Artes Movie Arte

Festival de audiovisual universitário “Curta no Celular” é convite para curtir Alagoas

Vivenciar a cultura alagoana e incentivar a produção de audiovisuais através de dispositivos móveis são os alvos do “Curta no Celular”. Idealizado pela professora Rose Damas, o festival faz uma imersão dos universitários de Publicidade da FACIMA numa cidade escolhida e o resultado são curtas-metragens baseados e ambientados na cultura local. O Aqui Acolá conversou com os participantes do projeto, que ainda se desdobrou num concurso para a intervenção na logomarca do blog.

AQUI ACOLÁ - Festival Curta no Celular da FACIMA (2)
Foto: Acervo do Projeto Curta no Celular | Marechal Deodoro
AQUI ACOLÁ - Festival Curta no Celular da FACIMA (5)
Foto: Acervo do Projeto Curta no Celular | Marechal Deodoro
AQUI ACOLÁ - Festival Curta no Celular da FACIMA (4)
Foto: Acervo do Projeto Curta no Celular | Marechal Deodoro
AQUI ACOLÁ - Festival Curta no Celular da FACIMA (9)
Foto: Acervo do Projeto Curta no Celular | Marechal Deodoro
AQUI ACOLÁ - Festival Curta no Celular da FACIMA (3)
Foto: Acervo do Projeto Curta no Celular | Marechal Deodoro

Já em sua terceira edição, o “Curta no Celular” nasceu em 2016 com o objetivo de aproximar os alunos da cultura local. “Percebi em sala que eles tinham pouca ou nenhuma informação sobre a riqueza cultural do nosso estado”, frisou a professora Rose Damas. “Em 2016 fomos para a Serra da Barriga, em 2017 a cidade escolhida foi Penedo e agora para a terceira edição do Festival escolhemos a linda Marechal Deodoro”. Além disso, o projeto possibilitou a entrada de Rose como aluna especial no Mestrado em Antropologia.

“A Rose despertou na nossa cabeça o interesse pela cidade que a gente tem hoje”, revela o estudante Kristoffer Barbosa. “Pelo que ela conseguiu nos mostrar, eu aprendi a gostar de Maceió, de Alagoas e da cultura que temos”. Além disso, o período de convivência da turma foi fator decisivo para o crescimento tanto pessoal quanto acadêmico. “Outra parte muito importante foi tentar fazer com que todo mundo entrasse no mesmo jogo para fazer o melhor, ouvir a opinião de todos e construir coletivamente”, relatou a aluna Bianca Catarine.

AQUI ACOLÁ - Festival Curta no Celular da FACIMA (6)
Foto: Acervo do Projeto Curta no Celular | Professores da Facima
AQUI ACOLÁ - Festival Curta no Celular da FACIMA (3)
Foto: Acervo do Projeto Curta no Celular | Evento de lançamento do projeto

A cidade/cenário do festival é ainda dividida em áreas para ampliar a pluralidade dos trabalhos. O tema geral foi “Marechal Deodoro – o berço de um povo”, distribuídos em subtemas que incluíam a história da cidade, igrejas e conventos, orquestras musicais, praia do Francês, gastronomia e a lagoa Manguaba e seus pescadores. “Foi o primeiro contato de muitos deles com a cidade e com esses lugares, também”, diz Rose.

Cada equipe participante teve a oportunidade de criar uma logo para o festival, que este ano utilizou a marca do Blog Aqui Acolá como pano de fundo. A equipe do estudante Izaquiel Melo foi a vencedora, que baseou sua intervenção na igreja. “Primeiro a gente desenvolveu a identidade visual do curta e eu quis passá-la para os elementos do blog”, disse ele. “O conceito é bem simples, com curvas e partes arredondadas inspiradas nos instrumentos musicais das orquestras de Marechal. As ondas separadas representam a lagoa e o mar, e a igreja é o elemento principal, que foi o mote da nossa equipe”.

AQUI ACOLÁ - Festival Curta no Celular da FACIMA (1)
Izaquiel Melo ganhador do concurso da intervenção na logo do blog Aqui Acolá

Aqui Acolá - Intervenção

O Curta é um projeto sensacional. Foi uma experiência muito empolgante a gente poder viajar pra Marechal e passarmos o dia lá gravando”, revela Izaquiel. “Acabou se tornando uma experiência muito importante para nossa carreira de Publicidade, e também enquanto pessoas”.

Para Rose Damas, o projeto engloba todo um processo de conhecimento em uma relação de lugares e pessoas. “O festival tem o propósito de despertar o sentimento de pertencimento, que é muitas vezes tão distante do povo alagoano”, comenta. “Dentro das aulas e das atividades do festival eu busco aflorar essa curiosidade nas coisas nossas. Sempre vou bater na tecla de que temos muita coisa pra se fazer, ver, desfrutar e contemplar”.

Este slideshow necessita de JavaScript.


INSTAGRAM DO PROJETO Curta no Celular: @3curtanocelular

Imagem da capa: Logo do projeto Curta no Celular, assinada por Izaquiel Melo


*Texto Nicollas Serafim | Produção, revisão e edição: Iranei Barreto | Fotos: Acervo do projeto Curta no Celular

 

1 comentário

  1. Iranei, como foi bom reler sobre essa edição do Projeto Curta no Celular. Os alunos das outras turmas já perguntaram se teremos o Aqui Acolá novamente fazendo a cobertura…rsrs! beijocas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: