Guia de exposições

Guia de Exposições Aqui Acolá – 20ª edição

Este ano foi efervescente para a fotografia Alagoana. Iniciamos 2019 com uma programação intensa de exposições fotográficas do projeto Fotosururu e seguimos com exposições individuais e coletivas, a exemplo do projeto Perambular Fotográfico, que ocupou o Théo Brandão com uma das mostras mais interessantes e bem montadas desde sua realização. E para fechar o ano, não poderia ser diferente! Exposições fotográficas ocupam os principais equipamentos culturais de Maceió. Mas, claro, não podemos esquecer-nos das artes plásticas e popular! Nosso último Guia de Exposições Aqui Acolá de 2019 vem trazendo o que está acontecendo no circuito das artes! Confira e monte seu roteiro!

WhatsApp Image 2019-12-21 at 23.59.35 (1)
Foto: Aqui Acolá

Pepitas populares – coleção Celso Brandão


Ao longo de décadas, em andanças pelo interior nordestino, sempre acompanhado das câmeras, o fotógrafo Celso Brandão foi compondo o que hoje é uma coleção de peças dos mais representativos artistas populares. É parte dessa coleção, que o visitante poderá conferir na mostra PEPITAS POPULARES – COLEÇÃO CELSO BRANDÃO no Museu Théo Brandão (MTB) até 29 de fevereiro. Registros fotográficos que Celso fez nessas ocasiões também estão presentes, contando uma história de encontros artísticos. A mostra ficará aberta ao público durante o horário de visitação: de terça a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 12h às 17h.

Museu Théo Brandão – Avenida da Paz, 1490, Centro | Horário aberto à visitação: das terças as sextas, das 9h às 17h; sábado e domingo, das 12h às 17horas, | Mais informações pelos telefones 3214-1716.

 

BLOG AQUI ACOLÁ - LEVY PAZ - GENESIS EM VERMELHO ABSOLUTO (2)
Foto: Acervo do artistra

Gênesis em Vermelho Absoluto


O Complexo do Teatro Deodoro abriga até o final de janeiro a individual GÊNESIS EM VERMELHO ABSOLUTO, do artista visual Levy Paz, no 2º piso. Contando com 27 obras, que variam entre pinturas, desenhos, esculturas e instalações. Essa é a terceira exposição individual de Levy, que também já participou de outras oito coletivas.

O artista levou para o Complexo a urbanidade e o diálogo entre épocas – O clássico e o contemporâneo.  Fã dos pintores clássicos, dos desenhos em quadrinhos estadunidenses e dos animes orientais, a arte dele é cosmopolita e atemporal, assim mesmo Gênesis em Vermelho Absoluto. Segundo ele, o nome Gênesis foi necessário: “Esse é meu recomeço. Acho que todo novo trabalho é um novo começo, um novo ciclo. Por isso Gênesis. E vermelho porque é a vida, é o sangue”.

Complexo Cultural Teatro Deodoro – R. Barão de Maceió, 375 Em frente à Praça Marechal Deodoro – Centro. Quando: segunda a sexta, das 8h às 18h, e, as quartas, das 8h às 20h.

 

WhatsApp Image 2019-12-22 at 00.02.02
Givaldo Kleber, O pierrot dos Filhinhos da Mamãe (2019)| Foto: Edberto Ticianeli

Mostra de Fotojornalismo e Vídeo de Alagoas     


Organizada pela Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos no Estado de Alagoas (Arfoc-AL), a MOSTRA DE FOTOGRAFIAS E VÍDEOS segue em cartaz no Complexo do Teatro Deodoro com trabalhos de  19 repórteres fotográficos e 11 cinematográficos, alagoanos e naturalizados, contando com 52 fotos e 12 vídeos no piso principal do Complexo. A proposta é fazer uma retrospectiva de acontecimentos dos últimos dois anos, contando histórias sobre vivências, culturas, esportes, artes, emoções e acontecimentos históricos da capital e sertão alagoano, como de todo o Brasil. A coletiva fica em cartaz até 30 de janeiro.

Complexo Cultural Teatro Deodoro – R. Barão de Maceió, 375 Em frente à Praça Marechal Deodoro – Centro. Quando: segunda a sexta, das 8h às 18h, e, as quartas, das 8h às 20h.

 

WhatsApp Image 2019-12-22 at 00.08.18
FOTO: Jorge Vieira

 Fragmentos


A coletiva a FRAGMENTOS, exposição anual do coletivo Fragma, ocupa a Casa do Patrimônio (IPHAN) com 38 fotografias, divididas em quatro seções compostas a partir de concursos realizados pelo coletivo, durante o ano de 2019. Dentre os temas abordados estão a diversidade cultural brasileira, questões da urbanidade e a consciência negra, em imagens de 24 fotógrafos e fotógrafas vinculados ao Fragma. Segundo Francisco Oiticica, membro do coletivo e integrante da curadoria da exposição, a FRAGMENTOS “apresenta alguns pontos em comum que nos incitam à atribuição de uma marca para a fotografia alagoana. É muito cedo para dizê-lo, mas é uma atraente armadilha conceitual. São densas as suas imagens (…). Pululam atributos da fé e da festa. A exposição FRAGMENTOS fica no IPHAN até 20 de janeiro de 2020, com visitação de terça a domingo, das 9 às 17h, com entrada franca.

IPHAN AL – R. Sá e Albuquerque, 157 – Jaraguá, Maceió | As visitações poderão se feitas de terça-feira a domingo, das 9h às 17horas. Entrada Franca

 

João Erickson
Foto: João Erisson

Apolo em Cena


Também não podemos deixar de mencionar a exposição APOLO EM CENA– 109 ANOS DO TEATRO DEODORO, do fotógrafo João Erisson, aberta a visitação no Café da Linda que fica no saguão do Teatro.

A mostra apresenta 16 fotos, em 30×45, clicadas por João nos últimos 12 meses, que mostram a beleza e força do Deodoro, assim como as atrações que passaram pelo centenário palco. O curador da exposição é Alexandre Holanda, que também é o gerente artístico da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal).  Alexandre também comenta que não foi fácil escolher as fotos que entrariam na exposição, pois João tem um rico e belo acervo, e diz o que motivou a seleção foi o “elo que une as fotos e mostram a beleza arquitetônica do prédio, o secular palco oficial do Estado, grandes momentos acontecidos entre novembro de 2018 e novembro de 2019. Selecionamos um pouco desse último ano pra mostrar que o Deodoro continua firme, forte e ativo”, pontua o curador.

Café da Linda Mascarenhas – Teatro Deodoro – R. Barão de Maceió, 375. Em frente à Praça Marechal Deodoro – Centro. Entrada gratuita.


Foto de capa: Ramatis Haywanon, em exposição na coletiva FRAGMENTOS, que ocupa o 1º piso do Iphan Al.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: