O complexo do Teatro Deodoro abriga desde o dia 19 março, a coletiva “Silêncio”, com trabalhos fotográficos de Mônica Suruagy, Ednalva Almeida, Erica Santos, Felipe Vieira e Juliana Barreto, que integram o grupo Amigos da Fotografia, formado com o intuito de debater, trocar experiências e compartilhar ideias. A mostra revela momentos que ficaram eternizados pelas lentes dos fotógrafos, como belezas naturais e monumentos. “Silêncio” exibe 50 imagens que poderão ser apreciadas até 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Com entrada franca.
Prestes a ser lançado, o Projeto FotoSururu contará em sua programação com 06 exposições, com duas delas sendo lançadas na próxima semana. “Mosaico” abriu a programação com trabalhos dos fotógrafos alagoanos, no Maceió Shopping.





A coletiva traz o olhar de 17 fotógrafos que expõem sobre tema livre, num conjunto de 30 imagens que vão de paisagens naturais e culturais a cenas de rua, com linguagens que transitam do documental aos conceitos contemporâneos da fotografia. Um verdadeiro mosaico de imagens, prova da pluralidade da leitura que todos fazemos do mundo.

Na sequência da programação do FotoSururu, “FOTOgrafandoPOESIA”, foi lançada 04 de abril, no mezanino do Complexo Cultural Teatro Deodoro. Também coletiva, a mostra é resultado de oficina de produção fotográfica inspirada na poética, realizada em Maceió, de julho a novembro de 2018, quando poetas e fotógrafos se encontraram para promover o diálogo da escrita com a imagem, objetivando a produção de conteúdo poético. A montagem reúne seis ensaios fotográficos e seus respectivos poemas, com temática variada e linguagem fotográfica também diversa.




Ainda como parte da programação do FotoSururu, “Tecendo Sentidos: Fotografia e Experiência Etnográfica” (Museu Théo Brandão), Coletiva de alunos da disciplina de Antropologia Visual da UFAL, de 09 de abril a 12 de maio; “Convocatória FotoSururu” (MISA), resultado da Convocatória Nacional FotoSururu Ensaio e Foto Única, de 10 de abril a 10 de maio; “Missão São Francisco: Nos Caminhos de Richard Francis Burton – ATO I” (Fundação Pierre Chalita), coletiva dos fotógrafos Celso Brandão, Pierre Devin, Nair Benedicto, Fabiana Figueiredo, Fausto Chermont e filme de Pedro Amaral, de 20 de abril a 20 de maio; finalizando com “Autorretrato, Atalho para Minha Poética” (IPHAN), coletiva de autorretrato dos alunos do Ateliê Jacqueline Hoofendy (RJ), de 18 de abril a 18 de maio.
Sobre o FotoSururu – 1º Encontro de Fotografia Criativa em Maceió, acontece entre os dias 19 e 20 de abril. O FotoSururu busca criar um ambiente para pensar e fomentar a cultura da fotografia em Alagoas e inserir Maceió no roteiro dos eventos anuais de fotografia. Com um perfil intimista, o evento permitirá a ampla participação de seus inscritos e sua estreita comunicação com os convidados, que são grandes nomes do cenário local e nacional. Além do ciclo de palestras, a programação conta com workshops, leitura de portfólios, exposições e duas convocatórias, sendo uma para foto única e outra para ensaios. A programação completa poderá ser vista no site https://www.fotosururu.com.
IMAGEM DE CAPA: Alexandre Carvalho | Texto: Iranei Barreto
Blog Aqui Acolá –| IG: @blog.aquiacola | facebook.com/aquiacolanet | Contato: 82. 999206033 |