Artes intervenção Aqui Acolá

As criações visuais de Lenny Lima

A vida artística profissional do alagoano Lenny Lima tem pouco tempo de existência, mas a qualidade e a maturidade de suas obras vêm chamando bastante atenção e ganhando o mundo através das tecnologias digitais. O Aqui Acolá conta agora um pouco da trajetória desse grande nome da nova arte contemporânea de Alagoa

A vida artística profissional do alagoano Lenny Lima tem pouco tempo de existência, mas a qualidade e a maturidade de suas obras vêm chamando bastante atenção e ganhando o mundo através das tecnologias digitais. O Aqui Acolá conta agora um pouco da trajetória desse grande nome da nova arte contemporânea de Alagoas.

Foto Didi Magalhães 4 (1)
Foto: Didi Magalhães

O olhar atento e o desejo de produzir sempre estiveram presentes na vida de Lenny através do desenho, porém o despertar para que a arte se tornasse uma realidade em definitivo em sua vida foi com o curso de Publicidade. Vivenciando intensamente o processo criativo nas agências por onde passou, suas ideias começaram a florir e seus trabalhos foram ficando cada vez mais constantes. “Comecei postando o que produzia na Internet, assim timidamente, sem pretensão, e o pessoal foi gostando”, diz ele.

camisa Globo-Menos 30

Com sede de conhecimento, Lenny não parou mais e foi atrás de tudo o que pudesse incorporar e aperfeiçoar seu trabalho. Além da formação em Publicidade, ele foi a São Paulo se pós-graduar em Design, cursou História da Arte em Recife e atualmente trabalha com marketing digital e social media. “De certa forma a minha arte é conectada a tudo isso. Tem o lado publicitário, das redes sociais e do design, e tudo isso contribuiu muito para minha formação”, comenta.

Essa mistura de conceitos e áreas diferentes tornam Lenny Lima um artista multifacetado, dinâmico e criativo. Seus trabalhos também englobam design de moda, como estamparias de camisetas, bolsas e tênis. “Procuro me misturar em vários caminhos, não apenas na arte contemplativa. A minha arte é dedicada à criação visual mesmo, ela pode estar na moda, no design, nas redes sociais, enfim.”

Minha Arte Exposta em um restaurante em BH-MG

Apesar da grande influência digital, seus trabalhos começam com um esboço manual e a maioria é feita para ser impressa. Suas inspirações vêm de muitas vertentes artísticas, mas que ele dilui para uma solução própria. “A gente sofre influência todo dia. Desde uma pessoa que passa na rua com uma estampa legal na camisa até Picasso ou Van Gogh”, revela. “Mas o meu estilo tem um pouco a ver com o digital, com o concretismo, o geométrico, o abstrato, além dos arquitetos como Oscar Niemeyer, dentre outros”.

2015 foi um ano intenso para Lenny, com muitas exposições coletivas e a integração com outros artistas através do Alagoas Arte Movimento, que possibilitou a exposição de seus trabalhos nas ruas e praças. “Foi uma experiência muito interessante, porque eu nunca tinha exposto na rua. Além disso, fiquei a frente do movimento por um ano e pude incentivar muita gente que fazia um trabalho legal, mas tinha vergonha de mostrar.”

4

Com pouco mais de 6 anos como artista profissional, Lenny já contabiliza 15 exposições em seu currículo. Através das tecnologias, suas obras já foram mostradas em São Paulo, Portugal, Estados Unidos e Grécia. “Por ser digital, fica muito mais fácil do meu trabalho viajar o mundo”, diz ele. Além disso, seu trabalho já fez parte de uma publicação da Rede Globo, foi tema de seminário e virou estampa de camisetas vendidas pela empresa.

Ele vê com bons olhos e otimismo o horizonte para o artista alagoano. “Está melhorando muito, muitos locais de exposições estão surgindo, pessoas estão querendo organizar exposições. Já existem duas associações que promovem projetos para o artista visual. Tudo isso movimenta bastante o cenário alagoano”, diz ele. “Agora o que dificulta um pouco é a questão de mercado, de vendas mesmo. Quando o artista produz uma obra, ela se torna um produto, inevitavelmente. E o artista precisa viver de sua arte. Nesse quesito ainda estamos engatinhando”.

Obras no Galp+úo 422

Para Lenny, 2016 é um ano de estudos e planejamento. Colocar seu site oficial no ar é uma das metas, ele também pretende organizar uma exposição solo para 2017 e vem trabalhando a finco para fazer dessa mostra um acontecimento marcante em sua carreira. Contudo, já recebeu convites para expor em São Paulo no segundo semestre e suas produções não param.

12788199_959659117422953_1011222093_n (1)

Lenny foi o artista responsável pela intervenção na logomarca do Aqui Acolá neste mês de maio. Ele conta como foi o processo:

Com muito estudo, afinco e dedicação, Lenny Lima é um artista do século 21. Antenado e determinado, utiliza das ferramentas certas para o desenvolvimento de seu talento. Através de sua arte, ele cria asas e voa longe, encanta pessoas e embeleza o universo, seja ele o virtual ou o real.


*Texto de Nicollas Serafim  | ***As imagens que ilustram a reportagem são do acervo pessoal do artista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: