Artes intervenção Aqui Acolá

Pintando a vida com Persivaldo Figueiroa

A vida do artista visual Persivaldo Figueirôa coloriu-se de arte desde muito cedo. Ainda criança, em Vertentes-PE, sua cidade natal, as brincadeiras com lápis, pincéis e tintas afloraram nele o amor pela pintura, transformando-o num dos artistas mais procurados e respeitados de Alagoas atualmente.

A vida do artista visual Persivaldo Figueirôa coloriu-se de arte desde muito cedo. Ainda criança, em Vertentes-PE, sua cidade natal, as brincadeiras com lápis, pincéis e tintas afloraram nele o amor pela pintura, transformando-o num dos artistas mais procurados e respeitados de Alagoas atualmente.

“Desde que eu me entendo por gente, eu pinto”, diz ele. Incentivado pela mãe desde a infância, a arte foi crescendo dentro de si enquanto ele mesmo crescia. “Sempre gostei de desenhar e minha mãe usava minhas pinturas nas costuras que ela fazia. Então sempre estava produzindo e essa coisa de ser artista veio naturalmente, sem nenhuma pretensão, era algo do dia a dia”.

1451328_656293571081444_1680904692_n[2]

1470232_656293357748132_1500721844_n[1]1012483_656293591081442_1679500924_n[1]

Em 1984, Persivaldo desembarcou em Maceió para ser bancário, atividade que exerceu durante 13 anos. Porém, a pintura não saía de sua cabeça nem de suas mãos. “Comecei a procurar caminhos para me aperfeiçoar mais a partir desse período. Passei a frequentar o Ateliê de Sales e me soltei cada vez mais”.

Toda a sua bagagem de anos de autodidata, aliada às técnicas aprendidas na escola de arte deram a Persivaldo novo fôlego de inspiração e produção. Ficou amigo do também pintor Edgar Bastos, que o levou para dentro do mundo das artes alagoanas, e o incentivou ainda a mais a produzir.

Com o término de seu trabalho no banco, só havia um caminho para seguir, aquele que havia lhe acompanhado a vida inteira. “Não queria mais ser empregado de ninguém e entrei de cabeça na arte. Já tinha conhecimento com arquitetos e pessoas ligadas a esse meio e passei a pintar profissionalmente. A partir daí, meu trabalho só cresceu”.

A pintura de Persivaldo Figueirôa se destaca, fundamentalmente, pelo figurativo. Seja humana, animais ou criaturas (inventadas ou não), a figura sempre se destaca em seus trabalhos. Cenas e situações do cotidiano também têm presença garantida em suas obras, assim como os elementos do folclore nordestino.

Além disso, ele também começou a desenvolver um trabalho com esculturas de papel, papel machê e papietagem. Contudo, desta vez, é o abstrato que toma conta de suas inspirações. Curioso, ele também já se aventurou por outros caminhos da arte, como o ferro, a argila e a confecção e decoração de máscaras de carnaval. Outra característica marcante de seu trabalho são as pinturas de grandes dimensões. Ele tem obras gigantes espalhadas pelo estado como o viaduto de Rio Largo, da Praia do Francês e o painel em Jaraguá.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com 13 anos de carreira profissional, Persivaldo Figueirôa já mostrou suas obras em diversas exposições individuais e coletivas pelo Brasil e o mundo, além de sempre estar sendo chamado para decorar ambientes em diversas lojas especializadas em arquitetura de Maceió.

Para o futuro, ele deseja pôr em prática algumas ideias que ainda estão em fase embrionária: uma exposição aqui, um trabalho acolá, nada muito certo. A única certeza é que a inspiração e a vontade de iluminar a vida com as pinturas e esculturas permanecem firmes e fortes na mente do artista.

INTERVENÇÃO NA LOGOMARCA DO AQUI ACOLÁ

Persivaldo Figueirôa é o primeiro artista visual convidado a modificar a logomarca do Aqui Acolá através de sua percepção artística. Segundo ele, a ideia era não interferir demais, com sutileza e firmeza ao mesmo tempo. “Usei alguns desenhos que estão sempre presentes no meu trabalho, assim como as cores primárias, que gosto bastante”, diz ele.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: