Fotografia

Exposições fotográficas ocupam os quatro cantos da capital alagoana

Mostras fotográficas pipocam na capital alagoana mostrando o talento, sensibilidade e evolução do seguimento artístico no estado.

 

O complexo do Teatro Deodoro abriga desde o dia 19 março, a coletiva “Silêncio”, com trabalhos fotográficos de Mônica Suruagy, Ednalva Almeida, Erica Santos, Felipe Vieira e Juliana Barreto, que integram o grupo Amigos da Fotografia, formado com o intuito de debater, trocar experiências e compartilhar ideias.  A mostra revela momentos que ficaram eternizados pelas lentes dos fotógrafos, como belezas naturais e monumentos. “Silêncio” exibe 50 imagens que poderão ser apreciadas até 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Com entrada franca.

Prestes a ser lançado, o Projeto FotoSururu contará em sua programação com 06 exposições, com duas delas sendo lançadas na próxima semana.  “Mosaico” abriu a programação com trabalhos dos fotógrafos alagoanos, no Maceió Shopping.

blog aqui acolá Luna gavazza
Mosaico | Foto: Luna Gavazza
Blog Aqui Acolá - nadja_barbosa_sem_perder_a_fé
Mosaico | Foto: Nadja Barbosa
blog aqui acolá - Ramatis_Costa_01_fragma_mercadovindo
Mosaico | Foto: Ramatis Costa
Blog Aqui Acolá -
Mosaico | Foto: Gabi Coêlho

flog Aqui Acolá flor de sal - gabi coelho

blog aqui acolá Arthur_Celso_Brasil
Mosaico | Foto: Arthur Celso

A coletiva traz o olhar de 17 fotógrafos que expõem sobre tema livre, num conjunto de 30 imagens que vão de paisagens naturais e culturais a cenas de rua, com linguagens que transitam do documental aos conceitos contemporâneos da fotografia. Um verdadeiro mosaico de imagens, prova da pluralidade da leitura que todos fazemos do mundo.

blog aqui acolá - FOTOgrafandoPOESIA (2)
FOTOgrafandoPOESIA | Foto: Jorge Vieira

 

Na sequência da programação do FotoSururu, “FOTOgrafandoPOESIA”, foi lançada  04 de abril, no mezanino do Complexo Cultural Teatro Deodoro. Também coletiva, a mostra é resultado de oficina de produção fotográfica inspirada na poética, realizada em Maceió, de julho a novembro de 2018, quando poetas e fotógrafos se encontraram para promover o diálogo da escrita com a imagem, objetivando a produção de conteúdo poético. A montagem reúne seis ensaios fotográficos e seus respectivos poemas, com temática variada e linguagem fotográfica também diversa.

 

 

blog aqui acolá - FOTOgrafandoPOESIA (1)
FOTOgrafandoPOESIA | Foto: João Dionísio
blog aqui acolá - FOTOgrafandoPOESIA (3)
FOTOgrafandoPOESIA | Foto: Gabi Coêlho
blog aqui acolá - FOTOgrafandoPOESIA (4)
FOTOgrafandoPOESIA | Foto: Lia Santos
blog aqui acolá - FOTOgrafandoPOESIA (5)
FOTOgrafandoPOESIA | Foto: Lucyelma Silva

Ainda como parte da programação do FotoSururu,  “Tecendo Sentidos: Fotografia e Experiência Etnográfica” (Museu Théo Brandão), Coletiva de alunos da disciplina de Antropologia Visual da UFAL, de 09 de abril a 12 de maio; “Convocatória FotoSururu” (MISA), resultado da Convocatória Nacional FotoSururu Ensaio e Foto Única, de 10 de abril a 10 de maio;  “Missão São Francisco: Nos Caminhos de Richard Francis Burton – ATO I” (Fundação Pierre Chalita), coletiva dos fotógrafos Celso Brandão, Pierre Devin, Nair Benedicto, Fabiana Figueiredo, Fausto Chermont e filme de Pedro Amaral, de 20 de abril a 20 de maio;  finalizando com “Autorretrato, Atalho para Minha Poética” (IPHAN), coletiva de autorretrato dos alunos do Ateliê Jacqueline Hoofendy (RJ), de 18 de abril a 18 de maio.

Sobre o FotoSururu  1º Encontro de Fotografia Criativa em Maceió,  acontece entre os dias 19 e 20 de abril. O FotoSururu busca criar um ambiente para pensar e fomentar a cultura da fotografia em Alagoas e inserir Maceió no roteiro dos eventos anuais de fotografia. Com um perfil intimista, o evento permitirá a ampla participação de seus inscritos e sua estreita comunicação com os convidados, que são grandes nomes do cenário local e nacional.  Além do ciclo de palestras, a programação conta com workshops, leitura de portfólios, exposições e duas convocatórias, sendo uma para foto única e outra para ensaios.  A programação completa poderá ser vista no site https://www.fotosururu.com.


IMAGEM DE CAPA: Alexandre Carvalho  | Texto: Iranei Barreto



Blog Aqui Acolá –| IG: @blog.aquiacola | facebook.com/aquiacolanet | Contato: 82. 999206033 |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: