
O mais novo trabalho do veterano, criativo e talentoso artista plástico Achiles Escobar está em cartaz no Memorial à República à beira mar de Jaraguá, bairro histórico de Maceió e reduto do artista há 30 anos. A exposição “Senhora” é dedicada ao papel da mulher na sociedade, desde o século XVI quando aqui aportaram os navios portugueses, até os dias atuais. O público pode conferir a mostra até o dia 30 de janeiro.
A exposição também conecta o conceito da mulher com o comportamento da moda em Alagoas. “Eu escolhi esse espaço porque daqui nós vemos o horizonte e o oceano, e foram as navegações que cruzaram esse oceano trazendo mulheres que vieram com tradições, saberes, olhares, fazeres, costumes e tradições”, explica Achiles. “Dentro dessas tradições está a moda e a feminilidade”.
As obras estão representadas pelas cores das quatro estações do ano (em referência à temática da moda) e pelos doze meses do zodíaco. O trabalho também tem referências à fé e à religiosidade através da figura de Nossa Senhora.

Os manequins e as roupas contidas em “Senhora” são trabalhados em cima do barroco, do rococó e do neoclássico, em homenagem à arquitetura alagoana, principalmente das igrejas históricas das cidades interioranas.
“Também estou homenageando o costureiro Eduardo Moura. Ele tem 40 anos de profissão e é ele quem veste as Senhoras de Maceió”, diz o artista. “É a pessoa mais indicada para falar de alta costura aqui na cidade”.
Além disso, as esculturas feitas por Achiles contam com a técnica de papel machê e colê e foram montadas com um viés arquitetônico. Sobras de material de demolição como portas, janelas, cadeiras foram encontradas no lixo e reaproveitadas em obras de arte pelo olhar artístico e sensível de Achiles.
“Senhora” está aberta à visitação gratuita até 30 de janeiro na Avenida da Paz, em Maceió, de terça à sexta, das 9 às 17 horas; feriados e finais de semana das 14 às 17 horas. As visitas em grupo devem ser agendadas pelo telefone 3315-7869.