Arte & Moda Design intervenção Aqui Acolá

Os metais contemporâneos de Fernanda Ferro

A rudeza do metal e a delicadeza de uma costura ou de uma pedra marinha quando caem nas mãos de Fernanda Ferro, tornam-se peças únicas. Seu olhar meticuloso consegue enxergar a beleza numa pedra bruta e transformá-la em peças e jóias carregadas de delicadeza e originalidade. Ela é a primeira designer a fazer uma intervenção no Blog Aqui Acolá e emprestou sua alquimia para a nossa logomarca.

Aqui Acolá - Fernanda Ferro - Estudio Monteferro (25)

Fernanda Monteiro Ferro tem 28 anos, nasceu em Maceió, mas passou a infância e boa parte da adolescência em Viçosa, cidade histórica localizada na zona da mata alagoana e importante berço cultural do estado.

“Eu tive uma infância muito livre, não só no sentido de segurança pela liberdade de poder vivenciar a cidade do interior, mas também por que meus pais me deram uma criação sem muitas regras”, afirma ela. “Acho que de alguma forma isso contribuiu para que eu tivesse a coisa de experimentar muito forte em mim e em tudo que faço”.

Ela se recorda de que o ato de materializar uma ideia chamava sua atenção desde muito cedo. “Cresci rodeada de mulheres inteligentes (avós, tia-avó, tias, primas) e que dominavam muito bem a arte da costura, pintura, bordado e a criação de uma forma geral”. Aos 10 anos, respirando e inspirando todo esse ar inventivo, começou a produzir bijuterias e conseguiu ganhar algum dinheiro, experiência que foi muito marcante. Também brincava de costurar e usava tudo que fazia. “Bolsinhas feitas com perna de calça jeans, blusas e customizações. Adorava desenhar, pintar, inventar. Era realmente uma ‘criança arteira’ em todos os sentidos”, lembra.

Aqui Acolá - Fernanda Ferro - Estudio Monteferro (10)
FOTO: Cortesia/ Estúdio Monteferro
Aqui Acolá - Fernanda Ferro - Estudio Monteferro (23)
FOTO: Cortesia/ Estúdio Monteferro
Aqui Acolá - Fernanda Ferro - Estudio Monteferro (30)
FOTO: Cortesia/ Estúdio Monteferro
Aqui Acolá - Fernanda Ferro - Estudio Monteferro (5)
FOTO: Cortesia/ Estúdio Monteferro

Aos 16 anos veio morar em Maceió e o amor pela arte aumentou através do contato com sua avó. “Ela tinha um ateliê em sua casa e era mágico ver aquele espaço onde as coisas nasciam. Ficou em mim o desejo de um dia ter um lugar como aquele”, revela. Entrou para a faculdade de Arquitetura e Urbanismo  e começou a estudar design de interiores. Depois de dois anos formada e trabalhando como arquiteta, ela sentia que ainda faltava alguma coisa em sua vida.

Retomou suas atividades com trabalhos manuais em casa, de início fabricando colares utilizando materiais como conchas, fragmentos de corais, ouriços secos e pedras marinhas. “A aceitação foi inesperadamente muito boa e ali comecei a enxergar uma possibilidade real”, diz. “Quatro meses depois veio o convite para fazer uma peça para o clipe que o Ney Matogrosso viria gravar em Maceió em parceria com o cantor Vitor Pirralho”. Ao final, Fernanda produziu todos os acessórios que seriam usados pelo personagem de Ney no vídeo.

Aqui Acolá - Fernanda Ferro - Estudio Monteferro (3)
Fernanda Ferro confeccionou acessórios  para Ney Matogrosso gravar o clip em  parceria com o cantor Vitor Pirralho | FOTO: Cortesia/ Estúdio Monteferro
Aqui Acolá- Fernanda Ferro
Foto: Cortesia

Por volta de setembro de 2017, ela decidiu dar um tempo nos trabalhos de arquitetura para se dedicar inteiramente às suas criações artísticas. Passou um tempo no Rio de Janeiro, iniciou um curso de joalheria e passou a trabalhar também com metais (prata, cobre e latão) e incorporá-los ao seu design. Criou o Estúdio Monteferro e começou a viajar para feiras e eventos divulgando suas obras e aprendendo.

Aqui Acolá - Fernanda Ferro - Estudio Monteferro (32)
FOTO: Cortesia/ Estúdio Monteferro
Aqui Acolá - Fernanda Ferro - Estudio Monteferro (26)
FOTO: Cortesia/ Estúdio Monteferro
Aqui Acolá - Fernanda Ferro - Estudio Monteferro (12)
FOTO: Cortesia/ Estúdio Monteferro
Aqui Acolá - Fernanda Ferro - Estudio Monteferro (13)
FOTO: Cortesia/ Estúdio Monteferro

O trabalho de Fernanda Ferro tem o tempo como um dos fatores primordiais e essenciais. “Admiro os objetos que têm história e principalmente os que trazem marcas dessas histórias”, revela.

“Elementos naturais, como pedras brutas, sementes, fragmentos marinhos, metais oxidados, todos trazem a beleza do imperfeito dentro de suas próprias perfeições.” A partir dessas marcas únicas é que seu trabalho nasce. “Gosto de explorar a beleza do bruto, do cru. O bruto é rebelde, dificilmente pode ser replicado, tem forma e textura espontânea e não é previsível”.

Além da joalheria clássica, Fernanda utiliza técnicas de costura e amarração para dar originalidade e sua mão às obras que produz. Para ela, seu trabalho está em constante evolução e reinvenção. “O Estúdio Monteferro é recente e o trabalho com a joalheria e o design de acessórios é só o primeiro passo”, afirma.

Além disso, ela também tem interesse em moda e tem planos para ampliar o horizonte de possibilidades em seu estúdio. “Pretendo continuar aprendendo a arte em metais para uni-la aos elementos que já venho trabalhando, além de continuar buscando novas possibilidades”.

INTERVENÇÃO

Para a intervenção na logomarca do Aqui Acolá, Fernanda utilizou o mesmo processo de construção de suas peças, além de elementos como cordão com tecido, pedra bruta, pedra facetada e metais como prata e cobre.

Aqui Acolá - Fernanda Ferro - Estudio Monteferro (21)

Gosto de juntar os materiais, estudá-los, ver as proporções, padrão das cores, posicionamento harmônico dos elementos, e foi o que fiz”, comenta. “Gosto dessa mistura e acredito que o resultado estético é forte. Nunca utilizei esses materiais para expressar algo pré definido, como uma frase por exemplo, e por isso achei a missão muito interessante”.


Site: estudiomonteferro.com | Instagram: @monteferro  | Facebook: facebook.com/estudiomonteferro/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: