Artes intervenção Aqui Acolá

Rosivaldo Reis e os ventos da arte

O artista especial do mês de outubro do blog Aqui Acolá é o maceioense Rosivaldo Reis. Atuando há 34 anos no movimento artístico da cidade, ele coleciona em sua bagagem profissional inúmeros formatos e linguagens em que desenvolve sua criatividade.

O artista especial do mês de outubro do blog Aqui Acolá é o maceioense Rosivaldo Reis. Atuando há 34 anos no movimento artístico da cidade, ele coleciona em sua bagagem profissional inúmeros formatos e linguagens em que desenvolve sua criatividade. Aproveitando a brisa da inspiração, ele inaugurou a exposição “Vento Nordeste“, em cartaz no Complexo do Teatro Deodoro.

blog-aqui-acola-rosivaldo-reis-1
Exposição “Vento Nordeste”, de Rosivaldo Reis. Foto:Washington da Anunciação

O despertar de sua curiosidade pela ilustração aconteceu na escola, quando via os desenhos dos colegas de turma pregados no quadro pela professora. “Esse foi o ponto de partida, e desde esse tempo não parei mais”, lembra. “E apesar de toda essa vida, eu sempre penso que não aprendi nada, que sempre preciso absorver mais”.

Depois do colégio, sua vida continuou girando em torno da arte. Começou a trabalhar com letreiros e artes gráficas e, a partir de 1982, iniciou sua atuação como artista profissional, logo quando surgiu a Feirinha de Artesanato da Pajuçara, pegando carona nas primeiras tentativas de impulsionar o turismo em Alagoas.

blog-aqui-acola-rosivaldo-reis-10
Foto: Tony Admond

“Passei muito tempo estudando com Pierre Chalita e com ele eu desenvolvi intensamente o trabalho de retrato”, diz. “Também fiz vários cursos pequenos quando outros artistas passavam por Maceió, como Jardim Freire, Fayga Ostrower e Lourdes Cedran. Eu sempre tive esse desejo de aprofundar e aperfeiçoar minhas possibilidades de criação”.

O horizonte de Rosivaldo Reis é bastante amplo. Sua produção vai desde o desenho clássico do retrato e a pintura até as contemporâneas instalações e esculturas, passando ainda por desenho animado. Segundo ele, todo esse leque lhe garante uma liberdade que ele sempre buscou em seu trabalho. “Dependendo das circunstâncias, o que estiver à mão o artista consegue usar. Eu trabalho com alumínio, material reciclado, ferro, arame, plástico, tudo”.

blog-aqui-acola-rosivaldo-reis-13

blog-aqui-acola-rosivaldo-reis-15
Foto: Acervo de Rosivaldo Reis

Além de seu trabalho individual, já deu aulas de desenho no Senac e também atua como curador e membro da diretoria da Associação dos Artistas Profissionais Visuais de Alagoas (Avisual). “Estamos finalizando um projeto chamado Livre Troca, no qual vários artistas do Brasil virão para Maceió para um intercâmbio cultural com os nossos artistas. Outro que estamos preparando é o Canteiro de Obras, onde a intenção é dar visibilidade aos ateliês, o local de nascimento da arte, onde tudo acontece”.

Sua nova exposição, “Vento Nordeste”, foi batizada em homenagem ao clima de Maceió e aos ventos característicos desta época do ano no Nordeste brasileiro. Toda a mostra é feito com o alumínio das latinhas de cerveja e refrigerante, que se transformaram em infindáveis cata-ventos. “Primeiro fizemos uma instalação com os cata-ventos na praia de Pajuçara para gravação de um vídeo. A exposição agora segue no Complexo Cultural do Teatro Deodoro até 18 de novembro”, explica ele.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para a intervenção na logomarca do Aqui Acolá, Rosivaldo usou um dos elementos mais recorrentes em seus trabalhos: a bicicleta. “Aproveitei que está tão em voga essa questão da mobilidade urbana, aliado ao nome do blog que remete ao movimento – Aqui Acolá – e eu sempre me fascinei pela bicicleta quando criança, muito por não ter tido como comprar uma”, revela.

blog-aqui-acola-rosivaldo-reis-11


IMAGEM DA CAPA: A imagem que compõe a capa desta postagem é do fotografo João Erisson 

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: