Chefs.AL

Um brinde ao Bon Vin

A combinação entre vinho, arte e bons encontros é o tripé que sustenta o conceito do Bon Vin. Localizado no coração da Ponta Verde em Maceió, o espaço tem nos vinhos sua especialidade, mas sem deixar de lado os acompanhamentos e a ambiência regada à boa música e exposições de arte, o que torna suas noites uma experiência aguçante para todos os sentidos. O Blog Aqui Acolá brinda ao Bon Vin ao tempo em que serve a segunda edição da série especial Chefs.AL.

Aqui Acolá - chefs.al - Bon van (7)
Roberta Queiroz e Nicolas Ferrandiz. Foto: Divulgação

O bistrô é gerenciado pelo casal Roberta Queiroz e Nicolas Ferrandiz, ela brasileira e ele francês. Quando vieram morar no Brasil e decidiram abrir o Bon Vin, procuraram reproduzir no local as vivências que tinham na França. Há pouco mais de três anos em funcionamento, seu cardápio vem aumentando aos poucos, porém mantendo a essência da cozinha pequena.

A ideia de ter um espaço de vinhos era um sonho permanente na mente de Nicolas. “Eu comecei a trabalhar com vinhos na França aos 18 anos. No início eu só queria trabalhar para ganhar dinheiro, porém comecei a gostar muito desse mundo. No início eu guardava as caixas de vinho (arrumando a loja), depois de um tempo eu fiquei sommelier do espaço”, lembra ele. “Eu realmente me apaixonei por vinhos quando comecei a visitar as vinícolas. Eu descobri que além de ser uma bebida muita boa ela era muito complexa, o fruto de um ano intenso de trabalho”.

Aqui Acolá - chefs.al - Bon van (77)
Foto: Divulgação
Aqui Acolá - chefs.al - Bon van (41)
Foto: Divulgação
Aqui Acolá - bon vin - chefs (4)
Foto: Divulgação
Aqui Acolá - bon vin - chefs (1)
Foto: Divulgação

Quando os dois vieram para Maceió para fugir do frio francês, perceberam poucas opções nesse segmento.

A gente achou que tinha um mercado em aberto e sempre foi o sonho dele, aí criamos o Bon Vin”, revela Roberta.

Começaram com pelo menos 160 rótulos de vinho e um cardápio de uma página – quatro tipos de bruschettas, três espécies de saladas, croissants, tábuas de frios e duas massas. “Aos poucos fomos aumentando, agora temos oito bruschettas, mais saladas, quiches e uma variedade maior de frios e massas”, diz Roberta. “Mas ainda assim é um cardápio bem convivial, para se dividir e compartilhar com um vinho e uma boa conversa”.

Aqui Acolá - chefs.al - Bon van (80)
Foto: Divulgação
Aqui Acolá - chefs.al - Bon van (59)
Foto: Divulgação
Aqui Acolá - chefs.al - Bon van (79)
Foto: Divulgação

“Eu queria abrir uma loja pequena. Tinha gente que falava que aqui ninguém gostava de vinho e outros que falavam o contrário. Então decidimos abrir uma adega, porém servindo petiscos para poder consumir no lugar”, lembra Nicolas. “Desde os primeiros dias recebemos muitas pessoas que sempre elogiaram e nos deram muita força”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A escolha do local foi um processo complicado, segundo eles, até que encontraram o espaço no Maceió Facilities, bem próximo à Praça do Skate. A decoração foi pensada por Roberta, que também é designer de base. A chef Vanessa Santos é a responsável pela cozinha, mas o cardápio também foi pensado por Roberta e Nico numa construção coletiva.

“Acho que hoje o segredo para qualquer coisa dar certo é que ela seja muito verdadeira”, diz ela. “Então tudo foi construído e crescendo com nossas vivências, nossas experiências. E acredito que agora o espaço está do jeitinho que a gente pensou”.

Segundo eles,  os clientes que frequentam o Bon Vin vai dos 20 aos 80 anos. “Tem dias que temos pessoas bem mais novas e também bem mais velhas aqui no espaço, inclusive nos dias que tem shows de rock eles ficam e curtem muito”, revela Roberta. “A gente procura manter opções bem acessíveis para todos os públicos, porque para nós isso é importante”.

Para quem deseja ir pela primeira vez conhecer o Bon Vin, Roberta recomenda o vinho xadrez, português do Alentejo, que custa R$ 54,90, com um mix de bruschettas, frios ou salada. “Além desse, um dos pratos mais famosos da casa é o carpaccio com molho pesto”, sugere.

O Bon Vin também abriga exposições de artes visuais e shows musicais intimistas. A curadoria da casa também é feita por Roberta e cada mostra fica em cartaz por dois meses. “A gente já tem uma agenda para este ano praticamente fechada, e muitos artistas não só de Alagoas já expuseram aqui como Márcia Normande, Thiago Lion, Luísa Patury, João Paulo Dantas, João Lamenha, Francisco Oiticica, e muitos outros. Agora estamos com uma exposição da Elene Lages”.

“Eu não conhecia nada daqui, da cultura ou dos costumes de vocês. Eu peguei cada crítica e sugestão e o Bon Vin evoluiu assim”, revela Nicolas. “Nunca pensei antes que iria ter música ao vivo no bistrô e hoje é algo essencial, que eu amo muito e que traz muita vida.”

“Quem vir ao Bon Vin pode esperar ser muito bem recebido, sentir-se em casa, conhecer música e arte, tomando um bom vinho”. Para Nicolas e Roberta, além de uma grande conquista, os três anos de Bon Vin vem proporcionando muito aprendizado. “Acredito que ele se encaixou como um espaço que descomplicou beber vinho. Continua sendo algo charmoso, mas aqui no Bon Vin se tornou algo muito pessoal, cada pessoa bebe vinho do que jeito que ela quiser.”, afirma ela. “Juntando tudo isso, ele veio para ser um cantinho muito especial. Pequeninho, mas muito especial”.

Aqui Acolá - chefs.al - Bon van (71)
Foto: Divulgação
Aqui Acolá - chefs.al - Bon van (70)
Foto: Divulgação
Aqui Acolá - bon vin - chefs (5)
Foto: Divulgação
Aqui Acolá - bon vin - chefs (7)
Foto: Divulgação
Aqui Acolá - chefs.al - Bon van (48)
Foto: Divulgação

Segundo Nicolas, o Bon Vin tem sido ainda uma relação de troca. “É uma grande experiência de vida, onde eu ensino um pouco dos meus conhecimentos para as pessoas e aprendo cada dia um pouco mais sobre a cultura e as tradições alagoanas conversando com todos”, afirma. “Estou com saudades da França, mas eu me sinto muito bem aqui! Definitivamente eu me apaixonei por essa terra e por vocês!”.


BON VIN BOUTIQUE & BISTROT – Rua General João Saleiro Pitão, 1037. Ponta Verde, Maceió-AL. (próximo à Praça do Skate) | De segunda à sábado das 18 às 2h | Instagram: @boutiquebonvin


Veja também…

1ª edição Chefs.AL

Las Margaridas é comida contemporânea e acessível na parte alta de Maceió

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: