
O primeiro artista homenageado de 2017 do Aqui Acolá é o talentoso Rafael Almeida. Apesar de jovem, ele possui um grande conhecimento e uma importante bagagem nas áreas de Design, curadoria e produção cultural no cenário artístico atual em Maceió. Recentemente, ele vem desenvolvendo seus primeiros trabalhos em pintura digital e fotografia e foi o responsável pela intervenção na logo do Aqui Acolá no mês de janeiro.

Natural de Maceió, Rafael enveredou pelos caminho das artes desde cedo, dedicando-se ao desenho, à pintura e ao teatro ainda nos tempos de escola. O sentimento e a paixão pela convivência com esse universo levaram-no ao curso de Design na Universidade Federal de Alagoas. Porém, sua entrada definitiva no mundo artístico foi quando integrou a equipe da Pinacoteca Universitária.
“Foi um processo muito interessante. Eu fiz uma seleção para participar do projeto de extensão da Ufal na Pinacoteca, até então não sabia que existia esse universo da Arte Contemporânea”, lembra ele. “Quando tomei contato com esse mundo, fiquei encantado e agora quero estar sempre presente – trabalhando e aprendendo cada vez mais”.
Na Pinacoteca, ele atua como designer gráfico e de interiores, além de produtor de algumas exposições. “Comecei a estudar o acervo, a história e as nuances da Arte Contemporânea e isto foi despertando uma inquietação dentro de mim. Eu queria me expressar de alguma forma”, revela.
“Recebi incentivo de muitos amigos artistas e designers e a partir disso foram surgindo as primeiras experimentações. Tive aulas de pintura com Eva Le Campion e também comecei a fazer experimentações com fotografia, até me encontrar na arte digital que é minha atual linha de trabalho”.
Em 2015, o jovem foi curador e produtor da exposição Moira da artista plástica Eva Le Campion e também trabalhou com o fotógrafo e curador internacional Pierre Devin em um Workshop de Fotografia e Curadoria na Galeria Gamma. Além disso, também desenvolveu projetos gráficos e de Interiores para artistas como Celso Brandão, Cecília Walton e Karla Melanias, assim como projetos artísticos aprovados para editais da Pinacoteca e Fundação Municipal de Acão Cultural de Maceió (FMAC).
Neste mesmo ano, ganhou o Prêmio Camões Luso Brasileiro 2015/2016 pela produção e curadoria da exposição Moira e pelos trabalhos desenvolvidos pela Ello 8 Design, sua empresa em parceria com seu irmão Samuel Almeida. Em 2016, também ganhou o Troféu Gogó da Ema na categoria Jovens Empreendedores e pela produção e expografia da mostra “A lágrima das coisas” da artista alagoana Hilda Moura.
Atualmente, ele vem se dedicando a uma série chamada Gênesis. “Eu venho de uma família com raízes cristãs e as questões que permeiam o mito da criação, o surgimento do universo e da vida, sempre me intrigaram. Venho me aprofundando em várias interpretações desta temática, como a teoria do Big Bang, lendas Tupi-Guarani, entre outras vertentes”. Além disso, ele tem outros projetos envolvendo estudos de cores, pintura gestual e fotomontagem digital.



Confira abaixo o que Rafael Almeida preparou para sua intervenção na logomarca do Aqui Acolá: