Artes intervenção Aqui Acolá

Rafael Almeida – A arte em todas as direções

blog-aqui-acola-intervencoes
Intervenção de Rafael Almeida na marca do nosso blog

O primeiro artista homenageado de 2017 do Aqui Acolá é o talentoso Rafael Almeida. Apesar de jovem, ele possui um grande conhecimento e uma importante bagagem nas áreas de Design, curadoria e produção cultural no cenário artístico atual em Maceió. Recentemente, ele vem desenvolvendo seus primeiros trabalhos em pintura digital e fotografia e foi o responsável pela intervenção na logo do Aqui Acolá no mês de janeiro.

aqui-acola-rafael-almeida-o-olho-pintura-digital-2016
Pintura digital  “O Olho”,  de Rafael Almeida, inspirada na obra ” O Alvo”, de Eva Le Campion.

Natural de Maceió, Rafael enveredou pelos caminho das artes desde cedo, dedicando-se ao desenho, à pintura e ao teatro ainda nos tempos de escola. O sentimento e a paixão pela convivência com esse universo levaram-no ao curso de Design na Universidade Federal de Alagoas. Porém, sua entrada definitiva no mundo artístico foi quando integrou a equipe da Pinacoteca Universitária.

Foi um processo muito interessante. Eu fiz uma seleção para participar do projeto de extensão da Ufal na Pinacoteca, até então não sabia que existia esse universo da Arte Contemporânea”, lembra ele. “Quando tomei contato com esse mundo, fiquei encantado e agora quero estar sempre presente – trabalhando e aprendendo cada vez mais”.

16195323_1240982449323577_7508090063543807746_n

Na Pinacoteca, ele atua como designer gráfico e de interiores, além de produtor de algumas exposições. “Comecei a estudar o acervo, a história e as nuances da Arte Contemporânea e isto foi despertando uma inquietação dentro de mim. Eu queria me expressar de alguma forma”, revela.

“Recebi incentivo de muitos amigos artistas e designers e a partir disso foram surgindo as primeiras experimentações. Tive aulas de pintura com Eva Le Campion e também comecei a fazer experimentações com fotografia, até me encontrar na arte digital que é minha atual linha de trabalho”.

Em 2015, o jovem foi curador e produtor da exposição Moira da artista plástica Eva Le Campion e também trabalhou com o fotógrafo e curador internacional Pierre Devin em um Workshop de Fotografia e Curadoria na Galeria Gamma. Além disso, também desenvolveu projetos gráficos e de Interiores para artistas como Celso Brandão, Cecília Walton e Karla Melanias, assim como projetos artísticos aprovados para editais da Pinacoteca e Fundação Municipal de Acão Cultural de Maceió (FMAC).

Neste mesmo ano, ganhou o Prêmio Camões Luso Brasileiro 2015/2016 pela produção e curadoria da exposição Moira e pelos trabalhos desenvolvidos pela Ello 8 Design, sua empresa em parceria com seu irmão Samuel Almeida. Em 2016, também ganhou o Troféu Gogó da Ema na categoria Jovens Empreendedores e pela produção e expografia da mostra “A lágrima das coisas” da artista alagoana Hilda Moura.

Atualmente, ele vem se dedicando a uma série chamada Gênesis. “Eu venho de uma família com raízes cristãs e as questões que permeiam o mito da criação, o surgimento do universo e da vida, sempre me intrigaram. Venho me aprofundando em várias interpretações desta temática, como a teoria do Big Bang, lendas Tupi-Guarani, entre outras vertentes”. Além disso, ele tem outros projetos envolvendo estudos de cores, pintura gestual e fotomontagem digital.

blog-aqui-acola-rafael-almeida-s-titulo-da-serie-genesis-pintura-digital-2017
Série Gênesis (2017)
aqui-acola-rafael-almeida-genesis-i-tecnica-mista-2016-web
Série Gênesis (2016)
aqui-acola-rafael-almeida-s-titulo-da-serie-genesis-pintura-digital-2017
Série Gênesis (2017)

Confira abaixo o que Rafael Almeida preparou para sua intervenção na logomarca do Aqui Acolá:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: