#SeloAquiAcolá5anos

Selo Nº 01 – As cores populares de Lula Nogueira

LULA NOGUEIRA | O Baú do Aqui Acolá está cheio de recordações, afinal são 5 anos de atividades ininterruptas. Para comemorar, relembraremos reportagens que marcaram nossa trajetória com o #SeloAquiAcolá5anos. Nosso Selo Nº 1 relembra a série “INTERVENÇÃO” com Lulaaqui-acola-selo Nogueira, em junho de 2017.

 As obras do renomado pintor alagoano carregam consigo muito de Alagoas. Cenas cotidianas, cenários da terra, locais famosos e histórias do nosso povo são ilustradas por suas vivas cores e estilo popular. Lula imprimiu na nossa logomarca as peculiaridades do seu trabalho.

Para a intervenção, a ideia do movimento está presente nos olhos que vão de um lado a outro.

“Tem muito do estilo popular, do São João que já está aí no leque. O sutiã que representa a nossa cidade praieira. Ou seja, o título é muito sugestivo, então ele remete à Maceió, ao movimento, à praia”, diz ele. “Fiquei muito feliz com o convite e foi um trabalho muito prazeroso de ser feito”.

Aqui Acolá - Lula Nogueira intervenção
Intervenção de Lula Nogueira na logo do Aqui Acolá (2017)

O artista iniciou e fez seu nome através da pintura, destacando-se pelo estilo naïf, que pode ser traduzido como arte ingênua, primitiva ou popular, ou seja, não-acadêmica, uma arte pura. Antes disso, quando criança, já gostava de retratar as cenas e paisagens do interior que presenciava em Viçosa e Branquinha.

AQUI ACOLÁ - LULA NOGUEIRA - 5 ANOS (1)
Obra de Lula Nogueira | Foto: Gustavo Lima
Obra de Lula Nogueira | Foto: Gustavo Lima 
Obra de Lula Nogueira | Foto: Gustavo Lima
AQUI ACOLÁ - LULA NOGUEIRA - 5 ANOS (3)
Obra de Lula Nogueira | Foto: Gustavo Lima
AQUI ACOLÁ - LULA NOGUEIRA - 5 ANOS (4)
Obra de Lula Nogueira | Foto: Gustavo Lima

Nos anos 1980, inaugurou uma galeria que abrigou tanto seus quadros, como de vários artistas alagoanos. Nessa mesma época, fez parte do Grupo Vivarte que, apesar do pouco tempo, criou um movimento tipicamente alagoano, fruto de uma junção entre a reação à censura que havia nos últimos anos da ditadura com o desejo de modernidade estética na arte.

Obra de Lula Nogueira | Foto: Gustavo Lima
Obra de Lula Nogueira | Foto: Gustavo Lima

Seu talento o levou a conseguir uma exposição individual no Rio de Janeiro em 2001, além de várias bienais de arte naïf pelo Brasil. Profundo conhecedor da história da pintura e da arte produzida em Alagoas, Lula sente falta de um espaço que marque e registre a trajetória dessas pessoas e sua importância para o desenvolvimento artístico local.

“Não temos um espaço com um acervo merecido com os grandes nomes da pintura no estado e, com isso, as novas gerações vem sem referência”, comenta. “Meu sonho é juntar esses quadros meus que contam a história de Maceió com outros de grandes pintores alagoanos e montar um espaço onde as pessoas possam contemplar e entender, sem preconceitos”.


A primeira  versão desta postagem publicada em 2017

As cores populares de Lula Nogueira


Publicações no Jornal de Arapiraca –  2020  |  2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: