Guia de exposições

Guia de exposições Aqui Acolá – 19ª edição

Nosso Guia de Exposições Aqui Acolá chega com sua 19ª edição trazendo 10 ótimas opções de passeios culturais!

 

EXPOSIÇÃO SIL BLOG AQUI ACOLÁ
Sil | Foto: Thiago Sobral

Sil | Théo Brandão


A exposição Sil, composta por doze peças da artista e sete fotografias coloridas que retratam sua obra e fazer artístico, clicadas pelo fotógrafo Thiago Sobral, segue aberta a visitação até 06 de agosto, no Museu Théo Brandão.

A exposição tem curadoria da museóloga Hildênia Oliveira e de Thaisa Sampaio. O projeto expográfico é de alunos do curso de Design da Ufal.  As obras retratam brincadeiras de infância geralmente com uma Jaqueira, marca registrada da artista, presente na escultura.

Há quase vinte anos, Sil de Capela aprendeu a técnica da cerâmica com o mestre João das Alagoas. Desenvolveu um estilo próprio e, hoje, o trabalho da artista é reconhecido no Brasil e exterior.

Museu Théo Brandão – Avenida da Paz, 1490, Centro | Horário aberto à visitação: das terças as sextas, das 9h às 17h; sábado e domingo, das 12h às 17horas, | Mais informações pelos telefones 3214-1716.

 

Achiles escobar - fotografia de Elizete Sartori blog aqui acolá
Civilização das Máscaras: Vértice – Faces Ocultas | Foto: Elizete Sartori

Civilização das Máscaras: Vértice – Faces Ocultas | MISA Alagoas


O Museu da Imagem e do Som de Alagoas – MISA segue com a exposição Civilização das Máscaras: Vértice – Faces Ocultas, individual de Achiles Escobar, até 05 de julho, de terça à sexta, de 8h às 17h.

“Civilização das Máscaras: Vértice – Faces Ocultas” fala sobre a importância das máscaras no contexto histórico e cultural das civilizações, o papel dual da máscara, do que ela oculta e revela, e de como a cultura das máscaras influenciou a trajetória e o processo criativo do artista.

Achiles Escobar é paraense, reside em Alagoas há mais de 30 anos, estudou artes plásticas no Liceu de Artes e Ofício da cidade de São Paulo, atua como pesquisador da cultura popular brasileira e alagoana, coordena projetos socioculturais, é idealizador do bloco carnavalesco “Jaraguá é o Bicho, em seu ateliê, sempre abriu as portas para a comunidade, que receberam aulas e diversas oficinas sobre técnicas de papietagem e machê.

MISA- Rua Sá e Albuquerque, 275, Jaraguá | Telefone: (82) 3315-7882 | Quando: de terça a sexta, das 08h às 17 horas; aos sábados das 09h às 14h | Entrada Franca

 

Anima blog aqui acolá

Ânima Alagoana | Cesmac


A exposição Ânima Alagoana continua aberta a visitação até 30 de junho na Galeria de Arte Fernando Lopes do Cesmac. A coletiva tem como objetivo principal estabelecer correlatos criativos entre os imaginários de artistas visuais e literatos alagoanos, estabelecendo uma ponte para a materialização da “ânima” em corpos criativos, apresentadas em formatos de: esculturas, vídeos, performances, fotografias ou ilustrações artísticas.

Com curadoria da Profa. Carol Gusmão, a mostra expõe trabalhos de 20 artistas, dentre eles: Agélio Novaes, Delson Uchôa, Francisco Oiticica, Lula Nogueira, Marçal Conde, Marta Arruda, Pedro Cabral, Pedro Caetano, Persivaldo Figueirôa, Reinaldo Lessa, Ricardo Lêdo, Rosivaldo Reis e Suel.

GALERIA CESMAC DE ARTE FERNANDO LOPES – Rua Cônego Machado, 1043, Farol| Telefone: (82) 3215-5094 | Quando: de segunda à quinta, das 13h às 17h; sextas das 13h às 16h| Entrada Franca

 

exposição 360º blog aqui acolá
360º | Foto: Divulgação

360º | Complexo do Teatro Deodoro


Tintas, pincéis, papéis, sentidos aguçados, visão artística e uma boa dose de talento. O resultado disso são dezenas de pinturas que revelam o olhar do artista Eduardo Bastos sobre Alagoas e a vida reunidas na exposição 360º, que aberta ao público até 21 de julho, no Complexo Cultural Teatro Deodoro. A entrada é gratuita.

A mostra pode ser visitada de segunda-feira a sábado, das 8h às 18h; às quartas-feiras, das 8h às 20h; e, aos domingos e feriados, das 14h às 17h. Grupos de escolas e instituições sociais devem agendar a visita guiada gratuitamente pelo (82) 98884-6885.

Complexo Cultural Teatro Deodoro – R. Barão de Maceió, 375 Em frente à Praça Marechal Deodoro – Centro. Quando: segunda a sexta, das 8h às 18h, e, as quartas, das 8h às 20h.

 

jorge vieira  blog aqui acolá
A Fotografia Contemporânea de Jorge Vieira

A Fotografia Contemporânea de Jorge Vieira | Elua


A fotografia Contemporânea de Jorge Vieira em exposição no Elua – coquetelaria e gastronomia – é a primeira mostra que o foto-artista faz de seus trabalhos com linguagem artística, no sentido da liberdade poética na composição e pós-produção de imagens.

As cinco fotografias ali expostas são fruto de estudos e experimentações realizados nos últimos doze meses, com aplicação de técnica intervencionista sobre fotografia, em processo digital. A pequena mostra é parte de um conjunto fotográfico concebido para compor projetos de ambientes, no universo da arquitetura, constituindo-se o viés mais comercial do trabalho de Jorge Vieira, que já é reconhecido pelos seus projetos documentais.

A exposição fica no ELUA (Rua vereador Pedro Moura, 333 – Jatiúca) até final de junho.

 

62650386_2011827038921455_7468344465795579904_n
Os Olhos do Jardim | Foto: Robertson Dorta 

Os Olhos do Jardim | Sesc Centro


A exposição Os Olhos do Jardim, do Coletivo Sementes Bordadas, ainda está na Galeria de Arte da Unidade Sesc Centro e fica disponível para visitação até 12 de julho, das 12h às 18h. A entrada é gratuita!

São 40 obras têxteis, entremeando desenhos, pinturas, bordados e crochês, apresentadas em suportes e dimensões diversas, entre painéis, pedras e folhas, sobrepostas ou contornadas por tramas.

 A Galeria de Artes do SESC Centro fica aberta a visitação de segunda a sexta, das 12h às 18h. Mais informações: 3201-1374 / 3201-13.

 

WhatsApp Image 2019-06-17 at 20.25.21 aqui acola
Urbanidade – obra de Eva Cavalcanti | Foto: Eva Cavalcanti

Urbanidade | Arte Pajuçara


Depois de uma temporada no MUPA, a exposição Urbanidade ocupa o Arte Pajuçara, disponível para apreciação até 17 de agosto. A coletiva reúne obras de 43 artistas. Com temática contemporânea, a exposição faz referência ao olhar dos artistas em relação à cidade, tornando a produção das obras uma fonte de comunicação com todas as possibilidades. A mostra tem curadoria de Viviani Duarte.

Entre os artistas estão Achiles Escobar, Acioli, Adriana jardim, Eklivann Marcel, Eva Cavalcante, Arthur Celso,  Lu Azul, Gabi Coêlho, Elisabeth Wolbeck, Henrique Lima, Jorge Vieira, José Paulo, Rosivaldo Reis, Jhadim ba, Lia Santos, Lula Nogueira, Muganga, Manú Constant, Waldirene, Roniekson, Tânia Pedrosa, Cláudio Kukukaya, Wallison e Emerson Diniz.

Centro Cultural Arte Pajuçara  – Av. Dr. Antônio Gouveia, 1113, Pajuçara. Maceió/AL.  Entrada Franca

 

ruptura blog aqui acolá
Ruptura | Fotografia: Sebage

Ruptura |Café da Linda


O artista visual Rolderick Leão apresenta a sua primeira exposição individual Ruptura até 14 de agosto  no Café da Linda. O artista apresenta 15 obras com desenhos e ilustrações em aquarelas e técnicas mistas, além de pinturas a óleo, com a proposta de romper o paradigma da beleza e tirar o público do lugar comum.

Com o apoio da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), a exposição é uma iniciativa do movimento Antropofágico Miscigenado, liderado pelo cantor, compositor e poeta Sebage.

Café da Linda Mascarenhas – Teatro Deodoro – R. Barão de Maceió, 375. Em frente à Praça Marechal Deodoro – Centro. Entrada gratuita.

 

bon vin
he Emotion´s Black Volcanos |Foto: Divulgação

The Emotion´s Black Volcanos | BON VIN


A Boutique bon Van abriga a exposição The Emotion´s Black Volcanos, de Breda e Schwartz. A mostra fotográfica é uma narrativa que, através das cores e faces, expressam as mais genuínas e puras emoções as quais nos identificam todos os dias.

 BON VIN – Boutique & Bistrot | QUANDO: até 15 de outubro | VISITAÇÃO: Terça a Sábado a partir de 18 horas

 

Adrianavarejão blog aqui acolá
Adriana Varejão – Por uma retórica canibal | Foto: Divulgação

Adriana Varejão – Por uma retórica canibal |MAMAM


Depois de uma temporada de dois meses em Salvador, a exposição Adriana Varejão – Por uma retórica canibal aportará no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães  (MAMAM), com abertura agendada para o dia 28 de junho, às 19h. É a primeira vez que um conjunto significativo de obras da artista carioca é exposto no Recife. Serão 25 obras representativas dos 30 anos de carreira de Adriana Varejão.

Com curadoria de Luisa Duarte, a exposição faz parte de um projeto que pretende descentralizar o acesso à produção da artista carioca, exibindo obras realizadas entre 1992 e 2016. Trata-se de um conjunto significativo de sua produção, que inclui trabalhos seminais como Mapa de Lopo Homem II (1992-2004), Quadro Ferido (1992) e Proposta para uma Catequese, em suas Partes I e II (1993).

Adriana Varejão – Por uma retórica canibal | Visitação:  de 28 de junho a  8 de setembro de 2019 | Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães  (MAMAM) – R. da Aurora, 265 – Boa Vista, Recife – PE |  Mais Informações  (81) 3355-6871 | E-mail: mamam@mamam.art.br | Gratuito | Classificação indicativa: Livre

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: