Artes Exposições

O mar camaleão de Maceió retratado nas telas de Simone Freitas

Através do a(mar), primeira exposição individual da artista Simone Freitas, retrata as belezas naturais de Maceió ressaltando o mar e suas relações com o cotidiano e tudo que o cerca. A mostra segue em cartaz no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA) até 26 deste mês.

blog aqui acolá - simone freitas (12)
Foto: Acervo da artista

A artista que também é arquiteta, iniciou sua incursão pelo universo da pintura a pouco mais de um ano, quase que por acaso. Ela conta que foi através de um convite para criar uma vitrine que aflorou a paixão pela pintura.

Hoje esta é minha grande descoberta profissional. Tudo começou com a montagem de uma vitrine, criando uma “azulejaria náutica” com papéis que seriam descartados, pintura acrílica. Surgiu então meu primeiro cliente, que me fez uma encomenda pra pintar o Farol da Ponta Verde”.

blog aqui acolá - simone freitas (14)
Foto: Acervo do artista

 

blog aqui acolá - simone freitas (18)
Foto: Acervo da artista

Desde então, Simone tem passado seu tempo livre, desenvolvendo seu autoconhecimento artístico e praticando novas técnicas em seu ateliê. A artista diz ter algumas referências de artistas locais, a exemplo de  Weber Bagetti, Dida Lyra, Ana Karina Luna, Delson Uchôa, Patrícia Melro, Eva Le Campion, Dalton Costa e Maria Amélia, só para citar alguns. E mais recentemente descobriu o trabalho e história da pintora sueca Hilma af Klint (1862-1944) ao visitar a exposição “Hilma af Klint: Mundos Possíveis”, que ficou em cartaz na Pinacoteca de São Paulo, no primeiro semestre deste ano. No entanto, para suas criações, ela se inspira mesmo no cotidiano.

Quando eu me deparava com uma tela em branco, achava que não estava pronto e estava exagerado. Eu passava do limite. E agora eu sinto que meu trabalho está balanceado, é como se eu tivesse começando a encontrar um ponto de equilíbrio. Eu acho que o artista nunca vai estar totalmente satisfeito, mas eu me sinto  hoje com uma identidade realmente minha”, conta Simone.

blog aqui acolá - simone freitas (5)
Detalhe da obra| Foto: Iranei Barreto
blog aqui acolá - simone freitas (9)
Detalhe da obra| Foto: Iranei Barreto
blog aqui acolá - simone freitas (6)
Detalhe da obra| Foto: Iranei Barreto

“O meu trabalho começou de uma necessidade, eu não fui me inspirar no trabalho de ninguém para pintar. Então, eu acho que essa  identidade  que eu criei  ela é realmente minha  e isso me deu uma tranquilidade  porque  eu vejo que  eu estou começando um caminho  que ele é próprio, ele é autoral.  O meu desenho, a minha pintura é autoral,” diz.

A artista diz que se inspirou nas cores refletidas no mar de Maceió para compor a paleta de cores da série de obras que estão na mostra. “Nós somos uma cidade turística que o mar é nossa maior atração, nosso mar é lindo, pena que não é cuidado como deveria. A cor do nosso mar tem uma variação  incrível que vai do azul ao verde. Tem dias que ele está cinza,  tem dias que está verde, tem dias que está azul , tem dia que está mesclado. Nós temos esse mar camaleão.”

Através do a(mar) foi contemplada pelo edital de Seleção de Exposições Temporárias da Secretaria de Estado da Cultura. A montagem apresenta o retrato, de forma contemporânea e desconstruída, das paisagens da capital alagoana. “Me dedico ao mundo subjetivo e real na tentativa de mostrar em meu trabalho uma visão contemporânea da paisagem, por vezes desconstruída, retratando um sentimento poético, presente Divino que vem da nossa natureza”, ressalta a artista.

Esta é a segunda vez que Simone expõe. Sua estreia aconteceu na mostra coletiva Futebol é Arte, que aconteceu em junho deste ano no Memorial à República. Também pintou uma série de lenços para a linha de bolsa de palha  Zenita.

 


MISA- Rua Sá e Albuquerque, 275, Jaraguá | Telefone: (82) 3315-7882 | Quando: de terça a sexta, das 08h às 17 horas; aos sábados das 09h às 14h | Entrada Franca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: