Blog Aqui Acolá

Lançado em 2015, o Blog Aqui Acolá surgiu inicialmente como “Aqui Acolá- Lugares & Pessoas” e com a missão de ser um espaço dedicado ao universo cultural e criativo, com abordagem multimídia, tendo como tema guarda-chuva histórias e situações que envolvessem lugares e pessoas.

Em sua curta trajetória, o blog já sofreu algumas modificações. Dentre elas, o próprio nome, que passou a ser apenas – “Aqui Acolá”. Além disso, 95% das postagens passaram a ser dedicadas às artes visuais.

Em outubro de 2015, a convite do jornalista Roberto Baía, o blog passou a ter uma coluna semanal no Jornal de Arapiraca, que tem circulação na capital e interior do estado, possibilitando que mais leitores tenham acesso aos conteúdos produzidos. A coluna conta com matérias especiais sobre música e artes visuais; e sessões sobre cinema, internet e indicações de livros; além de roteiro de exposições.

Quando o Aqui Acolá completou seu primeiro ano, lançou o projeto “Artista Homenageado”, com um artista, a cada mês, sendo convidado para intervir no seu logotipo. A iniciativa tem como objetivo mostrar o trabalho e trajetória de artistas alagoanos e de outros estados. Ao completar 21 artistas, os textos serão reunidos em um livro.

Outra boa novidade foi a chegada do jornalista Nicollas Serafim, em 2016, para integrar a pequena equipe. Mais recentemente, a estudante de Sociologia Júlia Maria Paredes e o jornalista Diogo Braz se juntaram ao time. O blog conta desde o inicio com a colaboração do jornalista Isaac Neves e do publicitário Joenne Mesquita.

Este ano, o Aqui Acolá passa por um processo de mudança, que irá incluir novos conteúdos, abordagens e mudança de layout.  Além disso, uma série de “Dossiês”, tratando sobre temas específicos, estão sendo produzidos.

E o “Dossiê Fotografia Alagoana” foi o primeiro a estrear com a missão e ousadia de mostrar um panorama da fotografia produzida em terras caetés de todos os tempos. Com abordagem ampla, o projeto visa conhecer o que tem feito os novos fotógrafos, a exemplo de Luísa Patury e Tony Admond, que inauguram a edição de estreia. Mas, sem esquecer quem está no mercado há mais tempo. O projeto irá discutir também a relação da fotografia com a contemporaneidade; fotografia documental, fotografia artística; tendências, exposições, equipamentos, além de abordar a profissionalização e desafios do mercado local.  Os conteúdos dos Dossiês estão sendo publicados no blog e no Jornal de Arapiraca. Também faz parte do projeto, reunir os conteúdos dos “Dossiês” em e-books.