Artes Desenho intervenção Aqui Acolá

A arte ilustrativa de Pedro Lucena

AQUI ACOLA - PEDRO LUCENA (18)O alagoano Pedro Lucena convive com a arte desde que nasceu. Seu pai veio de uma família muito artística e as brincadeiras de desenho foram o gênesis de seu interesse pela criação visual. Hoje, suas ilustrações repletas de significados e de traços firmes são encontradas desde livros até paredes ou capas de CD. Desta feita, sua arte incorporou a logomarca do blog Aqui Acolá de uma maneira muito pessoal. Pedro Lucena é o artista homenageado deste mês.

Apesar do talento ter sido descoberto cedo, a decisão definitiva para a entrada no mundo da criação visual aconteceu só em 2006, após uma viagem que fez à Amazônia.“Eu fazia trabalhos menores somente para amigos, mas lá depois de fazer desenhos para a produção de uma cartilha eu resolvi que iria trabalhar com desenho mais seriamente, digamos assim”, lembra.

AQUI ACOLA - PEDRO LUCENA (24)

AQUI ACOLA - PEDRO LUCENA (33)

AQUI ACOLA - PEDRO LUCENA (6)

Começou a divulgar suas criações na Internet em 2007 num Fotolog e a partir de então começou a despertar o interesse e criar uma conexão com um número maior de pessoas. Pedro também é professor de arte e a vivência com os alunos se tornou parte importante para seu processo criativo.

AQUI ACOLA - PEDRO LUCENA (15)

“Acaba sendo uma escola para mim porque a troca com as crianças é muito forte. Elas são muito sabidas e livres e isso é muito bom para o artista”.

AQUI ACOLA - PEDRO LUCENA (19)

Seus trabalhos já foram incorporados em diferentes suportes, tanto em publicações em livros e revistas, como em exposições, capas de discos, paredes e até tatuagens. “A maioria são ilustrações para livros e revistas. Recentemente fiz a ilustração de um livro infantil chamado Zé Muquém Pegou o Trem que saiu pela Coleção Coco de Roda”.

Os materiais utilizados por Pedro variam entre aquarela, tinta acrílica, lápis de cor e aquarelado, giz cera e tinta nanquim. “Sempre usei o papel, mas ultimamente utilizei a madeira como suporte”. O resultado desse último trabalho será apresentado na exposição Euforia, dividida entre ele e Wado, e que entra em cartaz no dia 8 de junho no Galpão 422 em Jaraguá.

Aqui Acolá - Pedro Lucena - publicações (2)

AQUI ACOLA - PEDRO LUCENA (27)

Além do foco na ilustração, Pedro também percebe uma grande característica gráfica em seu trabalho. “Gosto muito do perfeccionismo e da precisão das linhas. Eu flerto também com exposições, mas meu foco principal é no trabalho de ilustração”, diz ele.

Em 2008, apresentou na galeria do Sesc em Maceió sua primeira a exposição “Ars Liberat”. Já “Ciscos” ficou em cartaz na Pinacoteca Universitária da Universidade Federal de Alagoas no final de 2012 e início de 2013 com ilustrações inspiradas nos personagens e cenários da Ilha do Ferro no sertão alagoano e a obra poética de Manoel de Barros. E “O que me habita”, sua última individual, aconteceu em 2015 no Galpão 422, composta de ilustrações de mulheres tatuadas. “Ando meio afastado das exposições, mas estou com vontade de fazer uma exposição grande. É um projeto para daqui a dois ou três anos”, revela.

 

Intervenção

Para a intervenção na logomarca do Aqui Acolá, a ideia de Pedro é trabalhar elementos pessoais e próprios de seu trabalho. “Questões como natureza, um pouquinho de drama. É uma coisa que pretendo sempre colocar em evidência em cada trabalho que faço – um pouco dos elementos que são recorrentes nas minhas ilustrações”, comenta.

AQUI ACOLA - PEDRO LUCENA (17)


Instagram: @um_cisco |  Portfólio: http://cargocollective.com/pedrolucena

2 comentários

  1. Gostaria de poder conversar com o ilustrador Pedro Lucena. Conheci o seu trabalho através do livro de Cláudia Lins, o menino que acordou o rio. Fiquei encantada com suas ilustrações, cada detalhe. Sou professora e junto com meus alunos, organizamos uma coletânea de textos sobre contos amazônicos. Gostaríamos que o Pedro fizesse a ilustração do nosso livro. Seria uma honra!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: