#SeloAquiAcolá5anos

SELO Nº 10 : Adnael e o mundo em seus desenhos

Dando prosseguimento a nossa série de publicações #SeloAquiAcolá5anos, relembramos nesta edição a intervenção do arapiraquense Adnael Silva. A publicação é de 2017, com texto de Nicollas Serafim e revisão de Iranei Barreto.

O alagoano de Arapiraca Adnael Silva começou a se interessar pelo mundo visual ainda pequeno, como quase toda criança. Contudo, os lápis e as canetas coloridas persistiram em não se deixar largar de suas mãos e de sua vida. Dos gibis, passando pelas charges e caricaturas, o artista autodidata desenvolveu um traço próprio e marcante e ele faz de sua arte um retrato da vida que vivemos, com humor, talento e inteligência. Adnael é o artista especial do mês de outubro do Aqui Acolá.

Passou a infância e adolescência em sua cidade natal no agreste alagoano e por lá desenvolveu uma boa bagagem de desenho. “Quando criança eu cheguei a fazer 42 histórias em quadrinhos”, lembra. “Hoje não faço mais porque tenho uma autocrítica muito grande. Aí começo e não termino”.

Ainda em Arapiraca, começou a fazer charges para um jornal da cidade. Em 1987, Adnael veio morar em Maceió para estudar Arquitetura na Universidade Federal de Alagoas e durante o curso, organizou duas exposições individuais dentro da Biblioteca com charges e caricaturas. Na capital, também trabalhou em jornal como chargista.

“Hoje em dia eu trabalho muito na internet. É uma ferramenta muito boa para o chargista e dá uma boa repercussão”, diz ele. Duas editoras já compraram os direitos de seus trabalhos para usar em publicações. “O José Simão do blog do UOL também já usou algumas charges minhas ao longo dos anos, inclusive na semana passada”.

Os desenhos também vêm sendo divulgados através de algumas exposições coletivas como a do Salão de Arte da Marinha, alguns Salões de Humor e a exposição “Humor Gráfico em Alagoas : uma homenagem a Hércules Mendes”,  em março de 2016.

Intervenção – Aqui Acolá  – Para a sua intervenção na logomarca do blog, Adnael utilizou suas habilidades de charge e caricatura para inserir ele mesmo interagindo com a marca. Suas charges e outros trabalhos podem ser conferidos no facebook, instagram e no twitter.


*Texto: Nicollas Serafim | Reedição: Iranei Barreto | Créditos das imagens: Acervo pessoal do artista.

Link da 1ª publicação da matéria de 28 de setembro de 2017:

https://aquiacola.net/2017/10/28/adnael-e-o-mundo-em-seus-desenhos/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: