Fotografia

Seminário discute rumos da fotografia alagoana

A 2ª edição do Seminário Panorama e Rumos da Fotografia Alagoana acontece no próximo sábado, dia 25, das 08h às 17 horas, na Casa do Patrimônio de Maceió / IPHAN, reunindo, além de pesquisadores e interessados em fotografia, fotógrafos profissionais e amadores, para avaliar o momento que a fotografia alagoana vive, bem como pensar seus rumos. A iniciativa antecede o projeto FOTOSURURU’20, com data marcada para abril.

O evento será aberto com a mesa Fotografia Alagoana: desafios, perspectivas e apontamentos, com a jornalista Iranei Barreto, editora do blog Aqui Acolá, e o jornalista/colaborador Nicollas Serafim.

O blog lançou em novembro do ano passado, durante a 9ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, o e-book Dossiê Fotografia Alagoana – 1ª edição, resultado de uma série de reportagens publicadas entre 2017 e 2018 no endereço eletrônico aquiacola.net  e neste jornal, assim como nas redes sociais do Blog.

Na sequência, o professor e fotógrafo Francisco Oiticica e o também fotógrafo e idealizador do projeto FOTOSURURU, Jorge Vieira, dão continuidade a mesa ampliando a discussão sobre os desafios, perspectivas e apontamentos da fotografia no estado.

No segundo horário, os fotógrafos e coordenadores do seminário, Arthur Celso e Tayná Almeida, comandam as Projeções da Fotografia em Alagoas e de Alagoas, divididas em grupos de trabalhos.  De acordo com Tayná Almeida, o seminário prevê a participação direta de seus inscritos, a fim de provocar uma análise crítica e reflexiva em torno da produção fotográfica de Alagoas e em Alagoas, seus processos identitários e possíveis rumos, ampliando a articulação da fotografia alagoana e contribuindo para seu reconhecimento no cenário nacional.

Os participantes do encontro serão divididos em 06 grupos com as seguintes temáticas: Sobre a fotogenia do lugar! , coordenado por Fernanda Rechenberg, propondo uma analise crítica da produção fotográfica alagoana; Aparelhos fotográficos, técnicas e processos criativos, com coordenação de Gabriel Moreira e Ramatis Costa, visa discutir quais são os aparelhos fotográficos mais utilizados no contexto da fotografia alagoana, e de que formas esses equipamentos vem sendo usados; Fotografias criativas, coordenado por Gabi Coêlho e Maíra Gamarra, a proposta é pensar a heterogeneidade e

diversidade da produção alagoana; o quarto grupo discute Circuito de exposições, mostras fotográficas, com coordenação de Alberto Lima e Ailton Cruz; Fotógrafos (a) e Fotografados (as), quem são?, com coordenação de Roger Silva e Amanda Bambu, propõe uma discussão para além do que tem sido fotografado em Alagoas, como e em que espaços, quem são os agentes sociais que protagonizam a produção local, como também quais grupos sociais são representados através dessas lentes; e Mercado da fotografia, coordenado por Iranei Barreto, voltado para a discussão sobre as potencialidades e fomento da comercialização da obra.

Para participar, os interessados devem levar 2 Kg de alimento não perecível no dia do evento, e inscrição através do número: 82.99920-2287 (WhatsApp).

PROGRAMAÇÃO

08h30 – Credenciamento
09h00 – Fotografia Alagoana: desafios, perspectivas e apontamentos
Mesa 01 – IRANEI BARRETO e NICOLLAS SERAFIM
10h30 – Fotografia Alagoana: desafios, perspectivas e apontamentos
Mesa 02 – FRANCISCO OITICICA e JORGE VIEIRA
12h00 – Intervalo para almoço
14h00 – Projeções da Fotografia em Alagoas e de Alagoas
Grupos de Trabalho – ARTHUR CELSO e TAYNÁ ALMEIDA , e PARTICIPANTES
15h00 – Apresentação de resultados
16h30 – Sorteios
17h00 – Encerramento

FOTO DE CAPA: Da Série Jaraguá, de Alexandre Carvalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: