Artes Guia de exposições

Guia de Exposições Aqui Acolá – 14ª Edição

A 14ª edição do Guia de Exposições Aqui Acolá chega para te contar quais são as mostras que você não pode perder na capital e interior do estado. Além disso, adiantamos sobre aquelas que ainda entrarão em cartaz neste semestre. Animado(a)? Pois bem, tem também duas boas dicas para quem vai visitar a capital paulistana por esses dias! Agora é montar o seu roteiro!

22730280_1697481660262921_3564649175430001512_n
Foto: Divulgação

Bereguedé – Casa de Cultura de Viçosa


O artista plástico Agélio Novaes segue em cartaz com “Bereguedé e as Festas da Viçosa”, exposição que retrata a cidade sob a ótica da referência cultural, tendo como observador a figura de um personagem chamado Bereguedé. O artista viçosense utiliza nesta exposição à técnica de desenho vetorial, em infogravuras que mostram cenas de uma Viçosa embalada pelas bandas de pífano; a tradição da procissão do Padroeiro Bom Jesus do Bomfim, as festividades de carnaval e São João, além dos folguedos, com suas cores e alegrias. Numa mistura entre passado e presente, Agélio utiliza como cenários os prédios e praças antigas da cidade, que até hoje estão preservados. A mostra poderá ser conferida na Casa de Cultura de Viçosa até o dia 31 deste mês.

DSC_0292
Foto: Aqui Acolá

Poderes Humanos – MISA


 “Ato 1: Poderes Humanos”, individual do artista plástico Gilbef, segue aberta à visitação até o próximo sábado, dia 28, no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa). A montagem traz várias discussões em formato estético-criativo, com pinturas, desenho, instalação e esculturas, sobre a vida e o poder que o corpo humano tem.

 O MISA fica na Rua Sá e Albuquerque, 275, Jaraguá. As visitações poderão ser realizadas de terça a sexta, das 8h às 17 horas, sábados e feriados das 9h às 14h.

Aqui Acolá - Nos Veios da Mémoria
Foto: Aqui Acolá

Nos Veios da Memória – Iphan Alagoas


A exposição “Nos Veios da Memória” reúne trabalhos dos xilógrafos alagoanos Enéias Tavares dos Santos, João Gomes de Sá e Luiz Natividade. Com curadoria de Alice Barros, Cármen Lúcia Dantas e Celso Brandão, a mostra conta com 27 impressões de xilogravuras dos três artistas, além de 36 matrizes do mestre Enéias, o homenageado da exposição.

As visitações poderão ser realizadas até 01 de novembro, na Casa do Patrimônio de Maceió; de terça a domingo, das 9h às 17h. A entrada é gratuita e algumas obras estão disponíveis para compra.

 Blog Aqui Acolá - Poesia Forjada em Ferro (3)
Foto: Ricardo Maia

 Poesia Forjada em Ferro – Galeria do Cesmac


A Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes abriga até 17 de novembro a exposição “Poesia Forjada em Ferro”, do artista Jackson Lima, com curadoria da professora Socorro Lamenha. Composta por 200 esculturas de ferro e outros materiais, a mostra é uma homenagem pelo Bicentenário de Alagoas.A exposição tem entrada franca e poderá ser vista de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h, e às sextas-feiras, das 13h às 16h.

A galeria fica no anexo campus 2 do Cesmac, onde funciona o curso de Arquitetura à rua Cônego Machado, s/n, bairro do Farol.

Aqui Acolá - Arte no Prato
Fonte: Divulgação

Arte no Prato – Galpão 422


Em exposição no Galpão 422, a 2ª edição do projeto artístico-gastronômico “Arte no Prato”, promovido pela Algás, poderá ser conferida até 15 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 16h às 20h, e sábado, das 9h às 13h. A mostra coletiva envolve 24 restaurantes na confecção de pratos de porcelana ilustrados pelos artistas: Lula Nogueira, Maria Amélia Vieira, Dalton Costa, Persivaldo Figueirôa, Pedro Lucena, Rosa Piatti, Suel Damasceno, Myrna Maracajá, Herbert Loureiro, Marta Emília, Sagaz e Weber Salles.

Cada artista ilustrou duas receitas. Na exposição, estão os trabalhos originais dos artistas ao lado das reproduções nos pratos. Para obter os pratos ilustrados é necessário fazer o pedido no restaurante participante até o dia 30 ou enquanto durarem os estoques. A cada prato entregue aos clientes, os restaurantes destinarão R$ 10 ao projeto de cunho social “Viva a História”.

Aqui Acolá -  Impressão do Avesso. Foto de Ricardo Maia (1)
Foto: Ricardo Maia

 Impressão do Avesso – SESC Centro


O artista Germano Munganga ocupa até 24 de novembro a Galeria de Artes do Sesc Centro com sua individual  “Impressão do Avesso”, misto de cores e formas que expressam as frustrações, alegrias e sentimentos vividos. Morando em Maceió há 5 anos, Germano começou a desenhar com 7 anos de idade. Seu primeiro contato com o universo das artes visuais foi em um curso técnico do Instituto Federal do Piauí, onde pôde aperfeiçoar técnicas e desenvolver seu estilo.

Galeria de Artes do SESC Centro fica aberta a visitação de segunda a sexta, das 12h às 18h. Mais informações: 3201-1374 / 3201-13

Aqui Acola- Procissão de São Pedro Pescador - Foto Secult
Foto: Divulgação

Procissão de São Pedro Pescador – MUPA


A individual “Procissão de São Pedro Pescador”, do fotógrafo Pablo De Luca, faz analogia ao fotojornalismo documental, reunindo 35 peças conceituais que fazem referência ao ramo mais pessoal da fotografia contemporânea. O olhar é direcionado à procissão de São Pedro, que, há centenas de anos, em diversos lugares do mundo, cristãos pescadores de profissão e fiéis prestam homenagem ao santo no dia 29 de junho, realizando procissões aquáticas em rios, lagunas, lagoas e no mar, para relembrar a data da sua morte.

A exposição segue em cartaz até dia 31 de outubro no Museu do Palácio (Mupa), localizando na Praça dos Martírios, no Centro de Maceió. A entrada é franca.

VEM AÍ …

Aqui Acolá - Patrícia Melro - foto luisa patury (8)
Foto: Luísa Patury

Patrícia Melro – Por trás do véu


A artista Patrícia Melro encerra o circuito 2017 de exposições da Pinacoteca Universitária com a mostra individual “Por trás do véu”.   Vamos aguardar!

Aqui Acolá - Quebra 1912
Foto: Divulgação

Persivaldo Figueirôa – Quebra 1912


O artista plástico Persivaldo Figueirôa prepara sua individual “Quebra 1912” já com data marcada para 06 de novembro, no MISA. A curadoria é assinada por José Acioli Filho. O fio condutor da mostra é o fatídico ano de 1912, data do episódio que ficou marcado na história de Alagoas como “Quebra de Xangô”, entrelaçado a exaltação de Iemanjá. Persivaldo terce essa história através de suas esculturas, telas, instalações e painéis bordados.

Aqui Acolá - velas artes
Foto: Divulgação

Velas Arte 2018 – SEBRAE


Confirmada a edição 2018 do projeto “Velas Artes”, que tem a curadoria da arquiteta Mirna Porto. A data ainda não foi divulgada, mas já sabemos que os nomes escolhidos foram indicados pelos artistas do Velas Artes de 2015.  Participarão desta edição: Lu Azul, Rosa Piatti, Persivaldo Figueirôa, Gustavo Lima, Suel, Beta Bastos, Pedro Lucena, Pedro Cabral, Francisco Oiticica Filho e Joe Santos.

Exposição ACOLÁ…

Aqui Acolá - História da sexualidade
Foto: Divulgação

Histórias da Sexualidade – MASP


Vetada para menores de 18 anos, a exposição “Histórias da Sexualidade”, em cartaz no Masp, amplia a discussão sobre história e sexualidade.  A mostra é composta por representações de diferentes períodos, territórios e suportes, com obras que apresentam violência, sexo explícito e linguagem imprópria.  Foram selecionadas 40 obras do acervo do Masp entre as 400 emprestadas por outros museus, galerias e colecionadores particulares, entre elas obras de Picasso, Gauguin, Suzanne Valadon, Poussin e Victor Meirelles.

A exposição, segundo o diretor artístico do Masp, Adriano Pedrosa, integra uma série dedicada à sexualidade na arte, da qual fizeram parte as individuais de Teresinha Soares, Wanda Pimentel, Miguel Rio Branco, Henri de Toulouse-Lautrec, Tracey Moffatt, Pedro Correia de Araújo e Guerrilla Girls. A próxima será dedicada ao escultor pernambucano Tunga (1952-2016).

brennand_01
Foto: Divulgação

 Francisco Brennand – Mestre dos Sonhos – Caixa Cultural São Paulo 


“Francisco Brennand – Mestre dos Sonhos”, mostra organizada em torno da produção do artista pernambucano no ano em que o artista completa 90 anos, segue em cartaz até 17 de dezembro, na Caixa Cultural São Paulo, no centro da capital paulista, com entrada gratuita.  A mostra conta com 31 obras do acervo original do artista, criadas em diversas fases da sua carreira, que evidenciam temas como reprodução, mitologia, sexualidade, fauna e flora, personagens históricos e divindades, permeados por signos da tradição popular do Nordeste, bastante valorizados em suas criações. A curadora mesclou também ao trabalho de Brennand fotos de seu arquivo pessoal, em que ele aparece com seus pais, sua esposa e amigos como Abelardo da Hora e Ariano Suassuna. A exposição apresenta ainda conteúdo audiovisual composto pela exibição do filme documentário Francisco Brennand, dirigido por Mariana Brennand Fortes, sobrinha-neta do artista.

A exposição Francisco Brennand fica em cartaz na Caixa Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111 – Centro). A entrada é gratuita.

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: