A vida do artista visual Persivaldo Figueirôa coloriu-se de arte desde muito cedo. Ainda criança, em Vertentes-PE, sua cidade natal, as brincadeiras com lápis, pincéis e tintas afloraram nele o amor pela pintura, transformando-o num dos artistas mais procurados e respeitados de Alagoas atualmente.
“Desde que eu me entendo por gente, eu pinto”, diz ele. Incentivado pela mãe desde a infância, a arte foi crescendo dentro de si enquanto ele mesmo crescia. “Sempre gostei de desenhar e minha mãe usava minhas pinturas nas costuras que ela fazia. Então sempre estava produzindo e essa coisa de ser artista veio naturalmente, sem nenhuma pretensão, era algo do dia a dia”.
Em 1984, Persivaldo desembarcou em Maceió para ser bancário, atividade que exerceu durante 13 anos. Porém, a pintura não saía de sua cabeça nem de suas mãos. “Comecei a procurar caminhos para me aperfeiçoar mais a partir desse período. Passei a frequentar o Ateliê de Sales e me soltei cada vez mais”.
Toda a sua bagagem de anos de autodidata, aliada às técnicas aprendidas na escola de arte deram a Persivaldo novo fôlego de inspiração e produção. Ficou amigo do também pintor Edgar Bastos, que o levou para dentro do mundo das artes alagoanas, e o incentivou ainda a mais a produzir.
Com o término de seu trabalho no banco, só havia um caminho para seguir, aquele que havia lhe acompanhado a vida inteira. “Não queria mais ser empregado de ninguém e entrei de cabeça na arte. Já tinha conhecimento com arquitetos e pessoas ligadas a esse meio e passei a pintar profissionalmente. A partir daí, meu trabalho só cresceu”.
A pintura de Persivaldo Figueirôa se destaca, fundamentalmente, pelo figurativo. Seja humana, animais ou criaturas (inventadas ou não), a figura sempre se destaca em seus trabalhos. Cenas e situações do cotidiano também têm presença garantida em suas obras, assim como os elementos do folclore nordestino.
Além disso, ele também começou a desenvolver um trabalho com esculturas de papel, papel machê e papietagem. Contudo, desta vez, é o abstrato que toma conta de suas inspirações. Curioso, ele também já se aventurou por outros caminhos da arte, como o ferro, a argila e a confecção e decoração de máscaras de carnaval. Outra característica marcante de seu trabalho são as pinturas de grandes dimensões. Ele tem obras gigantes espalhadas pelo estado como o viaduto de Rio Largo, da Praia do Francês e o painel em Jaraguá.
Com 13 anos de carreira profissional, Persivaldo Figueirôa já mostrou suas obras em diversas exposições individuais e coletivas pelo Brasil e o mundo, além de sempre estar sendo chamado para decorar ambientes em diversas lojas especializadas em arquitetura de Maceió.
Para o futuro, ele deseja pôr em prática algumas ideias que ainda estão em fase embrionária: uma exposição aqui, um trabalho acolá, nada muito certo. A única certeza é que a inspiração e a vontade de iluminar a vida com as pinturas e esculturas permanecem firmes e fortes na mente do artista.
INTERVENÇÃO NA LOGOMARCA DO AQUI ACOLÁ
Persivaldo Figueirôa é o primeiro artista visual convidado a modificar a logomarca do Aqui Acolá através de sua percepção artística. Segundo ele, a ideia era não interferir demais, com sutileza e firmeza ao mesmo tempo. “Usei alguns desenhos que estão sempre presentes no meu trabalho, assim como as cores primárias, que gosto bastante”, diz ele.