ArteUrbana.AL

Rafael Santos: Muralismo, Identidade cultural e histórica

A série comemorativa ArteUrbana.AL estreia falando sobre Muralismo e trajetória do artista - arquiteto Rafael Santos

IMAGEM GERAL CICLISTAS2 com rafa

A série ArteUrbana.AL estreia com o arquiteto e artista plástico, Rafael Santos. Discípulo de Pierre Chalita, o alagoano tem o Movimento Muralista Mexicano como inspiração para registrar a história da nossa cultura e costumes muros mundo afora. Ele concedeu entrevista para o blog Aqui Acolá no restaurante La Rosa Mexicana, local que abriga uma das suas intervenções, considerada por ele como sua obra-prima.

Entusiasta e pesquisador da cultura milenar mexicana, ele ressignifica parte desse conhecimento na sua obra numa fusão de elementos pré-hispânicos e coloniais. Inspirado no Movimento Muralista Mexicano dos anos de 1930 e no Grafite norte-americano, Rafael Santos tem como temática central o povo alagoano, sua cultura, costumes, cotidiano, a sua história e os seus valores arquitetônicos e geográficos.  Desenhos realistas retratados em cores vibrantes em intervenções urbanas atestam bem o propósito da sua missão.  O artista assina duas das mais representativas intervenções urbanas do Estado, sendo uma no viaduto Oscar Fontes e outra no Viaduto Ib Gatto Falcão, ambos em Maceió.  O arquiteto tem também intervenção no viaduto de Marechal Deodoro.

BLOG AQUI ACOLA - RAFAEL SANTOS - ARTE BOI
Boi de Carnaval | Foto: Acervo do artista
BLOG AQUI ACOLA - RAFAEL SANTOS - ARTE PESCADOR E FAROL
Pescador e Farol  |  Foto: Acervo do artista
BLOG AQUI ACOLA - RAFAEL SANTOS - ARTE PESCADOR
Pescador | Foto: Acervo do artista
BLOG AQUI ACOLA - RAFAEL SANTOS - Catedral
Catedral |  Foto: Acervo do artista

Desde criança, Rafael desenha incentivado pelo pai que comprava cadernos de pintura. Na adolescência, manteve o interesse graças aos desenhos de Maurício de Sousa e quando aparecia um colega na escola que sabia desenhar mais que ele, aproveitava para aprender o máximo possível. Por se dedicar muito ao desenho, enfrentou alguns apuros na escola e em determinadas períodos ficou “pendurado” em várias disciplinas.

Aos 18 anos, iniciou estudos com Pierre Chalita. Frequentou por 07 anos as aulas do curso Belas Artes, sempre às quintas-feiras, das 13h às 17 horas. Lá aprendeu pintura, desenho e restauração. Fato determinante para sua trajetória artística.  Pierre é sua maior referência e inspiração.

A necessidade de desenhar extrapolava os cadernos e telas e não durou muito para ganhar as ruas, casas e estabelecimentos. Pintar as paredes do quarto foi o primeiro passo fora do papel, mas logo os pais que eram muito católicos, proibiram terminantemente por acreditarem se tratar de gravuras demoníacas.  Rafael passou então a pintar as próprias camisas. Os colegas não só aprovaram como também encomendaram blusas e ilustrações nos quartos. Foi aí que desenhar virou oportunidade de ganhar uma grana.

20151017_134931
Viaduto Oscar Fontes | Foto: Acervo do artista
bigodudo
Viaduto Oscar Fontes | Foto: Acervo do artista
IMG_0743
Viaduto Oscar Fontes |Foto: Acervo do artista
AQUI ACOLÁ - Rafael Santos (6)
Foto: Acervo do artista
01
Viaduto Ib Gatto Falcão |Foto: Acervo do artista

Por incentivo de conhecidos e clientes, Rafael se juntou com o amigo de infância Alan Lima e abriram sua primeira loja na Galeria “O Beco”, no centro de Maceió. Depois a loja passou para o Pontal da Barra e comercializavam camisas também no antigo Cheiro da Terra. Mas, foi com o Orákulo Chopperia que a dupla conquistou seu primeiro grande projeto.  E para Rafael foi o despertar para o muralismo.

Paralelo às artes, fez também faculdade de Administração em Turismo e posteriormente, Arquitetura e Urbanismo, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente se divide entre a arquitetura e as artes plásticas. E foi através da arquitetura que conquistou uma bolsa para a Universidade Nacional Autônoma do México – UNAM, uma das mais renomadas instituições no ensino e pesquisa em Arquitetura na América Latina. Das 19 disciplinas que cursou lá, 06 foram dedicadas à arte.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para Rafael, a arte é uma ciência! E ele não poupou esforços, estudos, dedicação e disciplina. Ele conta que por cerca de 10 anos, desenhou diariamente oito horas, com propósito único de aprimorar sua técnica.

O arquiteto-artista coleciona alguns reconhecimentos, dentre eles, o Prêmio Bosh na Bienal Internacional de Arquitetura em Buenos Aires (Argentina). Concorrendo com profissionais de 26 países, seu projeto ficou entre os três melhores.

“Ao adentrarmos no mundo mágico da pintura e arquitetura, permitimos aos nossos sentidos a incrível percepção da emoção. O produto artístico reflete a alma de quem os cria,”declara.

O conhecimento adquirido ao longo de 20 anos, o artista não guarda para si, faz parte do seu projeto pessoal repassar para futuras gerações por meio de oficinas para crianças em escolas públicas e palestras em colégios e universidades.


Site: http://rdsartes.com | Facebook: Rafael Dos Santos  | Instagram: rds.rafaelsantos | Vemeo: Rafael dos Santos 

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: