Livros

Blog resgata imagens históricas de Alagoas

Nos últimos cinco meses fatos importantes da nossa história têm ganhado as redes sociais e a atenção dos internautas. O movimentado grupo no Facebook “História de Alagoas em Fotos” é na verdade desdobramento do blog História de Alagoas, resultado de intensa pesquisa do jornalista e ex-secretário de Estado da Cultura, Edberto Ticianeli.
Praça D.Pedro II, provavelmente nos anos 40.
Praça D.Pedro II, provavelmente nos anos 40. (Foto: Acervo do blog História de Alagoas)

Nos últimos cinco meses fatos importantes da nossa história têm ganhado as redes sociais e a atenção dos internautas.  O movimentado grupo no Facebook “História de Alagoas em Fotos” é na verdade desdobramento do blog História de Alagoas, resultado de intensa pesquisa do jornalista e ex-secretário de Estado da Cultura, Edberto Ticianeli.

0001
Para Edberto Ticianeli, o blog traz para a internet parte do acervo histórico que dorme em livros ou arquivos. (Foto: Isaac Neves)

Segundo o jornalista, o blog é a materialização de um projeto que surgiu em 2004, quando ele exercia o cargo de secretário Estadual de Cultura, e tem como objetivo trazer para a internet parte do acervo histórico que dorme em livros ou arquivos de difícil acesso para o cidadão comum, sempre utilizando a linguagem deste meio.

“Esta é uma construção coletiva, como a própria história. Quem quiser contribuir é só mandar o material que publicaremos no site”, informa.

Porta do Sol, de Cesar Pinto & Cia, bar, lanchonete e restaurante na Rua do Comércio, 105, esquina com o Beco São José. Provavelmente na Maceió da década de 30.
Rua do Comércio,  esquina com o Beco São José. Provavelmente na Maceió da década de 30. (Foto: Acervo do blog História de Alagoas)

O blog História de Alagoas, que pode ser acessado no endereço www.historiadealagoas.com.br, proporciona uma verdadeira viagem por meio de fotografias e textos que abordam eventos; movimentos sociais; partidos políticos; personalidades; memória urbana; disponibiliza  e-books grátis e conta com espaço dedicado ao fotojornalismo.

Rubens Colaço e Jayme Miranda em um bar de Jaraguá no início dos anos 60
Rubens Colaço e Jayme Miranda em um bar de Jaraguá no início dos anos 60. (Foto: Acervo do blog História de Alagoas)

No Facebook, o grupo é aberto e tem ganhado novos membros constantemente. A movimentação é tanta que surpreendeu até o criador da página. De acordo com Edberto, a iniciativa tem conquistado cerca de 200 novos membros a cada dia.

Três postagens diárias acompanhadas de boas imagens provocam, além das costumeiras curtidas, uma avalanche de comentários diários que movimentam o grupo, vindos das mais diversas esferas da sociedade alagoana.

Local em que vai ser construída a Intendência em 1910. Ao fundo o prédio da Guarda Civil.
Local em que vai ser construída a Intendência em 1910. Ao fundo o prédio da Guarda Civil. (Foto: Acervo do blog História de Alagoas)

O blog tem possibilitado ainda que o estudante universitário tenha acesso a história de Alagoas contada pelas habilidosas mãos de Ticianeli, que parece mais um ourives; e também  construída coletivamente.

É corriqueiro no grupo estudantes de história, turismo, jornalismo, dentre outras profissões,  acessado, dando sua opinião e até pedido o apoio de Edberto a respeito de questões que envolvem atividades acadêmicas.

Praia da Pajuçara nos anos 70
Praia da Pajuçara nos anos 70. (Foto: Acervo do blog História de Alagoas)

O jornalista tem dialogado bem com a nova geração e com os meios digitais. Foi ele que construiu a plataforma do blog – que devido ao grande sucesso passará brevemente por reformulação – , e fez o grupo nas redes sociais.

A História de Alagoas em Fotos já está consolidada no Facebook  e Ticianeli tem feito uso também do G+ e Twitter. O próximo passo será o Instagram.

O Aqui Acolá conversou com Edberto Ticianeli, que conta como tudo começou, das pesquisas, sobre os colaboradores, interatividade, desdobramentos do projeto, dentre outras questões. Confira!


HISTÓRIA DE ALAGOASwww.historiadealagoas.com.br | Grupo no Facebook: História de Alagoas em Fotos | Email para contato: eticianeli@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: