultrapassando as fronteiras da tenda para, logo em seguida, retornar e contemplar as cartas e as telas, que acolhem emoções, olhares e sonhos coloridos.

aqui-acola-ddaniela-aguilar-foto-luisa-patury-18
Foto: Luísa Patury
aqui-acola-ddaniela-aguilar-foto-luisa-patury-5
Foto: Luísa Patury

*Foto de capa: Luísa Patury 

 

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: