Artes Guia de exposições

Guia de Exposições Aqui Acolá – 15ª edição

O Já tradicional GUIA DE EXPOSIÇÕES AQUI ACOLÁ volta trazendo ótimas sugestões de passeios culturais abertos à visitação na capital alagoana. Tem montagem visitando Alagoas dedicada ao mundo mágico dos brinquedos; tem exposição temática; tem exposição fotográfica; tem exposição exaltando a euforia; tem exposição questionando nossas relações;  tem artista lançando exposição individual pela primeira vez;  tem também o alagoano Delson Uchôa em cartaz na Galeria Anita Schwartz, no Rio de Janeiro; e a curiosa mostra da artista sueca Hilma af Klint, que segue em cartaz na Pinacoteca de São Paulo. A boa novidade é que as exposições têm entrada gratuita.  O que acha de agora você montar o seu roteiro de visitações?

35360606_10156750146739767_1252544748506316800_o
Foto: Divulgação

SOUVENIR – BON VIN – Boutique & Bistrot


Em cartaz no charmoso BON VIN – Boutique & Bistrot, a mostra fotográfica Souvenir, de Francisco Oiticica Filho, trata da redução a vestígios da antiga monumentalidade trazida aos dias de hoje como imagens. Ela apresenta 16 impressões de um momento de clivagem para a recente história da beleza europeia. Com a passagem de século XX para o século XXI, muitas mudanças ocorreram, e o que era antes mais ou mesmo estável – a moeda, a fronteira, o pacto social – foi abalado na França, território fotografado, e sobressai em Paris, a sua capital. Estão ali evidenciadas nestas fotografias vintage, analógicas, posteriormente digitalizadas, ou radicam subjacentes, imagens da tensão entre corpos e sombras, solidez e dissolução de instituições jurídicas, financeiras e identitárias, com a substituição do franco pelo euro, mudanças todas elas ligadas à noção de unidade nacional. Surge agora, no Bon Vin, a oportunidade de, num ambiente francófono, rememorar a simbologia erigida para durar na forma da estatuária em locais públicos parisienses em sua maioria, cuja perda muitas vezes salutar de pompa e circunstância Francisco tão bem soube captar.

BON VIN – Boutique & Bistrot | QUANDO: até 12 de julho | VISITAÇÃO: Terça a Sábado a partir de 18 horas

BLOG AQUI ACOLÁ - BRINQUEDOS DO BRASIL .2

BRINQUEDOS DO BRASIL| Galeria de Artes do SESC


Férias escolares e você pensando em uma boa programação para criançada? Que tal desconectar seus pequenos e fazer uma viagem pelo mundo encantado dos brinquedos?  A “Exposição Brinquedos do Brasil” desembarcou em Maceió e segue até 03 de agosto  na Unidade Sesc Centro com um arsenal composto das mais variadas engenhocas: brinquedos de miriti, mamulengos, brinquedos de lata, panelinhas de barro, bolas de borracha da região amazônica, bichinhos de balata (resina vegetal), bonecas de pano, petecas de palha ou de buriti. O material, tanto os objetos expostos como o retratado no livro, trazem as indicações de brinquedos de todas as regiões do Brasil, contatos dos artesãos que os conceberam, bem como curiosidades e as formas de uso.

Galeria de Artes do SESC Centro fica aberta a visitação de segunda a sexta, das 12h às 18h.  | Até 03/08 | Mais informações: 3201-1374 / 3201-13

BLOG AQUI ACOLÁ - EDUCANDO E RECICLANDO COM ARTE
Foto: Divulgação

EDUCANDO E RECICLANDO COM ARTE | Museu Théo Brandão


Misturando arte e conscientização ambiental, o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore emprestou suas paredes históricas para os trabalhos do artista e professor Alcides Sales. O resultado é a exposição “Educando e reciclando com arte”, que pode ser vista e apreendida até o dia 27 de julho, com entrada gratuita. Inaugurada na abertura da Semana de Museus em maio, a exposição tem dois focos – a reciclagem e a educação ambiental. Todas as peças foram produzidas com materiais que iriam para o lixo, mas que passaram pelas mãos cuidadosas de Alcides. Além do viés artístico da mostra, o artista também recebe turmas de alunos no museu para ensinar-lhes a importância da preservação e do cuidado ambiental.

Théo Brandão – Avenida da Paz, 1490, Centro | Horário aberto à visitação: das terças as sextas, das 9h às 17h  | Mais informações pelos telefones 3214-1716.

BLOG AQUI ACOLÁ - EUFORIA.
Foto: Divulgação

EUFORIA | Galpão 422


Wado e Pedro Lucena em única exposição exalando a “Euforia” de seus traços e paixão pela arte. E vocêpode conferir o resultado desta parceria inusitada que foge dos trabalhos habituais de ambos no Galpão 422 até 27 de julho deste mês. Lucena migrou seus desenhos para madeira, sem formato regular, e cabeças feitas em papel. O cantor e compositor Wado, por sua vez, apresenta pinturas em tinta óleo sob papel Kraft, utilizando também caneta BIC e técnica de aquarela. Tem ainda obras a quatro mãos. Lembrando que o Galpão 422 funciona de terça a sexta, das 16h às 20 horas, na Rua Celso Piatti, Nº 422, Jaraguá. A entrada também é franca!

Galeria Galpão 422 –  Rua Celso Piatti, 422 – Jaraguá, Maceió. Quando: de terça a sexta, das 16h às 20h. Entrada gratuita.

BLOG AQUI ACOLÁ - FUTEBOL E ARTE
Foto: Persivaldo Figueirôa

FUTEBOL E ARTE |Memorial à República


Trinta artistas foram convocados para intervir em bolas de futebol e o resultado poderá ser conferido até 18 de julho exposição coletiva Futebol e Arte, no Memorial à República.  A exposição faz a conexão das artes visuais com o esporte nacional, tendo a Copa como temática. Visitação é gratuita, de terça a sexta, 9h às 17h; fins de semana, das 14h às 17h.

Memorial à República, Jaraguá | Quando: Terça-feira a sexta-feira das 9h às 17h, sábados, domingos e feriados, das 14h às 17h. | Agendamento de visitas para (escolas e faculdades) | Telefones: (82) 3315-7869 | Entrada Franca

20150513_100255
Foto: Camila cavalcante

MONTAR UMA RUÍNA: CLUBE ALAGOINHA | Pinacoteca da UFAL


A Pinacoteca Universitária abriga até 14 de agosto a exposição Montar uma Ruína: Clube Alagoinha, de Lis Paim.  A instalação é a primeira exibição pública do arquivo audiovisual constituído pela artista a partir da edificação em ruína do Alagoas Iate Clube – o Alagoinha. O trabalho é apresentado na exposição sob a forma de uma instalação audiovisual e de um conjunto fotográfico com 120 imagens, acompanhados de uma série de depoimentos sonoros gravados dentro da ruína ou retirados de materiais como fitas K7 antigas e programas de rádio.

Pinacoteca Universitária da UFAL- Praça Visconde de Sinimbu, 206, 1º piso, Centro.  Quando: segunda a sexta, das 8h30 às 18h).  Entrada gratuita

BLOG AQUI ACOLÁ - -CIVILIZAÇÃO PERIFÉRICA III - ACHILES ESCOBAR
Foto: Persivaldo Figueirôa

CIVILIZAÇÃO PERIFÉRICA III | MISA


Também no tradicional bairro de Jaraguá, a individual Civilização Periférica III – Grafos Pré-urbanos, de Achiles Escobar, aguarda sua visitação.  A mostra provoca e questiona sobre como estamos interagindo com os outros e com o planeta. Discute também sobre existência, liberdade, política e investiga a relação do criador e da criatura a partir de “expressões marginais”, da arte dos grafiteiros, interpretada pelo artista como um tipo de continuidade da arte rupestre. Achiles ressalta ainda a importância folclore. Instalada no MISA, a montagem pode ser vista de terça a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 14h, também com entrada gratuita.

MISA- Rua Sá e Albuquerque, 275, Jaraguá | Telefone: (82) 3315-7882 | Quando: de terça a sexta, das 08h às 17 horas; aos sábados das 09h às 14h | Entrada Franca

UM FOCO, ANTES DO FOCO
Foto: Divulgação

UM FOCO, ANTES DO FOCO | Café da Linda


O fotógrafo Adriano Arantos registrou por anos atividades de bastidores da coxia do centenário Teatro Deodoro e agora revela tudo na exposição “Um Foco, Antes do Foco”. A mostra apresenta 30 fotografias de situações que antecederam abertura de exposição e espetáculos de teatro, dança e música. Em cartaz no Café da Linda, no foyer do Teatro Deodoro, a individual fica aberta a visitação até 18 de julho, de terça a domingo, das 14h às 22h. Entrada é gratuita.

 Café da Linda Mascarenhas – Teatro Deodoro – R. Barão de Maceió, 375. Em frente à Praça Marechal Deodoro – Centro. Entrada Franca

BLOG AQUI ACOLÁ - REALISMO PICTÓRICO
Foto: Divulgação

ESTREIA

REALISMO PICTÓRICO| Complexo do Teatro Deodoro


E quem lança próximo dia 12 de julho sua primeira exposição individual é o desenhista e pintor Nícolas Elifas. Realismo Pictórico ficará em cartaz até 25 de agosto, no complexo cultural do Teatro Deodoro. A mostra tem curadoria de Alice Barros e Roberson Dorta.  Agendamento para grupos de escolas e instituições pelo telefone: (82) 98819-5010 | Entrada gratuita.

Complexo Cultural Teatro Deodoro – R. Barão de Maceió, 375 Em frente à Praça Marechal Deodoro – Centro. Quando: segunda a sexta, das 8h às 18h, e, as quartas, das 8h às 20h.

EXPOSIÇÕES DE ACOLÁ

BLOG AQUI ACOLÁ - AUTOFAGIA DELSON UCHOA
Foto: Divulgação

AUTOFAGIA |Anita Schwartz


Delson Uchôa voltou a expor individualmente no Rio de Janeiro depois de 13 anos. A instalação Autofagia -Eu Devoro Meu Próprio Tempo exibe seis trabalhos inéditos em grande formato que podem ser manuseadas pelos visitantes. A exposição conta ainda com a obra “Instalação Pintura-Objeto”, definida pelo artista como “escultura composta por couro, pele e membrana de tinta para o feitio de organelas na condição de pintura, posto que a matéria-prima é pigmento e resina”. A instalação cobre o chão, onde estão objetos geométricos feitos com os recortes da pintura sobre resina. Tem ainda vídeo que revela o processo criativo do alagoano.

Anita Schwartz — Rua José Roberto Macedo Soares 30, Gávea (2274-3873) | Quando: Segunda a sexta, das 10h às 20h; sábado, das 12h às 18horas | Até 18/08 |Quanto: Grátis. Classificação: Livre.

BLOG AQUI ACOLÁ - Hilma af Klint Mundos Possíveis

HILMA AF KLINT: MUNDOS POSSÍVEIS | Pinacoteca de São Paulo


A Pinacoteca de São Paulo abriga até o próximo dia 16 de julho a exposição Hilma af Klint: Mundos Possíveis, da artista sueca Hilma af Klint (1862-1944). Desconhecida em vida e cujo trabalho vem sendo reconhecido como pioneiro no campo da arte abstrata, Hilma deixou em seu testamento que seus trabalhos somente fossem exibidos 20 anos depois do seu último suspiro. Sua determinação foi acatada, e a discussão em torno de sua produção começou a acontecer nas últimas três décadas. Na mostra da instituição paulista, a primeira na América Latina, o público brasileiro finalmente vê 130 obras de Af Klint. Os trabalhos, dispostos em sete salas do 1º andar do prédio, estão embebidos em suas pesquisas sobre mundos astrais, ciências exatas e filosofia.

Pinacoteca do Estado de São Paulo – Pina Luz. Praça da Luz, 02 – São Paulo – SP. Aberta de quarta a segunda, das 10h às 17h30, com permanência até às 18h Até 16/07/18. Os ingressos custam R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia). Crianças com menos de 10 anos e adultos com mais de 60 não pagam. Aos sábados, a entrada é gratuita para todos os visitantes. A Pina Luz fica próxima à estação Luz da CPTM.


*CAPA: Fotografia da exposição Montar uma Ruína: Clube Alagoinha, de Lis Paim.

3 comentários

  1. Excelente Iranei, do tanto que eu gosto do assunto fico grato por esse importante veículo de divulgação cultural, vida longa e muito sucesso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: