Artes Exposições

Velas Artes: a galeria flutuante de Gustavo Leite levantou a poeira do tempo

Passada uma semana desde que o projeto “Velas Artes” ganhou o mar bicentenário de Maceió e, através da mídia e das redes sociais, navegou além-mar com suas belíssimas embarcações decoradas com obras de 15 artistas, capitaneados pela curadora Mirna Porto; o Aqui Acolá resolveu navegar um pouco mais e reverenciar um nome bastante mencionado no decorrer do projeto: o teatrólogo e cenógrafo Gustavo Guilherme Leite, idealizador e homenageado desta edição.

Passada uma semana desde que o projeto “Velas Artes” ganhou o mar bicentenário de Maceió e, através da mídia e das redes sociais, navegou além-mar com suas belíssimas embarcações decoradas com obras de 15 artistas, capitaneados pela curadora Mirna Porto; o Aqui Acolá resolveu navegar um pouco mais e reverenciar um nome bastante mencionado no decorrer do projeto: o teatrólogo e cenógrafo Gustavo Guilherme Leite, idealizador  e homenageado desta edição.

22014871541_d6ae0740c0_o
Foto: Isaac Neves

Gustavo Leite sonhou acordado, no sonho viu desfilar no Rio São Francisco barcos com velas pintadas por artistas. O sonho rapidinho transformou-se em realidade, em 1994, no mar de Pajuçara. Daí surgiu o  “Velas Artes”, que ganhou mais uma edição, em 1995. Após 20 anos, desde sua última edição, o projeto foi revitalizado para as comemorações dos 200 anos de Maceió.

Acervo de Lula Nogueira
Acervo de Lula Nogueira
Acervo de Lula Nogueira
Acervo de Lula Nogueira
12063414_1075725235779811_152019492821830486_n
Foto: Acervo de Ronaldo Araújo e Denis Matos

o alagoano Gustavo Leite, infelizmente nos deixou bem jovem. Mas, o projeto além de homenagear Maceió e valorizar o trabalho dos nossos artistas plásticos, trouxe de volta a imagem viva de um homem inventivo que respirava Alagoas. A poeira do tempo, que insiste em disfarçar os feitos humanos, foi levantada por uma leve, doce e colorida brisa produzida por aqueles que conviveram e amaram Gustavo.

gustavo-leite
Foto: Acervo do blog de Fernando Machado

“Ele era uma pessoa com a imaginação fora do comum, ele tinha ideias incríveis. Ele falava do preto, do branco, do amarelo, do pastoril, do reisado, do folclore e de teatro. Infelizmente partiu muito cedo, mas essa partida implicou, sem querer, no desenvolvimento da nossa cultura. E, hoje, é uma emoção poder homenageá-lo por meio da arte”, falou emocionado, o artista plástico Alex Barbosa, que esteve presente nas duas primeiras edições do projeto.” (Trecho retirado da reportagem “Artistas alagoanos iniciam obras para o Projeto Velas Artes”, da Agência Sebrae de Notícias)

21382259114_cbefb866de_o
Artista plástico Rogério Sarmento. Foto: Isaac Neves
21382259904_deed642be5_o
Artista plástico participante Sales Tenório. Foto: Isaac Neves

O projeto ao que parece, terá outras edições, e as velas brevemente terão novas aparições em outras áreas da capital, além de outro desfile programado para o aniversário da cidade, no dia 05 de dezembro. E nós teremos mais tempo para relembrar quem foi aquele que deu nome ao teatro do Centro de Convenções Ruth Cardoso e  tantos outros projetos realizados por ele.

Além de muito, muito bonito, o projeto “Velas Artes” tem mais a nos ensinar e fazer refletir sobre tantos outros Gustavos que contribuíram com a história  da nossa querida Maceió e que talvez  estejam submersos na poeira do tempo.

21382265264_ba19db7625_o
Foto: Isaac Neves
21382251774_77d80b546b_o
Foto: Isaac Neves

Os artistas participantes desta edição entenderam bem a missão e além de relembrar a importância de Gustavo Leite, cada um a seu modo e com sua arte, destacaram também à paisagem e à cultural local, as manifestações folclóricas, a arquitetura histórica, as rendas de filé, as bandas de pífano e os artistas consagrados, a exemplo do caçula do grupo, Suel, que homenageou Hermeto Pascoal e Rogério Sarmento que trouxe a lembrança da amiga Vera Arruda.

21818104079_3e656292b0_o
Artista plástico Lula Nogueira. Foto: Isaac Neves.
21978841806_88aef54ffe_o
Artista plástica Tania de Maya Pedrosa. Foto: Isaac Neves

Velas Artes 3ª edição – Esta edição do projeto “Velas Artes” é resultado da parceria da Prefeitura de Maceió e Sebrae e deu inicio ao calendário das comemorações do aniversário da capital alagoana.

As velas são da Associação dos Jangadeiros de Maceió e os artistas convidados foram: Alex Barbosa, Ana Maia, Bárbara Lessa, Beto Normande, Dalton Costa, Eduardo Xavier, Juarez Orestes, Lula Nogueira, Maria Amélia Vieira, Paulo Caldas, Rogério Sarmento, Salles Tenório, Suel Damasceno e Tânia Pedrosa. Um dos artistas convidados, Beto Leão, precisou se ausentar por problemas de saúde, e foi representado por uma tela pintada coletivamente pelos demais artistas participantes.  Beto Leão veio a falecer na última sexta, dia 09.

A curadora Mirna Porto conversou com o Aqui Acolá e explica como foi elaborado o projeto desta edição. Ouça!


*O ensaio fotográfico completo poderá ser conferido no nosso FLICKR. As fotografias foram feitas pelo jornalista e fotografo Isaac Neves. 

** A foto de Gustavo Leite que ilustra a capa deste post faz parte do acervo pessoal de Lula Nogueira e Gustavo Lima

3 comentários

  1. Excelente matéria sobre o Velas Artes, evento que marcou a história das artes plásticas nestes 200 anos de Maceió. O projeto se destaca pela beleza, pelo compartilhamento artístico e pelos laços da memória.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: