Artes Artista de Acolá

Série Artista de Acolá – A multiarte de Rafael Ludicanti

Mesmo dividido entre a pintura, a literatura e a música, o mineiro de 35 anos Rafael Ludicanti se entrega intensamente a sua expressividade e criatividade artística. Amante dos livros, da beleza e do rock, ele falou um pouco de sua vida e suas impressões de mundo. Ludicanti é o primeiro entrevistado da série Artistas de Acolá.

Mesmo dividido entre a pintura, a literatura e a música, o mineiro de 35 anos Rafael Ludicanti se entrega intensamente a sua expressividade e criatividade artística. Amante dos livros, da beleza e do rock, ele falou um pouco de sua vida e suas impressões de mundo. Ludicanti é o primeiro entrevistado da série Artistas de Acolá.

Durante a infância em Belo Horizonte, o mundo visual cativou Rafael através dos livros, principalmente os que abordavam os temas Arte e História. “Eu sempre gostei de livros. Em casa havia muitos, amplamente ilustrados com obras clássicas”, lembra. “E também já desenhava. Estudei em uma escola construtivista que incentivava as atividades criativas”.

Foi nesse período que aprendeu a admirar a inteligência e a beleza das criações artísticas e os seus criadores. “Admirava os artistas e desejava ser como eles. Julgava-os sábios e talentosos, interessantes e imbatíveis. Era o que eu queria ser”, rememora.

Na adolescência, sua percepção ampliou-se intensamente, entrando em contato tanto com a música, como com a arte contemporânea. Formou-se em Belas Artes na área de pintura pela Universidade Federal de Minas Gerais e mergulhou de cabeça na vastidão desse oceano, explorando ao máximo cada intuição e linguagem.

Na literatura, tem dois livros de poemas publicados – “Exemplar Disponível ao Roubo” e “Autodesconsideração ou Prática da Desimportância”. Sua banda, The Junkie Dogs, já trilha 10 anos de carreira.

Em seus trabalhos com pintura e desenhos, utiliza grafite e canetas, tintas nanquim, óleo, guache, acrílica e pastel seco. “Eu não sei descrever o estilo do meu trabalho, prefiro que alguém, outra pessoa, reflita sobre isso. Acho mais interessante assim. Mas posso ressaltar a influencia atual de Modigliani”, revela.

Perguntado sobre como é o cenário cultural mineiro, Ludicanti afirma que Belo Horizonte é repleta de artistas. “Todos nós enfrentamos os mesmos desafios para conquistar espaço e reconhecimento, mas há uma enorme riqueza criativa aqui”.

Blog Aqui Acolá - Rafael Ludicanti (25)

Blog Aqui Acolá - Rafael Ludicanti (29)Em sua trajetória nas artes visuais, ele já fez três exposições individuais, duas coletivas, uma participação no Salão de Arte Contemporânea em Maceió e agora suas pinturas aportarão no Rio de Janeiro e em Miami.

“Junto com as exposições, comecei há muito pouco tempo a divulgar meu trabalho na internet também”, comemora. “Estou muito feliz, porque através das redes sociais meu trabalho tem tido um alcance tanto de admiradores quanto de profissionais qualificados para o mercado da arte.

Blog Aqui Acolá - Rafael Ludicanti (32)

Através do talento e originalidade de seu trabalho, aliados ao impacto do mundo digital que Rafael Ludicanti foi convidado a participar de uma mostra coletiva junto com artistas de várias nacionalidades na cidade do Rio de Janeiro, através da Empresa Vivemos Arte.

A exposição iniciou na Europa em abril deste ano e acontece agora no Brasil. “Este é um momento muito importante na minha carreira, saber que meus trabalhos estarão expostos mais uma vez e sendo apreciados por milhares de pessoas, juntamente com outros artistas talentosos do mundo todo, cada qual com seu diferencial”.

Texto: Nicollas Serafim | Imagens: do acervo pessoal do artista e fotografias de Marcelo Vianna


Facebook: https://www.facebook.com/Ludicanti/ | The Junkie Dogs:  FacebookYoutube 

 

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: