Chefs.AL

Las Margaridas é comida contemporânea e acessível na parte alta de Maceió

As cunhadas e amigas Maria do Carmo e Vera Rocha têm em comum, além da simpatia e o gosto pela arte e pela conversa, o amor pela culinária. E foi juntando tudo isso que as duas abriram a Las Margaridas Comedoria, um lugar florido, aconchegante e extremamente aguçador de sentidos – principalmente os visuais, olfativos e gustativos. O Aqui Acolá foi até lá conferir as cores, sabores e histórias das duas Margaridas e tirar do forno a primeira edição da Chefs.AL, a mais nova série especial do blog.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Las Margaridas fica na praça do conjunto Inocoop, no bairro da Cidade Universitária, um pouquinho depois da Ufal. Mas a história começa em outro lugar, no bairro da Jatiúca, quando as duas montaram um Empório Português para vender inicialmente vinhos, azeites e outros produtos portugueses. Pouco tempo depois, abriram um espaço para degustação e desenvolveram um cardápio todo baseado nos vinhos. Porém, o Empório durou apenas um ano. “Era uma estrutura cara, veio a alta do dólar e impossibilitou que a gente continuasse por mais tempo”, revelou Carmo. “Depois disso, eu estava com a ideia de abrir uma comedoria mais ligada à comida brasileira. Só que apareceu esse ponto aqui e já mudamos o norte para uma comida mais contemporânea, um bistrô com massas, risoto, entradas e também a parte regional”.

Elas trabalham seus pratos com matérias-primas como molhos e tomates frescos, queijo parmesão selecionado, massas caseiras feitas por Vera. E a alquimia de tudo isso com o prazer que as duas demonstram em fazer e servir quem chega lá vem chamando a atenção e prendendo uma clientela fiel. “Desde Rio Largo descendo pelo Antares, Serraria, Santa Amélia, Farol e até nossos clientes antigos da Ponta Verde que gostam do nosso ambiente vêm para aqui”, comenta Vera.

Na ativa já há um ano e meio, Las Margaridas melhorou até a qualidade de vida da dupla, já que ambas também moram na parte alta.

“Acredito que estamos nos saindo muito bem. Demorou um pouco para as pessoas entenderam a comida da gente, até porque aqui em cima não tem esse estilo de comida mais elaborada, gourmet”, diz Carmo. “Contudo, esse diferente foi que contou pontos para a gente”.

Aqui Acolá - Las Margaridas Comedoria (15)
Foto: Acervo do Las Margaridas Comedoria
Aqui Acolá - Las Margaridas Comedoria (13)
Foto: Acervo do Las Margaridas Comedoria
Aqui Acolá - Las Margaridas Comedoria (14)
Foto: Acervo do Las Margaridas Comedoria
Aqui Acolá - Las Margaridas Comedoria (12)
Foto: Acervo do Las Margaridas Comedoria
Aqui Acolá - Las Margaridas Comedoria (4)
Foto: Acervo do Las Margaridas Comedoria

Segundo ela, a montagem do cardápio foi uma junção do que as duas faziam no Empório, dos jantares que Vera dava em casa para os amigos e do interesse pelas massas. “Mas estamos sempre buscando inovar em algumas coisas. Sinto falta de alguns sabores ainda”, brinca. Autodidatas, Vera e Carmo têm o talento gastronômico nato, do dia a dia. Vera ainda é produtora de cinema, e Carmo artista plástica.

A decoração também dá o charme da Las Margaridas. “É o nosso estilo, tem muita coisa de casa”, comenta Vera. A mobília, os quadros e as flores confirmam isso e os clientes têm a sensação de casa. “A gente atende muitos funcionários públicos, profissionais liberais, professores, alguns estudantes também. A gama é bastante variada”, revela Carmo.

“Acho que o grande truque daqui é o produto de qualidade”, diz Vera. “O queijo parmesão de verdade, o azeite extra virgem, o manjericão fresco e muitos clientes gostam disso”.

Para clientes de primeira viagem, a dupla recomenda como entrada as bruchettas, os sanduíches ou empadas. Para o prato principal se destacam as massas, risotos e as panquecas. “Já as sobremesas a gente sempre está mudando, tivemos panna cotta, torta gelada, tortinhas de maça e banana. Eu diria que as massas são nossas especialidades”.

Aqui Acolá - Las Margaridas Comedoria (3)
Foto: Acervo do Las Margaridas Comedoria
Aqui Acolá - Las Margaridas Comedoria (2)
Foto: Acervo do Las Margaridas Comedoria
Aqui Acolá - Las Margaridas Comedoria (1)
Foto: Acervo do Las Margaridas Comedoria

Quem chegar em Las Margaridas Comedoria vai encontrar uma comida preparada com muito cuidado, uma escolha criteriosa dos ingredientes e um preço razoável – o prato mais caro custa R$ 32. Vera e Maria do Carmo seguem animadas, confiantes e cheias de simplicidade.

“Nós queremos continuar com esse prazer de servir. Tem cliente que diz que a gente vai precisar aumentar o espaço, mas o que a gente queria era aumentar a cozinha. A gente gosta e se vira muito bem desse jeitinho aqui” sorriem.


* Texto de Nicollas Serafim | Edição, produção e revisão de Iranei Barreto | Créditos das imagens: Acervo pessoal da equipe do Las Margaridas e de Nicollas Serafim

Créditos da capa: Nicollas Serafim

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: