Artes Escultura Exposições

Exposição “Caminhos” de Jackson Lima segue em cartaz em Arapiraca

O talento e a força da expressividade artística do alagoano Jackson Lima estão abertos à visitação na exposição “Caminhos“, em cartaz na Galeria de Arte do Sesc Arapiraca. Suas esculturas originais vem chamando a atenção pelos detalhes visuais e técnica singular. A mostra segue até o dia 28 de julho.

O título remete aos caminhos percorridos pelo artista natural de Limoeiro de Anadia, sejam eles físicos ao retratar a vida e o cotidiano simples do lugar onde habita, sejam eles abstratos pensados pela mente criativa de Jackson.

“Caminhos é um passeio pela minha trajetória como artista, onde busco mostrar através das peças expostas as minhas concepções de vivências cotidianas, o que sinto e absorvo do universo que me circunda, seja ele visível ou invisível aos olhos físicos”, revela. “Meu processo de criação vem da observação, do sentir o mundo, o viver diário da gente simples que me cerca”.

Blog Aqui Acolá - Caminhos - Foto Roberson Dorta (22)
Foto: Roberson Dorta
Blog Aqui Acolá - Caminhos - Foto Roberson Dorta (16)
Foto: Roberson Dorta

A matéria-prima utilizada para confeccionar as esculturas (que parecem ser de ferro) é basicamente de material reciclado e reutilizado por ele – plásticos, arames, madeiras, frascos de xampu, desodorantes, embalagens usadas, etc.

“Tudo que se julga ‘descartável’ uso em minhas peças”, diz ele. “Busquei também, ao longo de aprimoramentos, chegar a um material resistente. Da argila, que antes usava, utilizo hoje uma massa que garante a durabilidade das obras”. Lima afirma que esse foi o melhor modo encontrado para devolver à natureza tudo que ela fornece de presente todos os dias.

A exposição teve sua primeira edição em 2016 no Sesc Centro, em Maceió. Além das peças que compuseram esse trabalho, Jackson produziu outras obras que podem ser conferidas nesta edição da mostra em Arapiraca, que conta com a curadoria da experiente dupla Alice Barros e Robertson Dorta. Segundo ele, o público que visita a exposição reage de forma curiosa e procura uma interação.

Blog Aqui Acolá - Caminhos - Foto Roberson Dorta (21)
Foto: Robertson Dorta
Blog Aqui Acolá - Caminhos - Foto Roberson Dorta (15)
Foto: Roberson Dorta
Blog Aqui Acolá - Caminhos - Foto Roberson Dorta (19)
Foto: Robertson Dorta

“Muitos se identificam com as peças, porque elas retratam o cotidiano de nossa terra, do nosso Nordeste e sua gente simples. Estou muito feliz com a repercussão e grato a todos. É muito bom ver as pessoas vindo, buscando prestigiar a nossa arte, cultura, os nossos valores”.

O artista conta que iniciou suas brincadeiras com arte ainda criança, quando fazia seus brinquedos com o barro ao lado de sua mãe na beira do rio. “Caminhos é um marco na minha vida, por ter sido a primeira exposição individual que fiz. A partir dela meus trabalhos estão alcançando um número maior de pessoas, que podem ver de perto e entender um pouco mais de tudo que envolve o meu processo de criação, o que busco levar e deixar, acima de tudo, como um legado para a vida”, diz ele.


A exposição “Caminhos” é gratuita e aberta ao público das 12 às 18h na Unidade Sesc Arapiraca, que fica localizada na Rua Manoel Francisco Cazuza, sem número, bairro Santa Edwiges. Para mais informações e agendamentos, os telefones são 3482-2400 ou 3482-2402.


* Foto da capa deste post : Robertson Dorta

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: