Artes

Retrospectiva Aqui Acolá: Os posts mais lidos de 2019

Tem retrospectiva? – Tem sim senhor!  Para iniciar nossa RETROSPECTIVA AQUI ACOLÁ, organizamos uma lista com os posts mais lidos – publicados em 2019; e uma segunda lista com os posts que foram publicados ao longo dos nossos quase cinco anos de atuação, e que mantiveram-se em alta em 2019.

1 |

57289332_2152904324779277_1348268711856832512_n

Guia de exposições Aqui Acolá – 18ª edição

Como de costume, sempre que a agenda de exposições está aquecida na capital alagoana, publicamos nosso GUIA DE EXPOSIÇÕES AQUI ACOLÁ. Em 2019, a 18ª edição do Guia ganhou tanta atenção que se manteve como o post mais visto do ano, superando até um velho post que temos e que ganha de disparada desde que o blog foi criado. Acertou quem disse: “O homem que deu vida a Cigana “Sandra Rosa Madalena”. É isso mesmo! Magal é nosso post mais visto de todos os tempos! E nós adoramos essa excentricidade! Brincadeiras à parte, é para nós um ótimo sinal que o alagoano esteja mais interessado nas exposições e atentos aos nossos artistas. Desde que foi criado, o Guia sempre nos surpreende com excelente receptividade, agora batemos o nosso recorde!   Quer saber quais exposições estavam no GUIA? Confira AQUI!

2 |

Blog Aqui Acolá - Percursos - Pinheiro - Arthur Celso 01 (16)

Percursos #1 | Pinheiro – Bairro de Vidas Rachadas

Alagoas vive um drama sem precedentes na história do Brasil! O Bairro do Pinheiro está literalmente afundando. Os fotógrafos Arthur Celso, João Facchinetti e Jorge Vieira realizaram ensaios fotográficos que resultaram em exposição no centro de Maceió, além de documentário, convidando a população alagoana a vivenciar, por meio de suas lentes e dos relatos dos moradores, a problemática enfrentada no bairro.

“Pinheiro – Bairro de Vidas Rachadas”, título do projeto fotográfico, foi publicado no primeiro episódio da série “Percursos – Narrativas Poéticas da Cidade”, com os três ensaios fotográficos e um documentário. A postagem teve grande repercussão junto aos seguidores e leitores do blog, alcançando o 2ª lugar no nosso ranking de posts mais lidos. Confira AQUI!


3 | 

Trava| Poema de Ana Karina Luna
Trava| Poema de Ana Karina Luna

O corpo é um poema fatiado 

Ana Karina Luna é o que podemos chamar de artista completa – ela pinta, desenha, escreve, fabrica seus próprios livros (cartunaria), declama, dança… Não temos informação, mas acreditamos que ela até borda.  Não nos surpreende que sua primeira individual no Brasil -“O Corpo é um Poema Fatiado” –, tenha conquistado tanta audiência no nosso blog, tendo em vista que a exposição no Café da Linda também alcançou ótimos índices e literalmente causou… com sua  provocação a cerca da discussão sobre corpo, seus limites, prazeres, vulnerabilidades e transcendência. O processo de construção da exposição foi cheio de simbolismos, que ora revelou aspectos da busca pessoal da artista e encontro com o próprio corpo, ora trouxe à tona discussões sobre como o corpo é percebido na civilização. Vale reler! Confira AQUI!


4 | 

intervenção - blog aqui acolá - Lú Azul (19)

Prestes a comemorar 50 anos de carreira, Lú Azul é a nossa 26ª Intervenção

Lú Azul é uma artista muito querida no circuito artístico alagoano. Em 2019, comemora 50 anos de carreira e o blog teve a honra de ter seus traços, linhas, círculos e cores em na logomarca. A alagoana de Coruripe foi a  26ª artista a participar da série INTERVENÇÃO. O post “Prestes a comemorar 50 anos de carreira, Lú Azul é a nossa 26ª Intervenção”, que ficou na 4ª posição do nosso ranking, conta um pouco da sua trajetória.  O Aqui Acolá visitou sua aconchegante casa-ateliê, onde Lú reúne parte de sua obra e muito da sua história. Abstracionista, a artista iniciou sua trajetória artística aos 20 anos, mas desde criança era apaixonada por arte. Reveja AQUI!


5 |

blog aqui acola - jackson lima - série ateliê (5)

O Ateliê sustentável de Jackson Lima

Quem não conhece de muito perto o trabalho do artista Jackson Lima não imagina o quão inovador e de vanguarda é!  A arte de Jackson dialoga com nosso tempo, nossas demandas e realidades. É também um mensageiro do que já foi e do que há por vir! O artista abriu as portas do seu ateliê sustentável e falou sobre o seu processo criativo e como foi a construção do seu lugar de criação. O post ficou com a 5ª colocação! Confira AQUI!


6 | 

 

capa-blog4

E-book Dossiê Fotografia Alagoana – 1ª edição

Lançado em novembro desde ano durante a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, o E-book Dossiê Fotografia Alagoana – 1ª edição é nosso grande feito de 2019!   A publicação online é desdobramento do projeto “Dossiê Aqui Acolá Fotografia Alagoana”, que teve início com uma série de entrevistas com 20 fotógrafos, entre os anos de 2017 e 2018, com divulgação neste blog, em suas redes sociais (Instagram e Facebook), além de versão compacta publicada no Jornal de Arapiraca, resultando em 10 edições. A iniciativa alcançou a 6ª posição no ranking e está disponível AQUI! Brevemente também será disponibilizado para download no https://www.amazon.com/.


7 |

Anima blog aqui acolá

Guia de exposições Aqui Acolá – 19ª edição

Mais uma vez nosso GUIA DE EXPOSIÇÕES alcançou ótimos resultados. Desta vez foi a 19ª edição que chegou a 7ª posição!  Quer saber quais exposições estavam nesta edição? Confira AQUI!


8 |

8bc3e26c98bab112012b6369c4c294b7

Os olhares curiosos de Gabi Coêlho e Celso Brandão

A 8ª posição do ranking reacende o interesse dos nossos leitores pelo Dossiê Fotografia Alagoano, que inaugurou em novembro, durante a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, a 2ª temporada do projeto com Celso Brandão e Gabi Coêlho. Ficou curios@? É só conferir AQUI!


9 | 

blog aqui acolá - Pedro Cabral2
Ateliê de Pedro Cabral | Foto: Blog Aqui Acolá

O apartamento-ateliê de Pedro Cabral

Nossa 9ª posição foi para a série Ateliê que acompanhou o artista Pedro Cabral na  intensa produção da sua segunda grande individual. Em meio à construção do projeto o artista recebeu o blog Aqui Acolá no seu apartamento – ateliê para um bate-papo leve e descontraído sobre a história do seu lugar de criação, trajetória, e adiantou do  que tratava Teia de Sentidos, sob curadoria de Geisa Brayner, que ficou em cartaz entre outubro e dezembro no Complexo Cultural do Teatro Deodoro. Veja AQUI!


10 |

nelson rabeca

Eduardo Bastos em 360°

A nossa 10ª colocação foi para à exposição 360º, individual do artista Eduardo Bastos,com curadoria de Socorrinho Lamenha. 360° levou para o Complexo do Teatro Deodoro a visão de Eduardo sobre  pessoas, ruas e atmosferas da cidade e suas relações. O jornalista Nicollas Serafim conversou com o artista e a curadora e foi conferir as obras expostas. Vale relembrar! AQUI!


Destaques de anos anteriores

Não poderíamos, é claro, deixar de mencionar outras postagens que voltaram a despertar o interesse dos nossos leitores, mesmo não estando na lista das publicações de 2019. Confira!

  1. Paulo Caldas–O mágico da arte
  1. As cores populares de Lula Nogueira
  1. Clássicos do Brega | O homem que deu vida a Cigana “Sandra Rosa Madalena”
  1. A arquitetura emocional de Lúcio Moura
  1. DOSSIÊ Fotografia Alagoana – A simbiose fotográfica de Jorge Vieira e Thiago Sobral
  1. Kelcy Ferreira – uma vida multiplicando e cuidando da arte alagoana
  1. Rafael Santos: Muralismo, Identidade cultural e histórica
  1. Um mergulho no jardim de cor e luz de Marta Emília 
  1. Faces de uma mesma moeda – Ana Maia e Rosa Piatti estreiam a 1ª edição do Dossiê Arte, Design & Moda
  1. Velas Artes: a galeria flutuante de Gustavo Leite levantou a poeira do tempo

*FOTO DE CAPA: “Pinheiro – Bairro de Vidas Rachadas” | Foto: João Facchinetti

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: