Artes

Galeria de Arte Alagoana é o mais novo espaço de venda e exposição de obras de artes na cidade 

O público maceioense agora passa a contar com mais um ambiente dedicado à arte. Inaugurada no último mês de julho, a Galeria de Arte Alagoana chega para suprir uma lacuna de locais dedicados à venda de obras dos artistas alagoanos. Localizada no Parque Shopping, no bairro de Cruz das Almas, a galeria tem como objetivo abrigar e dar vazão à produção cultural dos artistas das mais diversas segmentações artísticas. O Aqui Acolá bateu um papo com Levy Paz, responsável pela galeria, sobre a importância do novo espaço para produtores e consumidores de arte em Maceió.

GALERIA DE ARTE ALAGOANA - BLOG AQUI ACOLÁ (2)
Foto: Acervo Pessoal de Levy Paz
GALERIA DE ARTE ALAGOANA - BLOG AQUI ACOLÁ (9)
Foto: Acervo Pessoal de Levy Paz
GALERIA DE ARTE ALAGOANA - BLOG AQUI ACOLÁ (4)
Foto: Acervo Pessoal de Levy Paz

Levy Paz também é artista e bastante atuante no cenário cultural. Inventivo e criativo, utiliza-se de diversas matérias e maneiras para produzir suas peças – vai desde a caricatura, telas, paredes até o desenho animado em computação gráfica. Agora a Galeria de Arte Alagoana é seu mais novo desafio. “A galeria era um sonho que se fez realidade”, revela. “Houve algumas conversas com a Aliansce Sonae, a administradora do shopping, e chegamos a um acordo entre as partes”, diz ele. “E com isso ganha o público que visita a galeria, os artistas e a cidade de Maceió”.

“Abrir uma galeria de arte em plena crise econômica só pode ser coisa de louco. Talvez sim, mas ao mesmo tempo aos artistas, cientistas e românticos é cabido o empreendedorismo, a pesquisa e o sonho. E o resultado disso tudo pode acontecer somente no futuro, então, porque não arriscar?”, comenta. “Contei também com a ajuda de amigos me cercam e que me dão total suporte na construção deste projeto e de outros, então foi desta forma que surgiu a Galeria de Arte Alagoana”.

De acordo com Levy, o local escolhido é bastante favorável à visitação e ao comércio de arte. Através do conhecimento com os artistas atuantes em Alagoas e Maceió, Levy começou a construir o casting que se tornou a Galeria de Arte Alagoana.

“Artes visuais e plásticas, o desenho, a fotografia, a pintura, a escultura, o artefato e o artesanato, tem esta marca como ferramenta comercial. Sei que, mesmo sendo um estado pobre, Alagoas dispõe de exímios artistas, criativos e atuantes”, diz.

GALERIA DE ARTE ALAGOANA - BLOG AQUI ACOLÁ (10)
Foto: Acervo Pessoal de Levy Paz

Segundo ele, a galeria já foi inaugurada como exposição. “Simbiose Ótica – foi como, depois de montada, a galeria se mostrou a mim”. Para ele, a ideia é diversificar o espaço com o objetivo de torná-lo não apenas um local para vendas. “Estamos sempre abertos a propostas. Por que não disponibilizar a galeria a um artista por uma semana, duas, três? Aqui poderemos tudo”, comenta entusiasmado.

Neste primeiro período de abertura, a galeria conta com desenhos, pinturas, esculturas e fotografias. Porém, o intuito é receber os mais variados artefatos que possam ser reconhecidos e comercializados como arte “Mais adiante, temos um propósito também de contribuir com o fomento na produção artística em artes visuais e plásticas – tangível e intangível”, diz Levy.

Atualmente, o visitante pode conferir e adquirir trabalhos de grandes artistas de Alagoas como Adriana Jardim, Manu Constant, Nicolas Elifas, Cida Vieira, Munganga, Persivaldo Figueiroa, Dênis Oliveira, Pedro Caetano, Marcus Plech, Salles Tenório, Laís Lima, Gabi Coêlho, Simone Freitas, Diego Barros e Levy Paz.

20200730_152359
Foto: Acervo Pessoal de Levy Paz
20200730_152428
Foto: Acervo Pessoal de Levy Paz
GALERIA DE ARTE ALAGOANA - BLOG AQUI ACOLÁ (11)
Foto: Acervo Pessoal de Levy Paz

Apesar do isolamento social em virtude da pandemia, Levy se mostra confiante com a abertura da galeria e vislumbra com bons olhos o papel importante que o espaço pode proporcionar à vida cultural da cidade. “O Parque Shopping está tomando todo o cuidado sanitário possível, os lojistas são verificados duas vezes por dia quanto à temperatura corporal”, afirma. “As pessoas só podem entram no shopping com máscara no rosto e as lojas possuem álcool em gel na entrada. Tudo com muito cuidado e controle para garantir a segurança e para que todos sejam bem-vindos”.


A Galeria de Arte Alagoana fica aberta das 12h às 20h no Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas, e fica localizada no térreo (piso L1), ao lado da loja Hering e da Riachuelo. Para mais informações é só seguir o instagram @galeriadeartealagoana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: