#SeloAquiAcolá5anos

Selo Nº 5 – As várias dimensões de Ddaniela Aguilar

aqui-acola-seloDando sequência as nossas publicações de aniversário, o #SeloAquiAcolá5anos Nº05 relembra a Intervenção da artista Ddaniela Aguilar na nossa logomarca. A publicação é de 2017, com texto de Nicollas Serafim e revisão de Iranei Barreto. Para a intervenção, ela revelou que a ideia foi transmitir um colorido forte, característica marcante de seu trabalho. “Fiquei muito feliz com o convite porque admiro muito o trabalho de vocês. A intervenção tem muito do trabalho da Tenda e das ilustrações e fiz com muito carinho”.

Os ventos da arte começaram a soprar na vida de Ddaniela Aguilar ainda criança em Minas Gerais, onde nasceu. Das tintas espalhadas nas telas e tecidos, passando pela arte sustentável e a estamparia de moda, ela expandiu recentemente seu universo em mais uma dimensão. Ddaniela se descobriu e maravilhou-se dentro do trabalho de ilustração de livros infantis, tomando ainda o mundo dos sonhos como principal cenário e fonte de inspiração. Ela é a artista especial de novembro do Aqui Acolá.

aqui-acolc3a1-intervenc3a7c3a3o-ddaniela-aguilar
Ddaniela Aguilar é natural de Governador Valadares, mas sua alma livre já habitou em vários lugares do mundo, inclusive em Maceió durante 11 anos. Formada em Artes Plásticas, especializou-se em Design Têxtil (desenho de estamparia) e ainda tem pós-graduação em ilustração para livros infantis e arte e ação social. Seus trabalhos carregam muito do regional e do barroco.

“Uso bastante as repetições, que é um conceito já da estamparia. Assim como dourados, contornos e arabescos. É uma influência regional mineira”, afirma. “A formação inicial do artista é muito forte, ela marca muito”.

Ela lembra que ainda pequena recebia o incentivo das professoras e de sua mãe e cresceu dizendo que iria dedicar sua vida à arte. Desde a faculdade, trabalhou ao mesmo tempo como artista e designer têxtil.

Ddaniela-Aguilar-1
“No meio do caminho, na década de 90, fiz a descoberta do lixo como matéria-prima. Então o descartável e o reciclável, principalmente o plástico, passaram a ser os meus objetos de trabalho e essa fase durou até 2007, mais ou menos”.

A partir de então, Ddaniela entra no mundo dos sonhos. “Comecei a me interessar pelos meus sonhos, escrevi um diário só para eles, e também pelos sonhos das pessoas. Para transformar essa interação artisticamente, eu passei a usar objetos – ainda com materiais de descarte – e telas”. As obras juntas formaram uma instalação, e uma enorme tenda.

O projeto começou com o título de Sonhos Mutantes, no qual a artista desenvolvia as situações que tinha sonhado através das telas e outros objetos, passando, logo após, a expressar os sonhos de outras pessoas. Ela utilizou o formato de tenda, com as telas dispostas em tapetes sobrepostos. Logo em seguida, Ddaniela começou a pesquisar sobre oráculos e desenhou as cartas do oráculo Le Petit Dassine, tudo isso culminando na exposição Le Petit Dassine – cores e intuições para um Oráculo Lenormand, que esteve em Maceió em 2016.

2015-48-sc3a9rie-o-baile-tecendo-o-poema-do-encontro-acrc3adlica-s-papel50x40cm

Ddaniela morou em Maceió de 1999 a 2010. “Eu sempre gostei de cores, mas viver 11 anos aqui intensificou isso ainda mais, porque o colorido daqui é muito mais intenso e eu me identifiquei cem por cento. Parte do meu coração é muito alagoana”, revela. Com mais de 30 anos de carreira, Ddaniela agora trabalha em seu ateliê situado numa fazenda entre os estados de Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.

“É muito interessante viver em fronteiras, justamente quando o mundo está discutindo fronteiras e limites. Acredito que o resultado do seu trabalho é muito de onde você está e com certeza, daqui pra frente o meu trabalho vai sofrer alguma modificação”.


A primeira versão desta postagem publicada em 2017 – Confira AQUI

Publicações no Jornal de Arapiraca –  2020  |  2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: