Artes Exposições

Exposição promove casamento entre fotografia e artes plásticas

Exposição "Fina Intervenção", do fotografo Pablo De Luca, reúne 30 trabalhos de 16 artistas na Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes até 31 de julho.

A fotografia e a pintura já estiveram em lados antagônicos, pelo menos nas mentes pensantes de alguns críticos de arte, a exemplo do poeta francês Charles Baudelaire (1821 – 1867), que via na fotografia a repetição, o esvaziamento do mistério que envolvia a contemplação da obra.  Em contrapartida, era ferrenho defensor da pintura.

Na exposição “Fina Intervenção”, no entanto, fotografia e a pintura andam bem próximas, quase desafiando o princípio da impenetrabilidade da matéria, que diz que dois corpos distintos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço e ao mesmo tempo.

Lançamento da exposição
Lançamento da exposição “Fina Intervenção”. Crédito da foto: Divulgação/FinaIntervenção

A proposta inusitada para a nossa ducentenária Maceió partiu do argentino e já naturalizado alagoano Pablo De Luca, que desafiou 15 dos nossos mais representativos artistas plásticos a intervir em imagens captadas por suas lentes. O resultado desta experiência pode ser conferido até 31 de julho na Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes.

Com curadoria de Carol Gusmão, a coletiva reúne 30 obras feitas a partir das mais diversas técnicas. Participam desta iniciativa: Alice Barros, Agélio Novaes, Chico Simas, Dalton Costa, Denis Matos, Lula Nogueira, Maria Amélia, Rosivaldo Reis, Paulo Caldas, Pedro Lucena, Persivaldo Figuerôa, Pedro Cabral, Pedro Caetano, Salles Tenório e Suel. Confira aqui como foi feita a escolha destes artistas!

Fotografia e arte

Inquietante, controversa e perturbadora, a fotografia foi o primeiro meio de reprodução verdadeiramente revolucionário. Fazendo vacilar os fundamentos da doutrina da arte pela arte, ela emergiu no cerne dessa crise dos fundamentos. A aceitação, no entanto, aconteceu gradualmente.

Nos dias atuais a fotografia transita livremente pelo mainstream institucional e comercial, e também no underground. Encontrou grande receptividade no mercado atingindo recordes nos leilões de arte, e é cada vez mais cobiçada por coleções públicas e particulares.

“Entre flores”, Caneta posca sobre foto impressa em canvas. Pablo De Luca/ Pedro Lucena. Créditos das imagens: Divulgação/FinaIntevenção.

Na contramão desta valorização, existe também a banalização com o surgimento dos meios digitais e o fácil acesso da sociedade contemporânea. Em decorrência disso, Pablo De Luca acalentou por anos a ideia desta exposição, que ele já considera um movimento cultural com futuros desdobramentos. Confira aqui entrevista com o fotografo!

O Aqui Acolá esteve presente na vernissage da amostra e conversou também com a curadora da exposição, Carol Gusmão. Acompanhe!

Para a realização da coletiva Pablo De Luca selecionou 250 imagens do seu acervo fotográfico e deixou que os artistas convidados fizessem suas escolhas. Na sequencia o fotografo mandou plotar sobre canvas, uma impressão sobre um tecido que aceita muito bem a pintura, e deu liberdade aos seus coautores. O resultado, experiências e os temas das imagens são os mais variados possíveis.

11133730_926670464043752_5212502672753396399_n[1]
Persivaldo Figueirôa trabalhando em uma de suas intervenções. Créditos da foto: Divulgação

Depoimentos 

Confira aqui o depoimento do artista plástico Pedro Cabral!

Paulo Caldas foi outro artista que topou o desafio de intervir na obra de Pablo De Luca.Ouça!

Quem também falou um pouco sobre  sua participação na exposição foi  Lula Nogueira. Confira!

A professora de História da Arte Socorrinho Lamenha foi conferir a exposição e conversou conosco sobre o resultado desta interessante iniciativa. Acompanhe!

A união de ideias e estilos, proporcionados por este trabalho geraram efeitos impressionantes e surpreendentes até para Pablo De Luca, que  fala aqui sobre os resultados desta, por vezes sútil e outras nem tanto, intervenção. Ouça!


Exposição Fina Intervenção | LOCAL: Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes, Farol| VISITAÇÃO: até 31 de julho, de segunda a sexta| HORÁRIO: 8h às 12h e das 14h às 17h| FANPAGE: https://www.facebook.com/fina.intervencao?fref=ts

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: