Artes Escultura Exposições

Alcides Sales combina arte e educação ambiental

Exposição “Educando e reciclando com arte” do artista Alcides Sales está em cartaz até o final do mês no Museu Théo Brandão

Misturando arte e conscientização ambiental, o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore emprestou suas paredes históricas para os trabalhos do artista e professor Alcides Sales. O resultado é a exposição “Educando e reciclando com arte”, que pode ser vista e apreendida até o dia 27 de julho, com entrada gratuita.

Exposição educação e arte -Fotos Victor Sarmento (3)
Foto: Victor Sarmento/ Ascom Museu Théo Brandão

Inaugurada na abertura da Semana de Museus em maio, a exposição tem dois focos – a reciclagem e a educação ambiental. Todas as peças foram produzidas com materiais que iriam para o lixo, mas que passaram pelas mãos cuidadosas de Alcides. Além do viés artístico da mostra, o artista também recebe turmas de alunos no museu para ensinar-lhes a importância da preservação e do cuidado ambiental.

O trabalho é divido em três categorias: A série dos “Movimentos” é composta por galhos de árvores que foram colhidos e trabalhados por Alcides para que remetessem ao movimento humano. São obras mais abstratas que revelam o olhar atento do artista. Já a série “Exercite-se” é dedicada à conscientização da importância da atividade física para o bem estar das pessoas. Para as peças foram utilizados tubos de plástico usados em pastilhas efervescentes, bolas de desodorante e pedaços de madeira. E por fim os bonecos em “Profissões” retratam as atividades profissionais das pessoas, com destaque para os músicos, que ganharam uma atenção especial.

Destaquei indivíduos como o pintor, o professor e o lambe-lambe, dentro outros. Utilizei embalagens de xampu, sobras de madeira e pintura”. 

Exposição educação e arte -Fotos Victor Sarmento (1)
Foto: Victor Sarmento/ Ascom Museu Théo Brandão
Exposição educação e arte -Fotos Victor Sarmento (6)
Foto: Victor Sarmento/ Ascom Museu Théo Brandão
Exposição educação e arte -Fotos Victor Sarmento (5)
Foto: Victor Sarmento / Ascom Museu Théo Brandão

A história de Alcides com a arte se deu por acaso. Como bom curioso, seus trabalhos foram se aprimorando ao tempo em que ele foi descobrindo técnicas e linguagens ao produzir. O resultado se desdobrou em várias exposições. “Aqui no Museu é a minha terceira exposição, que sempre manteve comigo uma parceria muito grande”, diz ele. A temática ambiental é recorrente em suas criações, que também já ficaram expostas no Espaço Cultural Linda Mascarenhas. “Com as últimas turmas que tivemos aqui, nós trabalhamos com resíduos sólidos e com a logística reversa, que pouca gente conhece. O intuito é dar nova visão aos alunos, é mostrar o trabalho do catador, do reaproveitamento, reciclagem e reeducação”.

Desde que foi inaugurada, a mostra “Educando e reciclando com arte” já recebeu muitas visitas de escolas, que puderam além de contemplar o trabalho de Alcides, assistir à aula de Educação Ambiental. “Para o artista (e para o professor, também), quando as pessoas reconhecem algo que seria lixo e termina decorando um ambiente ou sendo aproveitado de alguma outra maneira, a gente fica bastante satisfeito”, comenta.

Este slideshow necessita de JavaScript.


O Museu funciona de terça a sexta, das 9 às 17 horas. Para visitas de escolas e grupos a partir de 15 pessoas, deve-se agendar pelo telefone 3214-1713.

3 comentários

  1. Parabéns para esse grande artista. Orgulho de tê-lo conhecido. Muita sensibilidade e humanidade. Precisamos de pessoas assim, motivadas a novos desafios e que se apaixonam pelo que faz e levam a diante para todos conhecerem a arte de se inventar ou ate de reinventar o que surge na imaginação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: