Tem retrospectiva? – Tem sim senhor! Para iniciar nossa RETROSPECTIVA AQUI ACOLÁ, organizamos uma lista com os posts mais lidos – publicados em 2019; e uma segunda lista com os posts que foram publicados ao longo dos nossos quase cinco anos de atuação, e que mantiveram-se em alta em 2019.
1 |
Guia de exposições Aqui Acolá – 18ª edição
Como de costume, sempre que a agenda de exposições está aquecida na capital alagoana, publicamos nosso GUIA DE EXPOSIÇÕES AQUI ACOLÁ. Em 2019, a 18ª edição do Guia ganhou tanta atenção que se manteve como o post mais visto do ano, superando até um velho post que temos e que ganha de disparada desde que o blog foi criado. Acertou quem disse: “O homem que deu vida a Cigana “Sandra Rosa Madalena”. É isso mesmo! Magal é nosso post mais visto de todos os tempos! E nós adoramos essa excentricidade! Brincadeiras à parte, é para nós um ótimo sinal que o alagoano esteja mais interessado nas exposições e atentos aos nossos artistas. Desde que foi criado, o Guia sempre nos surpreende com excelente receptividade, agora batemos o nosso recorde! Quer saber quais exposições estavam no GUIA? Confira AQUI!
2 |
Percursos #1 | Pinheiro – Bairro de Vidas Rachadas
Alagoas vive um drama sem precedentes na história do Brasil! O Bairro do Pinheiro está literalmente afundando. Os fotógrafos Arthur Celso, João Facchinetti e Jorge Vieira realizaram ensaios fotográficos que resultaram em exposição no centro de Maceió, além de documentário, convidando a população alagoana a vivenciar, por meio de suas lentes e dos relatos dos moradores, a problemática enfrentada no bairro.
“Pinheiro – Bairro de Vidas Rachadas”, título do projeto fotográfico, foi publicado no primeiro episódio da série “Percursos – Narrativas Poéticas da Cidade”, com os três ensaios fotográficos e um documentário. A postagem teve grande repercussão junto aos seguidores e leitores do blog, alcançando o 2ª lugar no nosso ranking de posts mais lidos. Confira AQUI!
3 |

O corpo é um poema fatiado
Ana Karina Luna é o que podemos chamar de artista completa – ela pinta, desenha, escreve, fabrica seus próprios livros (cartunaria), declama, dança… Não temos informação, mas acreditamos que ela até borda. Não nos surpreende que sua primeira individual no Brasil -“O Corpo é um Poema Fatiado” –, tenha conquistado tanta audiência no nosso blog, tendo em vista que a exposição no Café da Linda também alcançou ótimos índices e literalmente causou… com sua provocação a cerca da discussão sobre corpo, seus limites, prazeres, vulnerabilidades e transcendência. O processo de construção da exposição foi cheio de simbolismos, que ora revelou aspectos da busca pessoal da artista e encontro com o próprio corpo, ora trouxe à tona discussões sobre como o corpo é percebido na civilização. Vale reler! Confira AQUI!
4 |
Prestes a comemorar 50 anos de carreira, Lú Azul é a nossa 26ª Intervenção
Lú Azul é uma artista muito querida no circuito artístico alagoano. Em 2019, comemora 50 anos de carreira e o blog teve a honra de ter seus traços, linhas, círculos e cores na logomarca. A alagoana de Coruripe foi a 26ª artista a participar da série INTERVENÇÃO. O post “Prestes a comemorar 50 anos de carreira, Lú Azul é a nossa 26ª Intervenção”, que ficou na 4ª posição do nosso ranking, conta um pouco da sua trajetória. O Aqui Acolá visitou sua aconchegante casa-ateliê, onde Lú reúne parte de sua obra e muito da sua história. Abstracionista, a artista iniciou sua trajetória artística aos 20 anos, mas desde criança era apaixonada por arte. Reveja AQUI!
5 |
O Ateliê sustentável de Jackson Lima
Quem não conhece de muito perto o trabalho do artista Jackson Lima não imagina o quão inovador e de vanguarda é! A arte de Jackson dialoga com nosso tempo, nossas demandas e realidades. É também um mensageiro do que já foi e do que há por vir! O artista abriu as portas do seu ateliê sustentável e falou sobre o seu processo criativo e como foi a construção do seu lugar de criação. O post ficou com a 5ª colocação! Confira AQUI!
6 |
E-book Dossiê Fotografia Alagoana – 1ª edição
Lançado em novembro desde ano durante a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, o E-book Dossiê Fotografia Alagoana – 1ª edição é nosso grande feito de 2019! A publicação online é desdobramento do projeto “Dossiê Aqui Acolá Fotografia Alagoana”, que teve início com uma série de entrevistas com 20 fotógrafos, entre os anos de 2017 e 2018, com divulgação neste blog, em suas redes sociais (Instagram e Facebook), além de versão compacta publicada no Jornal de Arapiraca, resultando em 10 edições. A iniciativa alcançou a 6ª posição no ranking e está disponível AQUI! Brevemente também será disponibilizado para download no https://www.amazon.com/.
7 |
Guia de exposições Aqui Acolá – 19ª edição
Mais uma vez nosso GUIA DE EXPOSIÇÕES alcançou ótimos resultados. Desta vez foi a 19ª edição que chegou a 7ª posição! Quer saber quais exposições estavam nesta edição? Confira AQUI!
8 |
Os olhares curiosos de Gabi Coêlho e Celso Brandão
A 8ª posição do ranking reacende o interesse dos nossos leitores pelo Dossiê Fotografia Alagoano, que inaugurou em novembro, durante a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, a 2ª temporada do projeto com Celso Brandão e Gabi Coêlho. Ficou curios@? É só conferir AQUI!
9 |

O apartamento-ateliê de Pedro Cabral
Nossa 9ª posição foi para a série Ateliê que acompanhou o artista Pedro Cabral na intensa produção da sua segunda grande individual. Em meio à construção do projeto o artista recebeu o blog Aqui Acolá no seu apartamento – ateliê para um bate-papo leve e descontraído sobre a história do seu lugar de criação, trajetória, e adiantou do que tratava Teia de Sentidos, sob curadoria de Geisa Brayner, que ficou em cartaz entre outubro e dezembro no Complexo Cultural do Teatro Deodoro. Veja AQUI!
10 |
Eduardo Bastos em 360°
A nossa 10ª colocação foi para à exposição 360º, individual do artista Eduardo Bastos,com curadoria de Socorrinho Lamenha. 360° levou para o Complexo do Teatro Deodoro a visão de Eduardo sobre pessoas, ruas e atmosferas da cidade e suas relações. O jornalista Nicollas Serafim conversou com o artista e a curadora e foi conferir as obras expostas. Vale relembrar! AQUI!
Destaques de anos anteriores
Não poderíamos, é claro, deixar de mencionar outras postagens que voltaram a despertar o interesse dos nossos leitores, mesmo não estando na lista das publicações de 2019. Confira!
- Faces de uma mesma moeda – Ana Maia e Rosa Piatti estreiam a 1ª edição do Dossiê Arte, Design & Moda
*FOTO DE CAPA: “Pinheiro – Bairro de Vidas Rachadas” | Foto: João Facchinetti