Exposições

A arte e a cidade de dentro para fora na exposição Diálogos Urbanos de Pedro Caetano

O artista visual Pedro Caetano propõe uma comunicação entre a arte e a cidade de Maceió através de sua nova exposição Diálogos Urbanos. Aproveitando a temática e o conceito da mostra, as obras foram espalhadas em outdoors pela cidade, e o público também pode conferir uma tour 360º online das telas, que formam a primeira exposição virtual do Complexo Cultural Teatro Deodoro.

O Aqui Acolá bateu um papo com Pedro sobre como é expor num momento tão incomum da sociedade mundial assolada pela pandemia de Covid-19, junto com os equipamentos culturais fechados em virtude do isolamento social. Segundo ele, produzir arte nesse período foi um momento de experimentação.

“Foi preciso sair de uma postura de lamentação”, diz Pedro. “Acredito que foi uma maneira de transformar uma situação negativa em algo positivo, algo diferente e inusitado, além de poder levar a arte a dialogar com a cidade.”

O conceito da exposição se insere e se adapta a todo esse cenário. “Diálogos Urbanos é devido ao contexto da pandemia”, revela. “Por isso surgiu a ideia de fazer uma exposição a céu aberto, em outdoors e também virtual, pra gente sair um pouco dessa ideia de galeria”. A mostra contém 16 trabalhos de tinta acrílica sobre tela e 10 obras em outdoors por toda Maceió. “Foi um processo de reinvenção, de levar a arte pra rua e ressignificar a estrutura de outdoors, que é visto quase sempre como um elemento de poluição visual da cidade” comenta o artista.

A grande maioria das telas foram produzidas de 2019 para cá, algumas poucas são de 2014, e todas fazem referência, na sua temática, a Maceió. “Como elas estão também na rua e refletem na sua essência a cidade de Maceió, os trabalhos entram em diálogo com a cidade, por isso Diálogos Urbanos”.

Pedro Caetano na montagem da exposição física Diálogos Urbanos. | Foto: Acevo pessoal do artista

Pedro é cearense radicado em Alagoas e se utiliza da pintura para externar seus pensamentos, sentimentos e inquietudes. Suas telas revelam a intimidade de seu interior e são os suportes para sua forma de expressão maior com o mundo. Desde 2008 vem realizando exposições tanto em Maceió, quanto em outras cidades como Fortaleza e São Paulo. Sua primeira individual foi “Na janela do olhar” que ficou em cartaz na Fundação Pierre Chalita em 2012; dois anos depois ocupou o Divina Gula com o trabalho intitulado “Exposição Divina” e a terceira foi “Ranhuras” em 2015, no qual conseguiu expor em Maceió e Fortaleza.

Com a curadoria dos experientes Alice Barros e Robertson Dorta, a mostra foi inaugurada no dia 12 de outubro e fica em cartaz até 30 de janeiro. Para Pedro Caetano, Diálogos Urbanos representa uma retomada. “De maneira que a exposição se adapta ao contexto atual, como também uma retomada do meu trabalho para o público, já que a minha última mostra individual foi há 5 anos. Então acredito que Diálogos Urbanos se destaca por ser um reflexo do momento que estamos passando”, afirma.


Texto: Nicollas Serafim | Revisão e edição: Iranei Barreto | Créditos das imagens: Acervo do artista

Para visitar a exposição virtualmente, é só acessar http://www.diteal.al.gov.br/exposicao-dialogos-urbanos/

IG: pedrocaetanoficial

1 comentário

  1. Um exemplo de matéria, Aqui Acolá já é, uma referência, uma assinatura das artes de Alagoas. Parabéns a todos pela continuidade do trabalho primoroso☀️🎨🖌️🎼🌱💧🌳🌷💓

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: