Acompanhe na 13ª edição do nosso Guia Aqui Acolá as principais exposições de arte e mostras culturais que estão em cartaz nos equipamentos culturais e galerias da capital alagoana. Confira nossas dicas e monte seu roteiro de visitações!

Mês Graciliano Arte | Galpão 422
A exposição “Mês Graciliano ARTE” segue aberta à visitação no Galpão 422 com trabalhos dos artistas Chico Felipe, Heway Verçosa, Myrna Maracajá, Pedro Lucena, Lucas Lamenha, Joe Santos, Yara Barbosa, Weber Bagetti e Thales França (Sagaz). A mostra traz também fotografias de Celso Brandão, Flávia Correia, Francisco Oiticica, Juarez Cavalcanti, Renata Voss, Roberto Fernandes e Ricardo Lêdo. Além da exposição, estão acontecendo oficinas, apresentações musicais , teatrais e exibições de curta metragens .
Galeria Galpão 422 – Rua Celso Piatti, 422 – Jaraguá, Maceió. A exposição ficará aberta ao público de quarta a sexta, das 16h às 20h. Entrada gratuita.

O Grande Veleiro | Galeria de Arte Sesc Centro
A exposição “O Grande Veleiro” visita Maceió e poderá ser conferida na Galeria de Arte Sesc Centro até 11 de agosto. A mostra é uma homenagem à vida e obra do artista Arthur Bispo do Rosário, um dos grandes expoentes da arte contemporânea brasileira. Em seu processo criativo, o sergipano utilizou bordado, sucata e materiais oriundos do cotidiano do hospital onde residia.
O Grande Veleiro. Visitação de segunda a sexta, das 12h às 18h, na Galeria de Arte – Unidade de Cultura Sesc (Centro). Entrada gratuita.

III SACA | Complexo Cultural Teatro Deodoro
O “III Salão Nacional de Arte Contemporânea de Alagoas“ continua em cartaz no Complexo Cultural Teatro Deodoro até a próxima segunda-feira, dia 10. A coletiva reúne trabalhos de 60 artistas de diversos estados brasileiros.
Complexo Cultural Teatro Deodoro – R. Barão de Maceió, 375 Em frente à Praça Marechal Deodoro – Centro. As visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 18h, e, as quartas, das 8h às 20h.

Amálgama | Café da Linda Mascarenhas
A exposição “Amálgama”, do artista Dênnys Oliveira, ainda poderá ser vista até 16 deste mês, no Café da Linda Mascarenhas, dentro do Teatro Deodoro. As visitas podem ser feitas a partir das 14h até o horário de encerramento do evento do dia, e a entrada é de graça. A mostra apresenta mais de 20 telas e 5 esculturas. Numa mistura de arte contemporânea com expressionismo, os trabalhos são figurativos com a presença do abstrato. O nome Amálgama surgiu a partir da proposta das obras que fazem uma mistura de raças. Foto: Divulgação
Café da Linda Mascarenhas – Teatro Deodoro – R. Barão de Maceió, 375. Em frente à Praça Marechal Deodoro – Centro. Entrada Franca

“Qual Filme Marcou sua Vida?” | Centro Cultural Arte Pajuçara
“Qual Filme Marcou Sua Vida?” A pergunta é título da exposição que entrou em cartaz no Centro Cultural Arte Pajuçara trazendo releituras de películas que marcaram a história do cinema e também o imaginário de 29 artistas.
Centro Cultural Arte Pajuçara – Av. Dr. Antônio Gouveia, 1113, Pajuçara. Maceió/AL. Entrada Franca

Alagoanidades: percorrendo paisagens | Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes
A mostra fotográfica “Alagoanidades: percorrendo paisagens” com trabalhos dos fotógrafos Ana Clark, João Facchinetti, Murilo Rêgo Neto, Thiago Sobral e Kiko Aguiar fica aberta a visitação até esta sexta, dia 07, na Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes. A iniciativa faz parte das comemorações do Bicentenário da Emancipação Política de Alagoas e a curadoria é da professora e arquiteta, Carol Gusmão.
Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes – R. Cônego Machado, 435 – Farol | A mostra está aberta ao público e segue até o dia 07 de julho, no horário de 13h às 17h, de segunda a quinta, e na sexta-feira de 13h às 16h.
Arretada Labuta – Arquivo Público de Alagoas
O fotógrafo Pablo De Luca segue com a exposição “Arretada Labuta” no Arquivo Público de Alagoas até o dia 23 de agosto. As imagens em preto e branco foram realizadas em Alagoas entre os anos 2002 e 2016. Segundo De Luca ‘Arretada Labuta’ é uma simbólica homenagem a todos os trabalhadores do mundo, onde cada um no seu lugar faz parte da grande engrenagem que gera e impulsiona a dinâmica economia global.
Arquivo Público de Alagoas – APA – Rua Sá e Albuquerque S/N, Jaraguá | Data: de 05 de junho a 15 de agosto, de segunda a sexta | Horário: 8h às 14h | Mais Informações: (82) 3315-7879 (APA) | Entra gratuita
Nunca Serei Cinza | Pinacoteca
A individual de Guto Holanda “Nunca Serei Cinza” continua em cartaz até o próximo dia 21 deste mês, na Pinacoteca da UFAL . O artista, após migrar entre as técnicas do hiper-realismo, florais e paisagens, criou sua própria poética. Perpassando por alguns questionamentos sobre o cotidiano dentro do ambiente urbano e suas emoções. Para produzir suas obras, Guto faz uso de telas e eucatex, mas também reutiliza materiais encontrados em casas abandonadas e pelas ruas de João Pessoa. Foto: Divulgação.
Pinacoteca Universitária da UFAL- Praça Visconde de Sinimbu, 206, 1º piso, Centro. Visitação: (segunda a sexta, das 8h30 às 18h). Entrada gratuita
* A obra que ilustra a capa deste post ” Tocaia no Sertão”, do artista Daniel Contin, faz parte do III Salão Nacional de Arte Contemporânea de Alagoas“, que segue até a próxima segunda, dia 10, no Complexo Cultural Teatro Deodoro.