Artes intervenção Aqui Acolá

Eduardo Bastos e a alma da cidade

“Minha inspiração vem do sofrimento humano, das injustiças sociais, do caos urbano”, diz ele.

BLOG AQUI ACOLÁ - EDUARDO BASTOS. (52)A perspectiva social, tanto das paisagens e construções arquitetônicas quanto das pessoas que nelas vivem e transitam é o carro-chefe da pintura de Eduardo Bastos. Arquiteto e artista visual, Eduardo é o artista homenageado deste mês do Aqui Acolá. Ele fez sua intervenção na logomarca do blog e falou um pouco sobre sua trajetória no mundo das artes.

Eduardo é alagoano de Maceió e começou rabiscando e desenhando muito cedo, como quase toda criança.

“Talvez o traço seja nossa primeira reação ao mundo para nos comunicar de maneira efetiva e duradoura. Dê um lápis e um papel a uma criança na mais tenra idade e veja o que ela faz: não pensa duas vezes e vai logo rabiscando. É instintivo”, afirma.

Ainda no Jardim da Infância, seu interesse pelo desenho aumentou. “Estudava com dois irmãos gêmeos e eles eram muito bons. E me encantava com a facilidade com que desenhavam, principalmente “cowboys”. Então comecei a tentar imitá-los. Lembro que havia muita frustração, mas continuei insistindo”, lembra ele. Tudo isso, junto ao incentivo da mãe propiciou que a arte nunca deixasse sua cabeça e suas mãos.

Entrou para o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas e a arte passou a ter uma seriedade maior em sua vida. “Gostava do desenho artístico e me impressionava com trabalhos de estudantes mais experientes. Vi que havia muitas coisas a aprender”. Nessa época, apaixonou-se pela perspectiva no desenho, fato que foi fundamental e reverbera em seu trabalho até hoje. “Ficava fascinado como o objeto parecia ser tridimensional num plano, as representações espaciais em 3D era algo fabuloso”, diz.

Através da faculdade, teve as primeiras experiências com desenho de observação, cujos modelos eram as edificações antigas de Maceió. Muitos tempo depois, já através das redes sociais, Eduardo entrou em contato com o Movimento dos “Urbans Sketchers” e entusiasmou-se ainda mais pelo desenho de rua. Além da bagagem teórica e prática em desenho de arquitetura que recebeu na universidade, fez alguns cursos de desenho e estudou com Salles Tenório e Pierre Chalita.

O trabalho de Eduardo Bastos traz muito do urbano e do interior, das questões sociais como um todo. “Minha inspiração vem do sofrimento humano, das injustiças sociais, do caos urbano”, diz ele.

“Outro assunto que me interessa é o meu povo, tão rico culturalmente e tão menosprezado pelas elites dominantes. Tento representar as manifestações culturais naquilo que há de mais original”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para estruturar essa base, já trabalhou com quase todas as técnicas artística: óleo sobre tela, acrílico, marcadores, pasteis secos e oleosos, fusain, lápis aquarelados, grafite, esmalte de unhas e a aquarela.

Além de compor mostras coletivas, suas obras já formaram a exposição individual VER-A-CIDADE, que ficou em cartaz nos meses de novembro e dezembro de 2016 na Galeria de Arte do Cesmac. Com a curadoria de Socorro Lamenha, Eduardo retratou em seus trabalhos a sua visão da cidade.

 

“Ele percorre as ruas, becos e vielas em busca da alma da cidade. E ela vai se revelando bela e feia, radiosa e sombria, acolhedora e malvada”, comenta Socorro no texto curatorial.

De lá pra cá, Eduardo continua produzindo e divulgando seus trabalhos nas redes sociais, além de dar aulas no Curso Superior e Tecnológico de Design de Interiores do IFAL. “Não costumo planejar muita coisa, mas penso em quando me aposentar dedicar inteiramente minha vida à Arquitetura e à Arte”, revela.

Ele interveio na logomarca do Aqui Acolá evidenciando bastante seu traço e sua marca artística. “Estava numa fase desenhando muito os tocadores de pífanos e quando recebi o convite pensei neles”, comenta. “Observe que são dois, em distintas posições, um toca para AQUI e o outro para ACOLÁ!”.

BLOG AQUI ACOLÁ - EDUARDO BASTOS. (23)


Endereços eletrônicos: Facebook.com/eduardobastos  | Instagram: @edubastos100

 

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: