Artes intervenção Aqui Acolá

Agélio Novaes e o mundo de papel

Para o artista visual viçosense Agélio Novaes, o papel é a janela aberta para o mundo das suas criações. Seja pelo desenho, – inspiração inicial de sua vida artística – pela escultura ou suas famosas colagens – traço mais forte e marcante de suas obras, o papel em branco ou impresso é a matéria-prima fundamental para seu criativo trabalho. Ele é o homenageado especial do Aqui Acolá do mês de maio.

Blog Aqui Acolá - Agélio Novaes - recorte e colagem (6)

O desenho foi o primeiro caminho que Agélio escolheu para expressar sua veia artística, ainda criança. Aos 10 anos, já em Maceió, seu pai o matriculou na escola de desenho do professor Lourenço Peixoto para que ele desenvolvesse ainda mais a sua inspiração e o seu traço. Além disso, andou por Pernambuco e São Paulo estudando Produção Gráfica, Arte Publicitária e Imagens Digitais.

Blog Aqui Acolá - Agélio Novaes - recorte e colagem (23)

Blog Aqui Acolá - Agélio Novaes - recorte e colagem (16)

Blog Aqui Acolá - Agélio Novaes - recorte e colagem (22)

Em 1987 realizou sua primeira exposição individual em Recife chamada “Arte Postal”. “Nessa exposição eu já apresentava colagens, isso sempre foi muito forte, não sei por quê”, lembra ele.

“A partir desse começo, eu resolvi entrar de verdade nesse mundo das artes visuais, sempre tentando buscar a minha própria identidade, meu próprio traço. Sem me deixar influenciar demais pelos grandes mestres”.

Para as colagens, seu principal material são folhas de revistas. “As que têm um papel com uma gramatura maior ou um bom papel couchê são as melhores para trabalhar”, diz. “Uma desvantagem é o fator do esmaecimento. Se você não tiver cuidado, o papel desbota. Quanto melhor a impressão, mais tempo a obra dura”.

Blog Aqui Acolá - Agélio Novaes - recorte e colagem (11)

Agélio também se dedica a fazer esculturas de papel e aquarelas. “Sou cenógrafo, já trabalhei em espetáculos de teatro, shows de música e eventos. Fora isso, também faço muita coisa com infogravura, que são desenhos ou pinturas feitas no computador”, comenta.

Já organizou seis exposições individuais e seus trabalhos já viajaram por Recife, Aracaju, Rio de Janeiro e São Paulo em várias mostras coletivas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Atualmente estou com uma proposta de uma individual de infogravuras sobre Viçosa”, revela. “Saí de lá muito pequeno e tenho muitas lembranças, passava muitas férias lá. Já comecei a produzir e a exposição talvez aconteça esse ano ainda”.

Intervenção – Aqui Acolá

Para a sua intervenção na logomarca do Aqui Acolá, ele utilizou a infogravura. “Eu percebi que a disposição das letras da logo eram bem interessantes para trabalhar e adicionar os elementos que eu tinha em mente, e foi isso que eu fiz. A princípio iria fazer em colagem e terminei fazendo digitalmente, mas com a mesma ideia”.

aquiacola


Texto: Nicollas Serafim | Fotos: Acervo pessoal do artista Agélio Novaes | Foto da capa: Felipe Brasil

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: