Artes Exposições

Salão de Artes Marinhas celebra 30 anos de exposições

Em 2016, o Salão de Artes Marinhas marca ainda mais fundo o seu nome na história cultural alagoana. O evento celebra seus 30 anos de existência com mais uma grande exposição que destaca os diversificados talentos visuais de Alagoas. A mostra fica em cartaz até o dia 22 de dezembro, das 14 às 22 horas no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

aqui-acola-robertson-dorta-salao-de-artes-marinas-4

Segundo o responsável pelo Salão, Fredy Correia, a edição deste ano é comemorativa e a curadoria foi feita justamente para contar esses 30 anos de história. “Foi um trabalho árduo, porque nós queríamos mostrar a história das pessoas e das obras que passaram por aqui durante esse tempo”, diz ele. “Resolvemos montar uma grande e velha colcha de retalhos, surrada pelo tempo, mas com alguns remendos novos que foram se agregando”. Para ele, essa mistura de artistas já consagrados com novos talentos é uma das marcas fortes do Salão. “Ele foi um dos grandes responsáveis por essa oxigenação que vemos hoje na arte alagoana”.

aqui-acola-robertson-dorta-salao-de-artes-marinas-8

aqui-acola-robertson-dorta-salao-de-artes-marinas-9

A exposição faz um passeio por várias vertentes artísticas, englobando também diversas idades, mundos e pensamentos. “Temos obras de gente com mais de 50 anos de carreira junto com artistas de primeira exposição”, comenta Fredy. Ao todo, o visitante viaja de uma maneira suave e harmônica por trabalhos de 73 criadores visuais, como Acendino Nobre, Agélio Novaes, Alexa Dias Cavalcante, Alice Barros, Ana Cecilia Valença, Ana Karina Luna, Ana Maia, Arilene de Castro, Charles Northrup, Chico Viveiros, Cida Vieira, Dydha Lira, Elizete Sartori, Esther Mafra,Eva Lecampion, Fredy Correia, Hilda Moura, Jackson Lima, João Maria, Joe Santos, Juarez Orestes, Laís Lima, Lenny Lima, Lisley Nogueira, Lívia Maya, Lucio Santos, Nicolas Elifas, Osvaldo Cruz, Paulo Caldas, Robertson Dorta, Rosa Piatti, Sales Tenório, Silvana Corá, Solange Berard Lages Chalita, Suel Cordeiro Damasceno, Tania De Maya Pedrosa, Tito Mendes, Timaia Santeiro, Valéria Sampaio, Weber S Bagetti, Zita Soares, dentre outros.

aqui-acola-nicollas-seafim-salao-de-artes-marinas-1

aqui-acola-robertson-dorta-salao-de-artes-marinas-3

A ideia de montar a mostra partiu de Osvaldo Cruz, um professor de arte e também marinheiro. O evento, iniciado em 1984, era realizado pela Capitania dos Portos durante as comemorações da Semana da Marinha até o ano 2000. No ano seguinte, o crítico de arte e historiador Romeu Loureiro assumiu o timão deste navio e, desde 2007, o artista e produtor cultural Fredy Correia é o capitão desta imensa e importante embarcação da cultura alagoana, que desta vez juntou em sua tripulação fotógrafos, escultores, grafiteiros e pintores de várias cidades do estado.

aqui-acola-robertson-dorta-salao-de-artes-marinas-2

Para Fredy, além de oportunizar a reunião dos artistas e de suas obras, os 30 anos do Salão de Artes Marinhas é um fato histórico. “Nada na arte visual alagoana durou tanto tempo e cresceu tanto em importância. Muitas pessoas de fora de Alagoas já demonstraram interesse me participar, mas o Salão até hoje manteve essa característica de privilegiar e priorizar a arte alagoana como um veículo catalisador.”

aqui-acola-robertson-dorta-salao-de-artes-marinas-6


SALÃO DE ARTES MARINHAS | LOCAL: Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | ENDEREÇO: Rua Celso Piatti, s/n – Jaraguá, Maceió | HORÁRIO: todos os dias, das 14 às 22h. Até o dia 22 de dezembro de 2016. | ENTRADA: Gratuita. | Mais informações: (82) 98879-4460 e 99984-9444

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: