Artes intervenção Aqui Acolá

A arte e a Paz de Levy

O sorriso amigável e a fala serena de Levy Paz demonstram um cara do bem, de bom papo. Mas basta puxar a conversa para o campo da arte que ele se revela um artista estudioso, que preza pela primazia e o ecletismo em seus trabalhos. Desenhista, pintor e alguns outros títulos que compõem a alcunha de artista visual, Levy vem ganhando espaço entre os grandes artistas de Alagoas com seu traço forte e característico, aliados à sua perseverança e intensa produção. Ele é o artista especial do Aqui Acolá no mês de junho.

levypaz ilustração premiada
FOTO: Acervo pessoal do artista.

Natural do Gama-DF, ele diz que foi através do desenho, ainda criança, que descobriu o encanto pela vida. O papel em branco representava a liberdade para a criação de seu próprio mundo. “Comecei assim com os amigos e vizinhos de infância, desenhando e pintando, brincando com tinta guache. Fazia réplicas de cartões de Natal ou cartões postais variados e através dos incentivos e elogios que recebia fui ganhando força pra continuar. E estou nessa até hoje”.

IMG_2473
Foto: Acervo pessoal do artista

Sua família ainda andou por outras cidades do Brasil, como Goiânia e Salvador, até desembarcar em Maceió. E foi na capital de Alagoas que sua veia artística começou a pulsar mais forte. “Fiz um curso de desenho no Cenarte e lá por volta de 1999 comecei a atuar profissionalmente como desenhista”, diz ele. Desde então seus horizontes começaram a se expandir e ele passou a se dedicar inteiramente à arte. Começou a trabalhar em agências de publicidade e seu trabalho foi ganhando novos terrenos visuais.

IMG_20141221_162011
Foto: Acervo pessoal do artista

“Com o tempo fui aprendendo técnicas, ampliando os conhecimentos e conhecendo novos artistas. Tudo isso vai enchendo sua cabeça de informação e isso se reflete na arte, com certeza”, afirma. “Passei a pesquisar bastante sobre materiais, misturas e composições e fui abrindo meu leque de possibilidades. Com a prática e a resposta do público, o artista vai se reinventando e isso o faz crescer cada vez mais”.

IMG_20141220_155359
Foto: Acervo pessoal do artista

Levy Paz é um artista inventivo que se utiliza de diversas matérias e maneiras para produzir suas peças. Sua arte vai desde a caricatura até o desenho animado em computação gráfica. Utilizando a técnica mista, ele mistura materiais, estruturas e linguagens diferentes para compor suas imagens. “Utilizo um pouco do figurativo e um pouco do abstrato. Meu trabalho tem muito do surrealismo, também por estar inserido na arte contemporânea”.

IMG_1730
Foto: Acervo pessoal do artista
IMG-20151215-WA0010
Foto: Acero pessoal do artista

Já participou de concursos como o Calabar do CESMAC em 2008 e Aurélio Buarque da Fundação Pierre Chalita em 2010, além de exposições coletivas incluindo a 7 pecados em 2009, Graciliano Ramos em 2010 do SESC, todas as edições da Artnor Sebrae, Maceió Cultural no Maceió Shopping no ano passado e, mais recentemente, a ColetivaMente no Arte Pajuçara. Promoveu uma oficina com alunos do Colégio Madalena Sofia em 2009, e seu trabalho pode ser conferido em ambientes abertos como o Muro do Porto de Jaraguá e no futuro Pólo de Tecnologia do mesmo bairro, além de um painel dupla face na Unidade de Emergência do Agreste em Arapiraca. Ele também se utiliza das redes sociais para divulgas suas obras, que também podem ser adquiridas através de uma loja virtual (http://www.elo7.com.br/41e492).

INTERVENÇÃO NA LOGOMARCA

Levy Paz foi o artista escolhido para emprestar seu talento e sua visão artística para a intervenção na logomarca do Aqui Acolá neste mês de junho. Segundo ele, a ideia foi reformular totalmente a estrutura da marca. “Usei uma fonte tipográfica antiga, usada muito pelos militares americanos no design de seus produtos”, diz ele. “Então pensei numa imagem que dê a ideia de força, de solidez”.

profile-facebook-insta-lugares

Levy está esboçando, ainda em linhas rascunhadas, a sua primeira exposição individual. Segundo ele, a hora é de juntar o que ele tem de melhor para dar esse importante passo em sua carreira artística. As ideias já estão concebidas e seu plano é montar a exposição para o início do ano que vem.

IMG_20150119_165354
Foto: Acervo pessoal do artista
IMG_20141117_074255
Foto: Acervo pessoal do artista

Até lá, ele seguirá pesquisando, trabalhando e produzindo. Para Levy, este é apenas o começo de uma longa história. “Como artista, acho que tenho o compromisso de buscar a beleza incessantemente”, revela. “Colocar numa superfície plana o que habita a sua imaginação é uma coisa fantástica. Ser artista é criar, é brincar de ser Deus e explorar as infinitas possibilidades que o pensamento nos traz.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: