ArteUrbana.AL

Os muros gigantes de Levy Paz

Coragem e criatividade são as palavras-chave para simbolizar o trabalho visual de Levy Paz feito nas ruas das cidades alagoanas. Ele vem se aperfeiçoando e colorindo painéis e muros enormes em espaços abertos, num misto de esforços criativos, artísticos e físicos. Levy é mais um personagem importante na propagação da arte na rua e é também tema de mais uma edição da série ArteUrbana.AL.

BLOG AQUI ACOLÁ - Levy paz - foto Sombra Maceió (5)
Foto: Sombra Maceió

Levy é um artista de múltiplas possibilidades – além de seu trabalho voltado à arte urbana, também atua como desenhista, pintor, caricaturista e artista gráfico. Nascido no Distrito Federal, mas residente em Maceió há muito tempo, trabalha profissionalmente desde 1999.

“Utilizo um pouco do figurativo e um pouco do abstrato. Meu trabalho tem muito do surrealismo, também por estar inserido na arte contemporânea”, afirma.

Sua primeira obra urbana aconteceu em 2008, quando a convite da prefeitura de Maceió, fez a primeira versão no muro do porto junto com outros artistas, entre os bairros de Jaraguá e Pajuçara. “De lá pra cá já fiz murais na cidade de Maragogi (na escola Dr. José Jorge Farias Sales), aqui em Maceió no próprio muro do porto por duas vezes; o colégio Virgínio de Campos na Ponta da Terra; no Santo Eduardo em frente ao Bar Babasom e na fachada da nova Secretaria de Ciência e Tecnologia no Jaraguá, além de um painel dupla face na Unidade de Emergência do Agreste em Arapiraca.”

Este slideshow necessita de JavaScript.

Segundo ele, os trabalhos nos muros consomem bastante sua energia. “Os painéis urbanos tem uma dinâmica própria de logística, tempo e espaço”, revela. “São bem grandes e dá muito trabalho, tento fazê-los o mais rápido possível. Fico bastante desgastado na construção de cada um deles: o calor do sol, o acabamento da alvenaria, as alturas e por aí vai. Já nas telas dá pra estudar, pesquisar as formas e as cores, sem tanto estresse, o tempo é meu aliado.”

No campo das exposições, já desenvolveu mostras individuais como Amantes de A a Z, Mestres Alagoanos e coletivas como 13 Vezes Arte, Da Margem pra Dentro e Carnelevarium.

Além da criatividade, Levy se utiliza de vários materiais para completar a paisagem desejada nas obras, como pincéis, tinta PVC, tinta de piso, giz cera pra fazer o esboço, como também programas gráficos pra realizar alguns testes de cor e dimensão.

BLOG AQUI ACOLÁ - LEVY PAZ (1)“A arte urbana vem crescendo muito no Brasil, teve uma explosão gigantesca, temos como exemplo o artista Cobra com trabalhos internacionais. E aqui na nossa realidade em Maceió, guardadas as devidas proporções, a arte tem se mostrado bem efervescente”, comenta.

“Não é sempre que aparecem trabalhos encomendados, mas acredito que estou vivendo um bom momento nesse plano, estou dentro desse casting de artistas de rua que fazem trabalhos grandes”.

Seu trabalho mais recente foi um mega painel no Centro de Maceió, que segundo ele, é sua cereja de bolo. “São 26 metros quadrados que o Sebrae me chamou para fazer e eu convidei mais quatro artistas para participar, onde fizemos um layout prévio, e conseguimos realizá-lo em menos de um mês”, revela.

BLOG AQUI ACOLÁ - Levy paz - foto Sombra Maceió (9)
Foto: Acervo pessoal do artista
BLOG AQUI ACOLÁ - Levy paz - foto Sombra Maceió (11)
Foto: Acervo pessoal do artista
BLOG AQUI ACOLÁ - Levy paz - foto Sombra Maceió (10)
Foto: Sombra Maceió
BLOG AQUI ACOLÁ - Levy paz - foto Sombra Maceió (4)
Foto: Sombra Maceió

“Ficou bem bonito, conseguimos reproduzir o que tínhamos pretendido naquela escala gigantesca e deu muito trabalho, inclusive alguns perigos”. O painel fica localizado na Rua Buarque de Macedo, próximo à Transpal.

Gênesis em Vermelho Absoluto

Em “Gênesis em Vermelho Absoluto”, sua nova individual, Levy reúne urbanidade e diálogos entre épocas. O clássico e o contemporâneo em 27 trabalhos, que variam entre pinturas, desenhos, esculturas e instalações. “Esse é meu recomeço. Acho que todo novo trabalho é um novo começo, um novo ciclo. Por isso Gênesis. E vermelho porque é a vida, é o sangue”.

BLOG AQUI ACOLÁ -LEVY PAZ (5)
Foto: Acervo pessoal do artista
BLOG AQUI ACOLÁ -LEVY PAZ (2)
Foto: Acervo pessoal do artista
BLOG AQUI ACOLÁ -LEVY PAZ (3)
Foto: Acervo pessoal do artista
BLOG AQUI ACOLÁ -LEVY PAZ (4)
Foto: Acervo pessoal do artista

BLOG AQUI ACOLÁ - LEVY PAZ - GENESIS EM VERMELHO ABSOLUTO (2)


*Texto: Nicollas Serafim | Edição e Revisão: Iranei Barreto | Créditos das Imagens: Acervo fotográfico do artista 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: