
O ateliê está para o artista visual assim como o casulo está para a borboleta. Lá é o local sagrado onde ele se transforma para então sair voando com sua arte pelo mundo. Foi com esse mote que nasceu o projeto “Canteiros de obras”, que adentra o local de trabalho de 20 artistas visuais alagoanos e o expõe em um documentário, uma exposição e um catálogo.
Segundo Viviani Duarte, uma das idealizadoras do projeto, “Canteiros de obras” aconteceu em decorrência da exposição Amostra Grátis, na qual ela, o também curador Rosivaldo Reis e o fotógrafo Pablo de Luca iam até os ateliês dos artistas em buscas das obras que comporiam a mostra. “A partir daí, surgiu a ideia de criar um documentário visitando os ateliês dos artistas de Alagoas”, diz Viviani.
O projeto foi contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura de Maceió através do Prêmio Eris Maximiano 2015. Além do vídeo-documentário, “Canteiros de obras” se transformou num catálogo impresso contendo todas as informações dos 20 artistas escolhidos; e numa exposição aberta ao público no Centro Cultural Arte Pajuçara, mesmo local onde o filme foi exibido em 13 de fevereiro.
“O lançamento foi muito bom. O cinema estava lotado e a receptividade foi muito boa”, afirma o coordenador geral Rosivaldo Reis. Para esta primeira edição, Alex Barbosa, Ana Nobre, Bárbara Lessa, Dalton Costa, Dydha Lyra, Jerônimo Miranda, Lu Azul, Lula Nogueira, Marcos Aurélio, Maria Amélia, Marta Arruda, Mônica Torres, Myrna Maracajá, Persivaldo Figueirôa, Reinaldo Lessa, Rogério Gomes, Rosivaldo Reis, Tânia Pedrosa, Vera Gama e Violeta Plech abriram seus casulos para mostrar suas criações.
“Além de tudo isso, nós pretendemos visitar escolas da rede pública de ensino municipal para apresentar o documentário e levar os artistas para que eles façam palestras e se apresentem tanto para as crianças quanto para os professores de arte”, revela Viviani. “Para que assim os professores também utilizem nossos artistas nas suas aulas. O objetivo é perpetuar a ideia de que Alagoas tem sua arte e seus artistas de muita qualidade”. A exposição fica em cartaz até o dia 15 de abril no Centro Cultural Arte Pajuçara.
Que outros catálogos como este sejam apresentados nos anos seguintes e que muitos outros artistas da nossa terra tenham a mesma oportunidade. QUE O CANTEIRO DE OBRAS alargue seus horizontes e não fique somente nesta primeira edição.
Gostaria de deixar registrado a minha Alegria por fazer parte entre tantos talentos.” Amostra Grátis “,…contribuirá e muito entre Escolas premiadas. A VIVIANE DUARTE&ROSIVALDO REIS,…um grande Abraço,…como a toda a Equipe de fotógrafos em nome do grande Pablo de Lucca….muito obrigado….ATB…..
“CANTEIROS de OBRAS”,…quero dizer!,…desculpem mas, Amostra Grátis foi outra realização dessa dupla da Curadoria….ATB.