As máscaras ganharam as cores, textura e traço do artista plástico Persivaldo Figueirôa. Item essencial de proteção em tempos de Covid-19, Persivaldo Figueirôa conta que fez as primeiras máscaras para uso pessoal, mas logo surgiu uma demanda espontânea.
Inicialmente, sua grande preocupação era encontrar matéria-prima de melhor qualidade, foi quando no próprio bairro, em Jacarecica, to artista firmou parceira com a costureira Martinha, que trabalha com tecidos que são 100% algodão.
Persivaldo conta que não fez uma série específica. “Eu atendo alguns pedidos, e crio a maioria, o que vem movimentando essa quarentena. Não tive tempo de fazer uma série específica, temática, tem sido bem movimentado”, explica. Os desenhos são pintados a mão sobre as máscaras em acrílico.
Mesmo sabendo da necessidade e exigências atuais do uso das máscaras, para Figueirôa não se trata de modismo. “É saúde, cuidado com você e com o outro, e isso agora vai nos acompanhar por muito tempo… É fato. Acredito que, mesmo com a descoberta da vacina para o Covid-19, qualquer gripe no futuro, nos fará usar máscaras, seja no trabalho ou em algumas situações que nos faça sentir mais protegidos”. As máscaras poderão ser encomendadas pelo Instaram do artista: @persivaldofigueiroa.
Que lindas!
Persi é um artista nato e que muito me orgulha em ser seu amigo.
Persivaldo é maravilhoso!! Um artista inspirador, com uma história de vida que fez dele o que é hoje. Máscaras que também fazem bem a alma. Bjs.