Fotografia

João Facchinetti e o amor pela fotografia

Médico de profissão e fotógrafo de paixão, João Facchinetti, começou a brincar com a luz ainda criança. E essa brincadeira o guiou pelo caminho da fotografia aos 13 anos, também por influência de seu pai. Com o tempo, essa ingenuidade foi se transformando em sede de conhecimento. Sua fotografia é predominantemente em preto e branco. O motivo, segundo ele, é bastante pessoal e particular.

Fotografar é colocar na mesma linha a cabeça, o olho e o coração”. A frase é de Henri Cartier-Bresson, lendário fotógrafo francês, mas define claramente – como a luz que passa pelas lentes da câmera – o estilo de vida do alagoano João Facchinetti.

AAA João (54).jpg

Médico de profissão e fotógrafo de paixão, João começou a brincar com a luz ainda criança. E essa brincadeira o guiou pelo caminho da fotografia aos 13 anos, também por influência de seu pai. “A fotografia sempre esteve presente na minha vida de alguma forma. Gostava muito de brincar com as câmeras de meu pai, de tirar fotos do pessoal na rua, na escola… era uma coisa bem ingênua”, lembra.

Com o tempo, essa ingenuidade foi se transformando em sede de conhecimento. João decidiu investir pesado e se aperfeiçoar naquilo que mais gostava de fazer. Leu muitos livros, fez vários cursos, e viajou em busca do conhecimento para melhorar suas fotos.

_0155921
Foto: João Facchinetti
_OTO5005 PNG (1)
Foto: João Facchinetti

Sua fotografia é predominantemente em preto e branco. O motivo, segundo ele, é bastante pessoal e particular. “Você tem que desenvolver um olhar para o preto e branco, abstrair-se um pouco das cores pra conseguir organizar o espaço fotográfico dentro dessa percepção. Não é um exercício muito simples, e a linguagem é diferente”, comentou. “Eu gosto muito da beleza do ‘colorido’ dos tons de cinza há muito tempo, mas a construção desse pensamento vem de uns três anos pra cá, e hoje eu só fotografo em preto e branco”.

_OTO0578
Foto: João Facchinetti
12593863_1007077382700816_7934675568058753142_o
Foto: João Facchinetti. Da série “Paradinha para o Xixi”.

Segundo ele, o que mais gosta de focar em suas lentes são paisagens, sua grande paixão desde sempre. Mas a fotografia de modelos caiu em seu gosto particular durante seus estudos, tanto que hoje ele possui um estúdio próprio para esse estilo de fotografia.

modelo2
Foto: João Facchinetti. Fotografar modelos também é outra atividade que caiu no gosto de Facchinetti.
modelo1
Foto: João Facchinetti

FOTO MODELO 1, 2 OU 3

_0154011c
Foto: João Facchinetti

A busca por paisagens o faz viajar sempre com a câmera nas costas, como uma bagagem inseparável. Em suas andanças, juntou-se a outros amantes da arte e formou o grupo Perambular Fotográfico, que viaja uma vez por mês para algum pedaço de Alagoas em busca de boas imagens.

“A fotografia, de certa forma, é um esporte extremamente solitário. Na hora em que você coloca a máquina no rosto, não tem mais ninguém perto de você. E mesmo quando estamos em grupo, cada um vai fazer a sua foto, vai descobrir e arrancar daquele lugar o que está dentro de você, porque na fotografia você vê o que está dentro de si.”

FOTO5189
Foto: João Facchinetti

Perambular Fotográfico é um grupo virtual com cerca de 500 fotógrafos cadastrados (entre amadores e profissionais), que se encontram espontânea e ocasionalmente. Dessas vivências já nasceram três exposições e neste sábado (19) e domingo (20), o grupo promove um workshop chamado Perambulando pela Fotografia, com palestra, oficina e mesa-redonda no Parque Shopping, em Cruz das Almas.

FOTO WORKSHOP

Junto com as exposições realizadas com o Perambular Fotográfico, João Facchinetti já participou de dez mostras e em 2015 ficou em 2º lugar no concurso de fotografias feito pelo Museu Pierre Chalita, prêmio que transformou em equipamento fotográfico, é claro. “Expor é um exercício muito interessante. Poder ver o que você fez e o que os colegas estão fazendo é uma boa experiência”.

_0152850
Foto: João Facchinetti

CURSO BÁSICO DE FOTOGRAFIA

O desejo de vivenciar a fotografia é tão intenso e fervilhante na mente de João, que ele decidiu repassá-lo a outras pessoas. Ele realiza há vários anos um Curso Básico de Fotografia, no qual transmite os conhecimentos mais elementares e teóricos até a prática.

_OTO1447
Foto: João Facchinetti

João enxerga a fotografia como arte, e as aulas do curso são puxadas para o olhar artístico, muito além da técnica. “Fotografia pra mim não é registro, é arte. Por isso o curso está sempre voltado para que o aluno siga em busca do belo, seja ele o seu conceito particular qual for”, diz ele. As aulas iniciaram no último dia 10 de março e continuam, uma vez por semana, durante quatro meses.

João Facchinetti falou ao Aqui Acolá sobre as aulas:

Apesar de tudo isso, João faz questão de ser considerado um fotógrafo amador, um aprendiz. E nesse ritmo incessante de fotografar, ensinar e aprender, ele segue focando a arte, enquadrando a vida e disparando pra todos os lados o amor pela fotografia.


Mais informações sobre o Curso Básico de Fotografia pelos telefones 3326-1421 e 99648-3837.


 

* Texto e vídeo de Nicollas Seafim

4 comentários

  1. Parabéns!
    Excelente matéria!
    A fotografia precisa de pessoas realmente apaixonadas e que se preocupam com os detalhes, técnica e muito estudo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: